Agência do INSS: segurados não devem pagar para ter atendimento nem serviços - Arquivo- Agência O Globo
Por telefone, golpistas alegam que as vítimas têm valores
RIO — Vem crescendo em todo o país o golpe aplicado contra segurados do INSS, por telefone, em que os estelionatários se fazem passar os integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP) e alegam que as vítimas têm valores atrasados a receber. Esses supostos recursos seriam referentes a benefícios pagos pela Previdência Social. No entanto, "para que o dinheiro seja liberado", os golpistas induzem as pessoas a depositarem uma certa quantia numa conta bancária indica por eles. O falso argumento é de que é preciso pagar uma taxa para a liberação do crédito.
O alerta à população contra esse tipo de golpe foi feito pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Segundo o órgão, sempre que um segurado do INSS tem direito a receber algum valor, a liberação do dinheiro é feita gratuitamente. Além disso, em nenhuma hipótese os integrantes do CNP entram em contato com os cidadãos.
O órgão também não pede dados pessoais dos segurados por e-mail ou telefone, nem cobra por nenhum tipo de atendimento prestado ou serviço realizado. Vale destacar, ainda, que as pessoas não precisam recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e nunca devem compartilhar informações pessoais com terceiros.
Quem for alvo desse tipo de fraude deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia e comunicar o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135 ou pela página virtual www.inss.gov.br. atrasados a receber
*O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário