16 março 2017

CVT de Groaíras extinto


O CVT estava funcionando no prédio do Memorial Pe. Mororó.

O Centro Vocacional Tecnológico(CVT) de Groaíras, chegou ao seu fim. Uma decisão do estado, resolveu fechar as portas de 16 unidades, incluindo a de Groaíras.

A unidade de Groaíras já vinha dispondo de pouca verba nos últimos anos, deficiência na estrutura física, inclusive já não funcionava em seu prédio original e estava instalado no Memorial Padre Mororó, que aliás também já sofre com uma estrutura desgastada. e queda na oferta de cursos.

O CVT nasceu de uma ideia do deputado federal Ariosto Holanda, que implantou uma rede de unidades no Ceará com o objetivo de atender um público que precisava de qualificação rápida para ingressar no mercado de trabalho, adultos já empregados e necessitando de capacitação.

A Associação dos Empregados do Centec divulgou nota à imprensa em defesa dos CVTs que atravessam um período de crise com fechamento de mais da metade das unidades e demissões. O Centec é um órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que tem como secretário o ex-senador, Inácio Arruda. Houve uma redução superior a 50% no repasse do governo do Estado destinado ao Instituto Centec desde 2009, de acordo com a entidade.

Os funcionários acreditam que as 22 unidades restantes no estado devam ser desativados até o fim deste ano.


Em particular em Groaíras, o CVT funciona desde 1999, e nestes anos que se passaram ofereceu cursos nas áreas de Informática, Gestão, Agropecuária, Construção Civil, Industria, Meio Ambiente e Comércio, além de ter elaborado atividades laboratoriais nas áreas de Física, Química e Biologia. Desde 2006, a unidade tinha como coordenadora, Fernanda Martins, só em sua gestão, o CVT capacitou 4.306 pessoas.

O quadro atual de funcionários também já era pouco - apenas 5 pessoas - 3 cedidos pela Prefeitura, que deverão ser remanejados a outros setores, a partir de então, e 02 contratados pelo Centec, que era o caso de sua coordenadora, a tecnóloga, Fernanda Martins e um dos vigias, o Sr. Luis do CVT, como é conhecido popularmente, esses infelizmente terão seus contratos encerrados.

Confira abaixo a lista dos demais CVT's que serão desativados e os que serão mantidos(por enquanto):

Fonte: Blog do Tidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário