06 abril 2017

Piauí: Balão do Projeto Loon, cai pela segunda vez na região de Campo Maior






Atualizado às 21h45min.

No final da tarde de quarta-feira (05) se espalhou nas redes sociais uma informação dando conta de que uma aeronave teria caído no município de São João da Serra, na região de Campo Maior e que estaria carregado de dinheiro. A polícia foi acionada e ao chegar ao local constatou que na verdade tratava-se de um balão de transmissão de internet do grupo
Alphabet, mesmo grupo que a gigante Google integra.


O equipamento caiu na comunidade Santa Rosa, a cerca de 15 km da zona urbana. O equipamento faz parte do Projeto Loon faz parte do laboratório X, ou "X da Alphabet", que é um laboratório de inovação dentro da Alphabet.
Segundo o prefeito de São João da Serra, Ananias André, o local onde o balão caiu fica na divisa com a cidade de Novo Santo Antônio e quem teria avistado o momento da queda teria sido a vereadora Toinha Cruz, de Novo Santo Antônio.

Este é o segundo balão que cai na região de Campo Maior em menos de dois meses. Em fevereiro outro balão caiu na zona rural de Buriti dos Montes. Na ocasião um porta-voz do projeto reconheceu que a estratégia era fazer um pouso, porém não soube explicar o motivo da queda. "Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes", disse.

Desta vez, o laboratório X enviou a este Blog(Blog do Tidi) uma nota esclarecendo o episódio.

Nota oficial do Laboratório X:

X, uma empresa da holding Alphabet, confirma que trata-se de um balão do Projeto Loon. Nossa intenção com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade São João da Serra, Norte do Piauí. Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da comunidade local.

* Com informações do Laboratório X, responsável pelo Projeto Loon.

Portal Meio Norte e Campo Maior em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário