"Estou muito impressionado com esta ferramenta magnífica! Eu não sabia que isto existia no Brasil, muito menos aqui no Ceará. É um trabalho que dignifica e orgulha a todos os cearenses". Com esta fala entusiasmada, o empresário Ivens Dias Branco Júnior descreveu o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Ele foi recepcionado na manhã desta sexta-feira (18/9) pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, para conhecer o equipamento. "Fizemos investimentos de mais de U$2 milhões porque acreditamos que não há futuro sem informação. Estes dados são dos industriais, queremos que eles se apropriem e se utilizem deste conhecimento para tomar decisões que contribuam com o desenvolvimento do Ceará", afirmou o presidente.
Durante a visita, o diretor de inovação da FIEC e líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, acompanhado do gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito da geração, uso e disseminação de dados. "Temos dados captados automaticamente de mais de trinta fontes diferentes, que são cruzados e organizados em dashboards", explicou Sampaio Filho. "Esses painéis de informação podem ser personalizados, gerando soluções sob medida, de acordo com o interesse do industrial", acrescentou Muchale.
"A visão vanguardista desta iniciativa é muito importante. Isso não é custo, é investimento. Com certeza iremos procurar o Observatório da Indústria da FIEC para obter informações relevantes para nossos projetos daqui para frente", afirmou Ivens Dias Branco Júnior ao final da apresentação.
O Observatório da Indústria apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.
A visita foi prestigiada pelo diretores da FIEC, Chico Esteves e Edgar Gadelha; pelo superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; pela superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez; pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; pela superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; e pela gerente do Centro Internacional de Negócios, Karina Frota.
O encontro foi finalizado na nova instalação do Centro Internacional de Negócios da FIEC, que será inaugurada no próximo dia 24/9, em solenidade para convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário