A explosão aconteceu por volta das 10h pelo horário local, 7h de Brasília, na sala de máquinas da usina que fica próxima ao Porto de Cherbourg. Logo após o incidente, equipes médicas e de emergências foram enviadas ao local, e autoridades confirmaram que cinco pessoas sofreram ferimentos leves, por inalarem a fumaça gerada pela explosão.
— É um evento técnico significativo, mas não é um acidente nuclear — disse Olivier Marmion, funcionário do governo local, acrescentando que um dos reatores foi desligado como medida de precaução. O fogo atingiu uma parte do complexo distante da seção nuclear.
A estatal Électricité de France (EDF), responsável pela usina, informou que o “fogo resultante de uma explosão que aconteceu às 9h40 na sala de máquinas da unidade 1 da central em áreas não-nucleares foi imediatamente dominado pela equipe”. Quando os bombeiros chegaram ao local, o incêndio já havia sido controlado.
Os reatores 1 e 2 da usina de Flamanville geram 1.300 MW cada, e foram construídas na década de 1980. Um novo reator de terceira geração (EPR) está sendo instalado no complexo desde 2007. Ele é mais seguro e potente do que os atuais, mas sua construção sofreu vários atrasos e não terminará antes de 2018.
Fonte: O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário