30 janeiro 2021

Incêndio no Castelão faz CBF transferir final da Série D para do Estádio Carlos de Alencar Pinto e local do jogo do Ceará ainda está indefinido


A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, decidiu transferir o jogo final da Série D, entre as equipes do Floresta e Mirassol, que seria realizado no Castelão, para o estádio Alcides Santos, de propriedade do Fortaleza. A Arena do Leão fica no bairro Pici. A nota Oficial da CBF informa ainda que a entidade não definiu se adia, mantém ou transfere o jogo entre Ceará e Athletico-PR.

A Arena Castelão teve parte das cabines e setor de rádio destruídos por incêndio, na manhã deste sábado, 30. O fogo foi controlado cerca de três horas após seu início, por voluntários e homens do Corpo de Bombeiros.

Ex-prefeito de Itatira se articula para 2022.




Antônio Almir, ou Almir Bié, como é mais conhecido, é um dos nomes que despontam como pré-candidato a deputado estadual para 2022. 

Antônio Almir, concluiu em 2020 o seu quarto mandato de prefeito em Itatira, além de ter eleito seu sucessor, o que demonstra sua forte liderança naquela cidade. Liderança essa que com o tempo tem se expandido também por toda a sua região . 

Após deixar o comando do município, Almir se dedica agora as articulações para 2022, recebendo lideranças e abrindo o dialogo para o futuro. 

A PALAVRA DO DIA


 


Evangelho (Mc 4,35-41)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ministério da Saúde identifica conta falsa usada para roubar dados de internautas


Um perfil falso do Ministério da Saúde no Instagram acendeu o alerta para o surgimento de novos meios de roubo de dados durante a pandemia do Coronavírus. A conta falsa tinha o nome muito similar a conta oficial @minsaude e estava sendo usada para iniciar um “processo de cadastro” para a vacinação contra a Covid-19.

Os dados colhidos, por sua vez, poderiam ter sido utilizados para fins criminosos. Para dar credibilidade ao perfil, o avatar e várias publicações foram copiadas da conta oficial. Checada pela agência Lupa, a assessoria de imprensa do Instagram revelou que o perfil enganoso foi excluído nesta quarta-feira (27) na plataforma.

Sobral em Revista

Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em graduação e pós, tanto no Brasil quanto no exterior


Estão abertas as inscrições para o programa Líderes, da Fundação Estudar. Até 5 de abril, estudantes brasileiros que tenham entre 16 e 34 anos podem solicitar uma bolsa de estudos para as melhores graduações, MBAs e cursos de pós no país ou no exterior.

Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$ 75, para programas de intercâmbio na graduação, e R$ 150, para programas de pós-graduação. Estudantes sem boas condições financeiras são isentos.

O processo seletivo tem seis etapas, desde a inscrição, passando por testes de perfil e lógica, uma apresentação por vídeo, entrevistas e painéis com líderes da fundação. A inscrição pode ser realizada pela página oficial do programa.

Sobral em Revista



Decreto de isolamento social é renovado e período de Carnaval terá medidas mais restritivas


O governador Camilo Santana anunciou que o decreto de isolamento social será renovado, mas que o período de Carnaval terá medidas mais restritivas no Estado do Ceará, inclusive a de evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior. A decisão foi tomada após a reunião virtual do comitê que delibera sobre as ações relativas à pandemia do coronavírus, constituído por representantes dos três Poderes e Ministério Público estadual e federal.

“Nossos profissionais de saúde apresentaram os dados relativos à pandemia no Estado, que segue com preocupante aumento de casos. Essa situação tem nos deixado em alerta, inclusive para tomar novas medidas restritivas que visem frear esse aumento. Inclusive, com um decreto específico para o período do Carnaval, quando a recomendação atual de se evitar a circulação de veículos entre a capital e o interior deve se transformar em norma, além de outras providências”, declarou Camilo Santana, garantindo ainda que serão realizadas mais reuniões durante a semana para avaliar e estabelecer novas medidas.

Camilo relembrou também que já havia sido definida a proibição de qualquer evento de Carnaval, bem como o cancelamento do ponto facultativo na segunda (15) e terça-feira (16), além da recomendação de funcionamento normal do comércio e do setor produtivo no Ceará durante esse período.

O novo Decreto Estadual estará disponível no Diário Oficial do Ceará e o governador reforçou também sua preocupação com os cearenses, ao lembrar que a pandemia continua, e é grave. O vírus continua circulando, por isso é fundamental que todos sigam as orientações sanitárias, principalmente quanto ao distanciamento, o uso da máscara, além de evitar ambientes com muita gente e que possam gerar aglomerações.

Vacinas

Sobre o processo de aquisição de vacinas, o governador também trouxe boas novas. “Recebi a informação do Ministério da Saúde de que o Governo Federal irá adquirir todos os 54 milhões de doses da Coronavac, do Butantan, para distribuir aos Estados. Essa é uma ótima notícia e nos dá a perspectiva de receber novas doses nos próximos dias”, finalizou Camilo Santana.


Site Vacine Já disponibiliza consulta de cadastros confirmados para idosos e profissionais de saúde


A Prefeitura de Fortaleza atualizou, na manhã desta sexta-feira (29/01), informações relacionadas à campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Os idosos acima de 75 anos e os profissionais de saúde cadastrados no site Vacine Já podem acessar a validação do pedido de agendamento clicando na aba “Consultar Cadastro".

Diante de qualquer necessidade, eventuais alterações cadastrais devem ser solicitadas pelos telefones (85) 3452-6779 e (85) 3452-6990.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, informou ainda que, ao estabelecer o itinerário das visitações, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue entrando em contato via e-mail e WhatsApp para fornecer detalhes relacionados ao dia e ao horário da vacinação.

“Estamos ampliando a cobertura de vacinação. Hoje cerca de 300 rotas estão estrategicamente distribuídas por toda a Capital”, afirmou.

Mapeamento de pacientes prioritários

Iniciada na última quarta-feira (27/01), a vacinação domiciliar do grupo prioritário vem cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Inicialmente, estamos contemplando, de forma preferencial, idosos acima de 75 anos acamados. Nesta mesma etapa, iremos ampliar o faseamento para aqueles maiores de 90 anos, seguidos pelos maiores de 80 e por aqueles a partir de 75 anos não acamados”, explicou.

Segundo Erlemus, o mapeamento de idosos acamados é realizado por meio da análise de prontuários eletrônicos a partir da atuação de 466 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), distribuídas nos 116 postos de saúde da Cidade, além de profissionais do Programa Melhor em Casa.

Mesmo diante dos critérios de priorização estipulados, a vacinação deverá chegar, ao longo do próximo mês, a todos os idosos cadastrados “mediante a chegada de novas doses dos imunobiológicos”, acrescentou.

Vacinação em drive-thru 

A partir da primeira semana de fevereiro, a nova modalidade em esquema de drive-thru deverá estar disponível para contemplar os idosos acima de 75 anos que, no momento do cadastro, optaram pela alternativa. A Prefeitura de Fortaleza segue alinhando a estratégia e definindo os endereços para atender a população de forma segura e otimizada.

“Os que optaram pela modalidade receberão a confirmação também por e-mail e pelo WhatsApp. Também em conformidade com a nota técnica do Ministério da Saúde, aqueles acima de 90 anos serão vacinados primeiro”, garantiu Erlemus.

Profissionais da Atenção Primária

Neste fim de semana, a Prefeitura de Fortaleza irá ampliar a vacinação dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde contra a Covid-19. Neste sábado e domingo (30 e 31/01), a expectativa é que 3.000 profissionais recebam a primeira dose do imunobiológico na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, no Passaré.

Simultaneamente, o Centro de Eventos do Ceará continuará recebendo, até domingo (31/01), trabalhadores atuantes na rede hospitalar, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Balanço parcial

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou, também na manhã desta sexta-feira (29/01), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza. Até o momento, 31.778 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponibilizados (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca).

Mais informações

Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, pelo site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/ 

AL realiza sessões de posse da nova Mesa Diretora e instalação do Período Legislativo


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2021-2022 toma posse em sessão solene em formato híbrido - presencial e remoto - na manhã desta segunda-feira (01/02), às 9h. Após a posse do presidente eleito Evandro Leitão (PDT), será instalada a 3ª sessão legislativa da 30ª legislatura com a leitura da mensagem governamental, que contará com a participação virtual do governador do Estado, Camilo Santana. 

O presidente da AL, deputado Fernando Santana (PT), presidirá a sessão de posse. Após empossado, o deputado Evandro Leitão comandará os trabalhos de instalação da sessão legislativa. 

A Mesa Diretora do biênio 2021-2022 é formada ainda pelos deputados Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 2º vice-presidente; Antônio Granja (PDT), 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2ª secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário. Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Em decorrência da pandemia e dos protocolos sanitários, o acesso à sessão solene será exclusivo aos parlamentares. A sessão poderá ser acompanhada por meio de cobertura completa e ao vivo pela TV Assembleia, FM Assembleia e redes sociais da Casa. 

SEGURANÇA E PROTOCOLOS 

O tenente-coronel Marcelo Vasconcelos, comandante da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda da AL, informa que o planejamento para a posse da Mesa Diretora e instalação da sessão legislativa inclui reforço do policiamento da área externa e ampliação do perímetro de segurança, tanto com veículos motorizados como policiamento ostensivo a pé.

O comandante ressalta ainda que haverá um controle rigoroso para o cumprimento das medidas previstas nos protocolos sanitários do Estado e da Casa, realizando o controle de acesso, evitando aglomerações e fiscalizando o uso de máscaras.

IMPRENSA

A imprensa que fará a cobertura da sessão solene de posse da Mesa Diretora deverá fazer credenciamento prévio junto à Coordenadoria de Comunicação Social da AL pelo formulário disponível neste link .  

Cada veículo de imprensa só poderá credenciar um repórter para a sessão. Cinegrafistas e fotógrafos não poderão ter acesso ao Plenário 13 de Maio, que será exclusivo para os parlamentares. 

Imagens serão produzidas pela TV Assembleia e fotógrafos da AL e disponibilizadas aos veículos após a sessão. Material fotográfico e jornalístico será disponibilizado pela Agência de Notícias do Parlamento estadual por meio do site oficial.

Efeitos da pandemia da Covid-19 devem nortear pauta parlamentar em 2021


As consequências da pandemia da Covid-19 devem continuar a nortear a pauta parlamentar em 2021. É o que dizem os deputados da Assembleia Legislativa, ao ressaltarem que tópicos como vacinação, saúde, além de segurança pública e geração de emprego e renda devem permear os debates da Casa, que deve continuar a seguir os protocolos sanitários e decretos governamentais referentes à pandemia até segunda ordem.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT), teremos um ano desafiador. “Ainda estamos no início do processo de vacinação contra o coronavírus e a necessidade de ampliação no número de doses do imunizante, tanto a Coronavac quanto a Astrazeneca, pelo Ministério da Saúde, é algo realmente preocupante, embora todos os esforços estejam sendo envidados pelo governador Camilo Santana e pela equipe da Secretaria de Saúde do Estado, no sentido de garantir a vacinação da nossa população na sua totalidade”, pontua ele. 

Paralelo a isso, avalia o deputado Fernando Santana, “é necessário que continuemos criando mecanismos de proteção à nossa economia local, estabelecendo, desta forma, a manutenção do emprego e da renda dos nossos irmãos cearenses. Acredito, ainda, que pautas de interesse das populações do interior do Ceará repercutam com muita força na Casa neste ano. Como por exemplo, questões relativas ao fim dos lixões e o estabelecimento de uma nova política de resíduos sólidos, como a que estamos  discutindo com os municípios da Região Metropolitana do Cariri”. 

O deputado Bruno Pedrosa (PP) também enfatiza o  trabalho do governador Camilo Santana para disponibilizar a vacina contra a Covid-19 para todos os cearenses. Segundo ele, “é a partir da imunização da população que começaremos a direcionar esforço no sentido de trazer o estado de volta a normalidade, como retomar as aulas de ensino médio e fundamental, que estão paradas, e continuar com os investimentos em saúde e infraestutura”.

Já deputado Renato Roseno (Psol) acredita que a luta pela renda básica do povo cearense deve estar na pauta de debates da Assembleia Legislativa.  “A fome voltou, o fim do auxílio emergencial do governo vai causar muita fome nas pessoas. Nós temos que lutar por vacinas, mas também por renda básica, por transferência de renda”, avalia o parlamentar, referindo-se aos efeitos da pandemia do coronavírus. Para isso, defende a criação “de um grande programa de renda básica” como forma de garantir a sobrevivência com dignidade da população mais pobre e necessitada do Estado.

Além da renda básica, Roseno, que preside o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, avalia que a violência no Ceará é outro problema a ser enfrentado no Estado. “Acho que a grande crise da sociedade cearense é a violência”, pondera. O parlamentar diz que dará continuidade aos estudos do comitê, que já elaborou 12 recomendações para prevenir o homicídio de crianças e adolescentes no Estado.

Na avaliação do deputado Soldado Noélio (Pros), a problemática da violência e a assistência à saúde devem constar entre os temas prioritários a serem debatidos neste ano. “Se a gente conseguir avançar nesses dois pontos e defender um plano seguro para retorno das escolas públicas, acho que a gente vai estar defendendo a população”, acrescenta. “A gente imaginava que estava saindo da situação, mas, infelizmente, ainda não está superado, ainda têm cuidados que devem ser mantidos”, diz.

Na segurança pública, o parlamentar reforça que além da necessidade de lutar para diminuir a insegurança, é preciso valorizar os trabalhadores da segurança, "que tanto arriscam suas vidas para nos defender, como a polícia militar, polícia civil e os agentes socioeducativos.”

A deputada Augusta Brito (PCdoB) espera que a vacinação possibilite que diversos projetos e ações elaborados para este ano no âmbito da Procuradoria da Mulher possam sair do papel. "Enquanto isso, continuaremos realizando reuniões, seminários e encontros sempre de forma virtual, no sentido de promover a participação da mulher na política, e também tentando implementar algumas novidades que certamente irão nos auxiliar no combate a violência contra a mulher", disse.

Entre essas novidades, estão a criação de novos mecanismos para realização de denúncia de agressores de mulheres, como um número de atendimento 0800 e um WhatsApp vinculado à Procuradoria. O site da Assembleia Legislativa também poderá ganhar uma nova aba, que será um canal de denúncia entre vítimas e a Procuradoria. "As expectativas são de que possamos expandir as possibilidades de veículos de denúncia e, a partir disso, elaborar novas políticas de combate a esse tipo de violência", diz.

Já o deputado Tony Brito (Pros) aposta na busca de oportunidades para os cearenses. “Para mim, não existe nenhum projeto social que substitua trabalho e renda. Minha maior demanda hoje é emprego, as pessoas me procuram querendo trabalhar, esta é a vocação do povo cearense: é trabalhar, colaborar com a economia, colaborar com o Estado e nós temos a responsabilidade de buscar mecanismos que possam trazer oportunidades para as pessoas”, avalia.

Para o deputado Fernando Hugo (PP) será fundamental a AL manter o ritmo de trabalho, sobretudo enquanto as coisas não voltarem à normalidade. “Matérias emergenciais devem continuar a ser debatidas e votadas pelos parlamentares, sempre tendo o bem estar da população como prioridade. Estamos vivendo tempos em que o povo, mais do que nunca, deve ser priorizado”, afirma.

Ministério da Saúde define grupos de prioridades para receber a vacina


O governo federal divulgou o plano que estabelece a ordem de vacinação contra a covid-19 para os grupos prioritários. A seleção das populações com prioridade foi elaborada pelo Ministério da Saúde e, de acordo com a pasta, foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ao todo, são 27 categorias prioritárias de pessoas, que incluem, por exemplo idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas em situação de rua, entre outras (veja lista completa a seguir). Trabalhadores do transporte coletivo, da educação básica e superior, forças de segurança também estão na lista.  

“O Ministério da Saúde recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas”, ressaltou a pasta, em nota.

Ao todo, a lista de grupos prioritários soma uma população de 77,2 milhões de pessoas, pouco mais de um terço dos 210 milhões de habitantes do país. Confira a lista dos públicos prioritários:

Pessoas com 60 anos ou mais e que estejam institucionalizadas;

Pessoas com deficiência institucionalizadas;

Povos indígenas vivendo em terras indígenas;

Trabalhadores de saúde;

Pessoas de 80 anos ou mais;

Pessoas de 75 a 79 anos;

Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;

Povos e comunidades tradicionais quilombolas;

Pessoas de 70 a 74 anos;

Pessoas de 65 a 69 anos;

Pessoas de 60 a 64 anos;

Pessoas que possuam comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente grave;

Pessoas em situação de rua;

População privada de liberdade;

Funcionários do sistema de privação de liberdade;

Trabalhadores da educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA);

Trabalhadores da educação do Ensino Superior;

Forças de segurança e salvamento;

Forças Armadas;

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;

Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;

Trabalhadores de transporte aéreo;

Trabalhadores de transporte aquaviário;

Caminhoneiros;

Trabalhadores portuários;

Trabalhadores industriais.

Projeto irá revitalizar centro histórico e comercial do Crato com rede subterrânea


O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou, na manhã desta sexta-feira, 29, de reunião virtual sobre obra de implantação da rede elétrica subterrânea do centro histórico e comercial do Crato. O projeto tem como meta realizar a retirada das fiações elétricas da superfície e construir uma rede subterrânea, incluindo as ligações relacionadas às telecomunicações.

A meta é valorizar as fachadas do Centro da cidade, principalmente na rua Dr. João Pessoa, passando pela Miguel Lima Verde, Cel. Antônio Luiz, até o Crato Tênis Clube, além de todo o entorno da Praça da Sé.

O trabalho a ser realizado conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura do Crato. A reunião virtual teve a participação do secretário Executivo de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura do Estado, Paulo César, a arquiteta da Seinfra/CE, Carolina Rocha, e o coordenador de Energia e Telecomunicação da Seinfra/CE, Jefferson Ventura, além do representante da ENEL, Carlos Gomes, e o secretário de Infraestrutura do Crato, Ítalo Samuel.

Segundo o prefeito Zé Ailton Brasil, esse projeto foi solicitado ao governado do Estado, Camilo Santana, ainda no mês de novembro do ano passado. O objetivo era melhorar a questão do paisagismo, com a internalização das instalações elétricas. Nessa primeira reunião de trabalho já ficou acertado que em fevereiro próximo, uma equipe da Enel e da secretaria de Infraestrutura do Estado, irão iniciar todo esse processo, retirando toda a poluição visual na principal rua comercial da cidade. "Também, será modificada a iluminação com novos postes, proporcionando uma área mais atrativa e agradável para a população", completa.

Prefeitura de Caucaia realiza mutirão de vacinação contra Covid-19 para profissionais da saúde pública


Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Socorristas, Dentistas, Médicos e demais profissionais da área da saúde pública do município são o público-alvo do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde de Caucaia. A ação vai imunizar também os profissionais da Policlinica e Ceo.

O atendimento irá acontecer no Grêmio de Caucaia, no bairro do Açude, neste sábado e domingo (30 e 31 de janeiro), das 09h às 16h. Documento com foto, CPF, Carteira Profissional ou Comprovante de Vínculo Profissional são os documentos necessários para aqueles que forem se vacinar. O objetivo é avançar ainda mais na luta contra o Covid-19.

Quem pode se vacinar?

Apenas os trabalhadores da saúde que constarem na folha de registro funcional da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia. 

Funcionários afastados ou de licença-prêmio não serão imunizados nesse momento.

Até o momento, já foram vacinadas 3.860 pessoas em Caucaia: sendo 1.851profissionais de saúde, 1.668 indígenas, idosos em Instituições de Longa Permanência – ILPI (283) e idosos a cima de 75 anos acamados.

UVA abre inscrições para o Festival MUVUCA 2021


O Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da UVA (IADE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), lançam nesta sexta-feira (29/1) o Edital para participação no Muvuca – V Festival UVA de Cultura.

O Edital vai selecionar propostas artístico culturais nas linguagens da Música, Literatura, Audiovisual e Cultura Periférica, que integrarão as Mostras Artísticas Competitivas do Festival. Além das Mostras, o Muvuca contempla atividades formativas, que vão conectar Minicursos e Mesas de Diálogos, a partir de diferentes temáticas das artes e da cultura, e seus desdobramentos.

As inscrições estarão abertas de 08 a 26 de fevereiro, no site iade.org.br, para alunos, professores e funcionários de Instituições de Ensino Superior, pública e privada, de todo Estado do Ceará.

Precisa de mais informações? Fale com a gente:
E-mail: festivalmuvuca@gmail.com
Telefone: (88) 3611.0402
Ou nos envie um direct 📲

#LeAldirBlancCeara #LeideEmergenciaCultural #SecultCE
#GovernodoCeara #UvaSobral #Iade #Muvuca2021

Forquilha terá programa de castração solidária de cães e gatos


Visando a diminuição de animais errantes, o bem-estar animal e a saúde coletiva da cidade de Forquilha, o prefeito Edinardo Filho, Juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural, Vidal Gomes, receberam a visita do diretor do hospital veterinário UNINTA Dr. Allyson Rodrigues, para o fechamento da parceria de criação do projeto “Castração Solidária de Cães e Gatos Forquilha”.

A Castração é gratuita e beneficiará os animais machos e fêmeas a partir dos 8 meses de idade. As inscrições terão início no dia 02 de fevereiro, na Secretaria de Desenvolvimento Rural e o projeto terá início nos dias 20 e 21 do mesmo mês.

Sobral em Revista

Grendene seleciona Mecânico de Manutenção Industrial


A Grendene Sobral tem vaga para Mecânico de Manutenção Industrial. Se você tem experiência na área, ensino médio completo e curso técnico de Mecânica, Eletromecânica, Mecatrônica e áreas afins, venha saber mais! Acesse http://bit.ly/3pmsN2h e inscreva-se até o dia 05/02.

Sobral em Revista

Itatira: Prefeito Zé Dival e a gestão de compromisso com os servidores



O ex-prefeito de Itatira, Antônio Almir Bie, sempre cumpria com seus deveres, ao fazer o pagamento em dias dos funcionários. Após a sua saída do cargo da prefeitura, o ex-prefeito  disse que o atual prefeito do município de Itatira, José Fereira Matheus ( Zé Dival), iria continuar seus passos, e o compromisso com a população Itatirense.

Na tarde desta última sexta-feita (29) o prefeito, Zé Dival, postou em suas redes sócias, para a alegria de muitos trabalhadores, que foi feito o pagamento do 13° salário dos aniversariantes do mês.

O Prefeito recebeu vários  comentários positivos, pois estava honrando o compromisso com o povo Itatirense. Segundo o prefeito Zé Dival, ele estava apenas dando ao trabalhador o que é dele por direito, e até o final de seu mandato sempre irá honrar com a sua palavra ao fazer o pagamento em dias.


Por TVITATIRA

29 janeiro 2021

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORQUILHA REALIZA MANUTENÇÃO NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A Prefeitura de Forquilha, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou ontem quinta-feira (21/01) o trabalho de Reparo e Manutenção da Iluminação Pública na sede do município. 

Esse serviço é fundamental para toda a sociedade forquilhense e essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, dos espaços públicos no período noturno.

A manutenção corretiva com a substituição de reatores e lâmpadas irá atender todos os bairros da Sede e a Zona Rural do município, seguindo um cronograma de trabalho.

Prefeito Antônio Martins de Cariré realiza inspeção em Brinquedopraça e Academia do Povo


Na manhã desta terça-feira (26/01), o prefeito Antônio Martins esteve acompanhando o técnico especialista em construção e manutenção de brinquedopraça no estado do Ceará, Glauberto Collares, quando o mesmo fez uma inspeção técnica na Brinquedopraça e Academia do Povo, localizadas na Praça do Campo. Após a visita ficou constatado a necessidade de alguns reparos, os quais devem ser realizados nos próximos dias.

Diocese de Sobral inaugurou novas instalações do Seminário Propedêutico São José em Sobral


Uma celebração eucarística em ação de graça presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, marcou nesta segunda-feira (25), a solenidade de inauguração das novas instalações do Seminário Propedêutico São José em Sobral. Com a bênção litúrgica da Casa, que será local de formação de novos padres na região. 

Devido ao novo decreto estadual de proteção contra o Covid-19, o ato não teve a presença de público em geral, somente dos religiosos. Confira no vídeo (AQUI

O Seminário São José, passa a funcionar oficialmente no Bairro da Betânia, num prédio ao lado da uva, que foi construído pelo Ex-bispo já falecido, Dom Aldo di Cillo Pagotto, em 2002. Agora revitalizado para acolher as novas dependências do seminário.

Primeira Sessão Ordinária da Câmara de Sobral de Sobral está confirmada para 1º de Fevereiro


O presidente da Câmara de Sobral, Paulo Albuquerque, confirmou para as 17h da próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, a primeira sessão ordinária do Legislativo sobralense, que contará com a presença do prefeito Ivo Gomes. Devido a pandemia, o acesso ao Plenário 5 de Julho será limitado a presença dos vereadores, que poderão estar acompanhados de apenas um assessor, e da imprensa.

Sobral em Revista

Uma declaração que assusta o Brasil: “vão morrer na rua”


O general Ridauto Fernandes, recém nomeado para o Ministério da Saúde, como assessor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva da pasta, disse que Manaus tem 600 pacientes de Covid-19 na fila de espera dos hospitais e que, se o quadro piorar, “eles vão morrer na rua”. Não há oxigênio para todos, segundo ele: “Abre o leito, bota o paciente e ele vai morrer asfixiado no leito. E aí, vai adiantar abrir o leito?”

Fonte: O Antagonista

A escolhida


A administradora Sávia  Magalhães foi convidada e aceitou. Será diretora Geral da Assembleia Legislativa, na gestão do deputado Evandro Leitão. Competente e ética, toca seu trabalho no legislativo, com apoio de todos os servidores e unanimidade dos deputados. 


Crime ambiental em Paracuru: equipe da Enel conduzida à Delegacia de Polícia por fazer desmatamento



Técnicos da concessionária de energia elétrica foram flagrados pelos fiscais da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e guardas municipais, por estarem desmatando área sem licenciamento ambiental, na comunidade do Jardim de Cima,, zona rural de Paracuru,. Vai ser instaurado inquérito policial e a Enel pode responder por crime ambiental, além de pagamento de multa e reparo do dano. Os servidores chegaram ao local, após denúncias de moradores do bairro Jardim de Cima.



 


Caixa abre 36 novas agências no Nordeste. 9 no Ceará.


A Caixa Econômica Federal abrirá mais nove agências no Ceará em 2021. Amontada, Granja, Itarema e Viçosa estão entre os municípios contemplados, abrindo novas oportunidades e melhorando o atendimento na área social e de habitação nesses municípios e seus vizinhos.

Sobral em Revista

Taxa de abandono escolar no Brasil chega a 8,4%.


Uma pesquisa feita pelo Datafolha apurou que, no ano passado, de 2020, 4 milhões de estudantes brasileiros, com idade entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos. A causa foram as dificuldades imposta pela pandemia. A taxa de abandono escolar chegou aos 8,4%.

Entre os que, em 2020, pararam de estudar, 17,4% disseram que não têm intenção de voltar aos estudos neste ano de 2021. A pesquisa envolveu alunos das escolares de primeiro e segundo graus e, também, do ensino superior.

Isto quer dizer que a Covid-19 não afetou só a saúde e a economia do país, mas também seu setor de educação, que, se já era ruim, tende, agora, a piorar.

O Brasil tem 90 milhões de habitantes com idade entre 6 e 34 anos, dos quais 53% estavam, no ano passado, matriculados nas escolas e universidades. Como parece ter chegado a segunda onda da pandemia, a perspectiva é de que o quadro da educação brasileira não é animador.

Surge a pergunta: o que será da juventude do Brasil depois desta pandemia?

Fonte: Blog do Egídio Serpa

Sobral lidera geração de empregos no Ceará em 2020


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmaram que o Ceará terminou o ano de 2020 com um saldo positivo de mais de 18 mil empregos. Mas um dos destaques curiosos do levantamento foi que o município que mais gerou empregos no ano passado estava fora da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo o Ministério da Economia, Sobral, com 2.834 vagas, foi a cidade que mais gerou oportunidades de trabalho no Estado.

Puxada pela demanda da indústria calçadista, a cidade de Sobral teve 70,04% dos empregos gerados em 2020. Se for considerado todo o setor, a cidade teve 74,73% dos empregos sendo gerados pela indústria no ano passado.

Serviços (488) e construção civil (380) aparecem logo em seguida nos dados de Sobral. Por outro lado, o comércio (-149) e a agropecuária (-3) no município fecharam 2020 com resultados negativos.

Ranking geral

  • Sobral: 2.834
  • Fortaleza: 2.419
  • Eusébio: 1.827
  • Caucaia: 1.510
  • Limoeiro do Norte: 1.285
  • Horizonte: 1.238
  • Monsenhor Tabosa: 1.104
  • Itapipoca: 904
  • Maracanaú: 898
  • São Gonçalo do Amarante: 825

Fonte: DN

Itatira: Antônio Almir destaca resultados positivos de sua gestão



 


O Município de Itatira, na região do Sertão Central, já é conhecido em toda região, por ter uma das gestões mais técnicas e avançadas do estado.
Almir Bié elevou a educação de Itatira como a 5° melhor do ceará com 6 escolas entre as melhores do Brasil, frutos de uma gestão de experiência e dedicação para sempre obter os melhores resultados possíveis para o desenvolvimento do município.
Almir já foi gestor de Itatira por 4 mandatos, isso mostra a tamanha credibilidade e aceitação pelos resultados obtidos ao longo dos anos em prol da população itatirense.
Hoje são diversas obras na área da educação conquistada no município, da educação infantil até a pré vestibular.




Continuando os grandes resultados, agora na área da saúde, Almir conquistou um considerado e importante indicador de saúde, o índice de mortalidade infantil que permite avaliar as condições socioeconômicas de uma população. Em Itatira os números mostram resultados positivos, com a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) estando em 9,9% o menor entre os municípios do Sertão Central. De acordo com o levantamento, a redução observada da TMI ocorreu em decorrência da queda da mortalidade pós-neonatal.

Atenção primária

Apesar da importante redução na Taxa de Mortalidade Infantil, o informe da Sesa aponta que, entre os óbitos infantis notificados no Ceará, 71% foram informados como óbitos evitáveis, indicando a necessidade de melhorias na atenção primária.


Brasil

No Brasil, o número de mortes de crianças menores de 1 ano chega a 107 a cada dia. Destas, 70% poderiam ser evitadas. Atualmente, 39.369 crianças ainda morrem por ano antes de completarem um ano de idade. A taxa de mortalidade é de 13,5% da população dessa faixa etária para cada mil nascidos vivos.

Almir sempre priorizou a busca de investimentos para melhoria da qualidade de vida da população.

Bolsonaro precisa eleger Arthur Lira presidente da Câmara dos Deputados, para se proteger do impeachment


O presidente Bolsonaro poderia estar bem nas pesquisas de opinião pública, pontuando como o melhor presidente da história do Brasil. De forma surpreendente, está em direção contrária ao seu povo, o que lhe respalda baixa popularidade. Contradições, confrontos, batalha política diária e um governo sem direção impõem ao presidente que a população lhe ofereça a rejeição. Bolsonaro perdeu a grande chance ofertada para corrigir o país, ajustando a economia e a administração, tirando os males da máquina pública, governando com esperança e combatendo a maldita corrupção alimentada pelo centrão, que está abraçando, ao abrir as portas do governo para seus integrantes. A presença forte do ex-deputado Roberto Jefferson, chefe do mensalão, ao lado do ex-ministro José Dirceu, é a prova do desvio de conduta, reprovada pelos que elegeram Bolsonaro. Se foi o sonho de termos um país governado com seriedade. 

A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados se tornou salvação para o presidente e seu governo. Bancar a campanha do deputado Arthur Lira, com cargos e dinheiro público, tira completamente Bolsonaro da rota sonhada pelas pessoas de bem que o apoiaram. Para a média da sociedade brasileira, que apostou no presidente, se esperava o banimento, mas o que está acontecendo é desproporcional. O governo se agarrando ao deputado Arthur Lira e ao centrão, para se manter. Não era essa a saída para o Brasil. 

O episódio da revelação dos gastos do governo com milhões em chiclete, leite condensado e outros utensílios, em forma de corrupção, foi decepcionante. A desculpa de atribuir os gastos às necessidades das forças armadas não se justifica. Militar pode até adorar chiclete, mas precisa comprar, quando lhe convier e com seu salário. O leite condensado piora ainda mais a situação. A lista de compras e gastos parece suicídio público de tão ridícula. O governo está fazendo seu papel, minimizando. A oposição quer o Tribunal de Contas apurando. É mais um lance na disputa pela Câmara, em que Bolsonaro não deveria ter se envolvido. Pode pagar caro porque será mais um custo a ser cobrado pela turma do baixo clero. O presidente sabe disso. Na churrascaria de Brasília, onde atacou a imprensa por ter publicado a lista de compras, Bolsonaro não falou nada sobre autores das denúncias: os deputados de oposição. 

Ao leitor que sempre pergunta porque o chefe da Nação tem tanta necessidade de apoiar o deputado Lira explico. O presidente da Câmara é a única pessoa da Nação que pode receber e admitir a abertura de um processo de impeachment do presidente da República. É, ainda, quem pauta se projetos devem ou não serem votados. 

No jogo político, se faz necessário uma liderança sobreviver ao território minado. No caso de Bolsonaro, ele impressiona por oferecer o campo de ataque aos adversários. Chega a impressionar. A classe média que o elegeu não entende seu ódio contra medidas em relação ao Covid 19 e a negação da importância da vacina. Mais preocupante: o presidente, na intimidade, manda comprar a vacina, como se fosse um homem de dois comportamentos. 

Na próxima segunda-feira, o Brasil vai assistir a um episódio triste. A Câmara dos Deputados elegendo um membro do MDB ou um líder do centrão. Baleia Rossi representa a era Michel Temer e Arthur Lira a turma do Roberto Jefferson. 

Pesquisa revela que dos 9,1 milhões de habitantes no Ceará, 77,4% estão em áreas urbanas e 22,6% em áreas rurais


A população cearense, em 2019, era de 9.166.913 habitantes, dos quais 45,7%, o equivalente a 4.186.221, estavam localizados na região de planejamento da Grande Fortaleza (são 14 regiões no Ceará). Outra região com mais de 1 milhão de habitantes é o Cariri, equivalendo a 11,2% do total. Em seguida, tem-se as regiões do Sertão de Sobral (5,3%), Centro Sul (4,4%), Sertão Central (4,4%), Litoral Norte (4,3%), Vale do Jaguaribe (4,3%) e Litoral Oeste / Vale do Curu (4,1%). As regiões menos populosas são o Sertão dos Inhamuns (1,5%), Litoral Leste (2,2%), Sertão de Canindé (2,3%), Maciço de Baturité (2,7%), Serra da Ibiapaba (3,8%) e Sertão dos Crateús (3,9%).

Até a década de 70, a população cearense residia mais em áreas rurais do que em áreas urbanas. Mas, a partir do decênio de 1980 passou a ocorrer no Estado, de forma acelerada, o processo de urbanização. Isso provocou a inversão do lugar de residência e atualmente maior predominância é da população urbana. O Ceará possui maior concentração em áreas urbanas, com um quantitativo de 7.093.153 pessoas, representando 77,4% do total. Quanto à população rural, esta também tem uma parcela significativa da população cearense com um índice de 22,6% no ano de 2019.

Os números estão no Prad Informe (no 02 – Dezembro/2020) - Perfil demográfico do Estado do Ceará a Partir dos Dados da Pesquisa Regional por Amostras de Domicílio (Prad) lançado pela Gerência de Estatística, Geografia e Informações (Gegin) e a Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O trabalho é, na verdade, o segundo de uma Série Ipece Prad, formado inicialmente por três publicações (a primeira sobre notas metodológicas, a segunda sobre o perfil demográfico do Ceará – ambas publicadas ontem – e a terceira sobre Insegurança Alimentar). Com o estudo, o objetivo do Ipece é divulgar análises técnicas sobre temas relevantes de forma objetiva, utilizando dados oriundos da Prad/Ceara. Com esse documento, o Instituto busca promover debates sobre assuntos de interesse da sociedade, subsidiando, dessa forma, o planejamento e a formulação de políticas públicas.

FAIXA ETÁRIA

Dentre as muitas análises realizadas pelo trabalho, outro ponto importante diz respeito ao comportamento da estrutura etária da população. Nesse aspecto, os grupos etários tradicionalmente avaliados são os jovens menores de 15 anos, os adultos ou população em idade ativa, 15 a 59 anos, e a população idosa com idade igual ou superior a 60 anos. Para todas as áreas geográficas analisadas, verifica-se que a maior parcela da população possuía idade entre 15 e 59 anos. No Ceará, este percentual correspondeu a 63,5% da população, vindo em seguida o grupo etário dos jovens (20,3%) e o de idosos (16,2%).

As regiões com maiores percentuais de população em idade ativa foram o Litoral Leste (66%), Grande Fortaleza (65,4%), Centro Sul (63,9%), Litoral Norte (63,6%), Litoral Oeste / Vale do Curu (62,3%) e Sertão Central (62,3%). Em relação ao grupo de 0 a 14 anos de idade, destacam-se o Sertão de Canindé (27,2%), Litoral Oeste / Vale do Curu (24,6%), Litoral Norte (24,4%), Sertão dos Inhamuns (23,6%), Sertão de Sobral (23,3%) e Cariri (21,4%). Quanto a população idosa, às regiões com maior prevalência de pessoas nessa faixa etária corresponderam ao Maciço de Baturité (22,2%), Sertão Central (22,2%), Centro Sul (20,0%), Vale do Jaguaribe (19,9%), Sertão dos Crateús (19,2%) e Serra da Ibiapaba (18,5%).

PESQUISA

O trabalho teve como meta analisar aspectos demográficos da população cearense, a partir de dados inéditos disponíveis na Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do estado do Ceará (Prad/CE), que consistiu em uma pesquisa domiciliar, a qual realizou o levantamento de informações socioeconômicas da população do Estado, possuindo representatividade estatística para o Ceará e suas Regiões de Planejamento. Destaca-se que os estudos demográficos têm por objetivo analisar questões inerentes a populações humanas, tais como a sua evolução no tempo, a distribuição espacial, a composição por sexo e faixa etária e as suas características gerais, sendo muito importantes no tocante ao planejamento de políticas públicas.

Neste contexto, foram abordados indicadores relacionados a População total; População segundo sexo e idade; População urbana e rural; Densidade demográfica; População segundo cor ou raça e Estado civil. Ressalta-se que os indicadores têm abrangência geográfica para o Ceará e suas quatorze regiões de planejamento. O estudo, que está estruturado em três seções: Introdução; Resultados e as Considerações Finais, tem como autores os analistas de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros; Jimmy Lima de Oliveira e Victor Hugo de Oliveira Silva.


  

Enfermeiras relatam a emoção de atuar na campanha de vacinação contra a Covid-19


“Fazer parte da campanha de vacinação é um momento que vai ficar marcado na minha memória para sempre”. O relato da enfermeira Áreli Saraiva resume o sentimento daqueles que trabalham no Centro de Eventos do Ceará vacinando os profissionais da saúde contra a Covid-19. Até a manhã desta quinta-feira (28/01), 29.042 pessoas já receberam o imunobiológico desde o dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras doses da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.

Poder contribuir com a campanha tem sido uma experiência fantástica, até porque é a maior campanha de imunização do mundo", afirmou Bruna Barbosa

Recém-formada, Áreli afirma ser uma grande oportunidade trabalhar logo no início da carreira na campanha, assim como foi ter participado da quarta fase da pesquisa de soroprevalência nos bairros de Fortaleza. Para ela, a emoção de quem recebe a primeira dose é muito marcante.

"Desde o primeiro dia, vejo muitas pessoas chorarem enquanto a gente aplica a vacina e isso é muito gratificante, saber que estou fazendo parte deste momento. Vivenciar essa experiência vai contar bastante para a minha profissão e logo espero também poder atuar junto a pacientes com Covid”, afirmou.

Bruna Barbosa, outra recente enfermeira, participou da campanha de imunização contra a Influenza em 2020. Ela descreve que vivenciar essa vacinação é como estar trabalhando junto aos profissionais da linha de frente.

“Todos eles já viram coisas muito surpreendentes, que tocam a gente. Eles se emocionam muito tomando a vacina. Poder contribuir com a campanha tem sido uma experiência fantástica, até porque é a maior campanha de imunização do mundo. Tem sido uma satisfação muito grande”, destacou.

Atuante na área administrativa e operacional, a enfermeira há 12 anos, Raquel Saboia, realiza o primeiro atendimento de quem chega ao Centro de Eventos, registrando os dados do profissional no prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS). Antes do início da campanha e durante a pandemia, sua rotina tem sido intensa, colaborando com a gestão de insumos e de pessoal em unidades básicas de saúde.

Seu depoimento é semelhante ao das colegas por acreditar no marco que se registra na história da saúde com a chegada da vacina contra o coronavírus, bem como por reconhecer a importância de seu papel como profissional frente à pandemia. “Estamos aqui, todos os dias, prontamente, independentemente do horário. É tudo muito gratificante”, completou.

Ciro diz que Bolsonaro é “Fuleragem”


O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, foi para o ataque contra Bolsonaro, ao saber das compras milionárias feitas pelo chefe da Nação. “É corrupto, ladrão e fuleragem”, disparou Ciro, pedindo ao presidente para lhe processar e apresentar a documentação na justiça. “Ele não tem coragem”, disse o pedetista.

No Brasil, arrecadar não é problema, o problema é a corrupção


O Brasil arrecadou cerca de R$ 1 trilhão e 526 bilhões. Com toda a crise, a receita da União foi apenas 7% menor em relação a anos anteriores. O Tesouro brasileiro é uma grande máquina de arrecadar. Nossa gente é quem paga mais imposto no Planeta. Mesmo assim, a sonegação e a corrupção desviam mais de R$ 600 bilhões, todos os anos.

Fonte: Blog do Roberto Moreira

Estados pressionam por volta do auxílio


Secretários de Fazenda de 18 estados assinaram uma carta destinada ao Congresso Nacional em que pediram a adoção de “medidas urgentes” contra a segunda onda de Covid-19 no Brasil, entre elas a prorrogação do auxílio emergencial, concedido aos mais vulneráveis até dezembro.

Os secretários também solicitaram a prorrogação do estado de calamidade pública e do chamado Orçamento de Guerra por mais seis meses, que perderam a vigência em 31 de dezembro de 2020.

Essas medidas dispensam uma série de regras orçamentárias e facilitam o aumento dos gastos públicos, mas dependem de aprovação do Congresso. O Legislativo nem votou ainda o Orçamento deste ano.

O fim da calamidade e do Orçamento de Guerra, que permitiu elevação de despesas sem respeito às metas fiscais reposicionou o teto de gastos, que limita expansão do Orçamento à variação da inflação.

O governo quer tranquilizar o mercado de que retomará as regras fiscais este ano. A desconfiança de descontrole nas contas públicas atrapalha a retomada dos investimentos na economia e a geração de empregos.

Fonte: O Globo

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Mc 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.

28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.

30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.

33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

28 janeiro 2021

Participantes do Programa Minha Casa Minha Vida concluem curso de Corte e Costura no SENAI Ceará


Foi encerrada ontem, 27, no SENAI Parangaba, uma turma do curso de Corte e Costura, formada por 25 pessoas moradoras do Residencial Castro Alves, em Fortaleza. O curso acontece no âmbito da parceria entre o SENAI Ceará e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, para qualificar famílias participantes do Programa Minha Casa Minha Vida.

No mesmo dia, teve início uma nova turma, de 25 pessoas, para o mesmo curso, com aulas até o dia 12/3. A formação tem o objetivo de desenvolver a habilidade de cortar com moldes e controlar a máquina de costura, interpretando ficha técnica e confeccionando peças do vestuário em malha, de acordo com procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

A gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, considera a parceria importante, no âmbito social e também em qualificação de pessoas. "É uma entrega importantíssima, tanto na parte social quanto na qualificação de profissionais para a indústria, para o mercado. É importante que as pessoas tenham oportunidade de se capacitar e se colocar no mercado, principalmente na área de confecção, que tem um polo forte no estado. As pessoas formadas estão prontas para que a indústria possa contratá-las", destaca.


Pelo SENAI, participaram a docente, Maria de Fatima da Silva Fernandes; o analista administrativo, Harryson Feitosa; e a gerente de Educação, Sônia Parente. Estavam presentes também as técnicas sociais, Carolina Castelo Branco e Lorena Vitor Loureiro.


A parceria está firmada desde 2019. O projeto contempla a prestação de serviços Técnicos na área social e de educação visando o atendimento às famílias dos residenciais Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, José de Alencar, Machado de Assis, Independência II, situados no município de Fortaleza, que pertencem ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, sendo o repasse do recurso para este projeto realizado pela Caixa Econômica Federal. No projeto também está contemplado o atendimento às famílias do Residencial Alto da Paz, com recurso  oriundo do Estado.

A iniciativa busca promover inclusão social, melhoria das condições de vida e efetivação dos direitos sociais dos usuários do Programa Minha Casa Minha Vida. Os beneficiários tem contato com orientações sobre temas como educação ambiental, educação sanitária e educação patrimonial. A ação tem foco também na organização comunitária, proporcionando o fomento à formação de lideranças, mobilização comunitária, gestão democrática e participativa, de modo a fortalecer os laços sociais.

No âmbito da educação, o SENAI Ceará, em parceria com a Secretaria das Cidades, promove cursos, palestras, oficinas e campanhas educativas de cunho informativo e didático, abordando temas que sejam relevantes para as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida. A oferta de formação profissional é importante ferramenta para melhoria das condições de vida dos beneficiados.

FPM: ÚLTIMO REPASSE DO MÊS SERÁ CREDITADO NA SEXTA-FEIRA



Os Municípios partilham na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, R$ 3,2 bilhões referentes ao terceiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse valor já está descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e representa crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado, sem considerar os efeitos da inflação. O percentual positivo é justificado por representar em torno de 30% do total previsto para o mês.

Apesar dessa tendência, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pede planejamento aos prefeitos na gestão dos recursos, principalmente em razão do difícil cenário vivenciado decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Quando o Fundeb faz parte do cálculo, o montante chega a R$ 4,1 bilhões. O mês de janeiro fechou com crescimento real de 15,78%, ou seja, corrigido pela inflação do período comparado ao mesmo período de 2020.

Do total repassado aos Municípios, os de coeficientes 0,6 (2.447 ou 43,95% das cidades) ficarão com o valor de R$ 811,2 milhões ou 19,70% do que será transferido.

No documento, também constam os montantes brutos e os seus respectivos descontos: 20% do Fundeb e 15% da saúde e o 1% do Pasep. Acesse aqui a nota.

Corpo de Bombeiros resgata porco-espinho em Mucambo



Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de uma guarnição do Batalhão de Busca e Salvamento de Sobral, realizou o resgate de um porco-espinho, no município de Mucambo, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O animal, que foi resgatado por volta das 14 horas, dessa terça-feira (26), foi devolvido ao seu habitat natural sem ferimentos aparentes.

Após receber a informação que um porco-espinho estaria em uma residência no município citado, a guarnição se dirigiu imediatamente para o local. Chegando lá, os militares estudaram a melhor forma de realizar o resgate sem ferir o animal, que estava bastante agitado e assustado. Após o resgate, o animal foi encaminhado para Serra da Ibiapaba, onde foi solto sem ferimentos.

“Coendou prehensilis” é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul. O animal é conhecido popularmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.

* www.ceara.gov.br

Cariré: Câmara Municipal realiza reunião preparatória e a entrega dos gabinetes aos vereadores eleitos





Nesta sexta-feira (27), às 14h30, aconteceu no gabinete da presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores, Virgina Souza Aguiar, a reunião preparatória para discutir sobre início das atividades do primeiro período legislativo, com a primeira sessão ordinária já marcada para a primeira sexta-feira (5) de fevereiro, a partir das 10h, no Plenário Vereadora Zélia Martins Ramos Barros.












Após o encerramento da reunião, a presidente da Mesa Diretora, Virgina Sousa, promoveu a entrega das chaves dos gabinetes aos vereadores eleitos em 2020.
 
*Cariré em Revista