14 dezembro 2018

CNI/Ibope: 75% veem Bolsonaro no ‘caminho certo’


O presidente eleito Jair Bolsonaro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), onde funciona o gabinete de transição do novo governo - 28/11/2018 (Fátima Meira/Futura Press/Folhapress)

As primeiras medidas anunciadas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em seu governo de transição são aprovadas pela maioria da população, segundo pesquisa do instituto Ibope divulgada nesta quinta-feira (13). Para 75% da população, o eleito está no “caminho certo”.

Esta é a primeira pesquisa publicada após a eleição do deputado federal pelo Rio de Janeiro em outubro. Outros 14% discordam das medidas anunciadas e veem o futuro governo no “caminho errado”; 11% não sabem ou não responderam.

A pesquisa também mostra otimismo do brasileiro em relação ao próximo governo: 25% dos entrevistados esperam que Bolsonaro faça um governo ótimo e 39% têm expectativa de um governo bom. Esperam um um governo regular 18%; ruim 4%; e péssimo 10%. Não sabe ou não respondeu foram 4%.

O Ibope também perguntou sobre quais são principais problemas do país. A saúde foi citada pela maior parte (46%) dos entrevistados, seguida do desemprego (45%) e corrupção (40%). Principal bandeira do eleito, a segurança pública e a violência foram citadas por 38%, à frente da educação (32%). A pesquisa permitia mais de uma resposta.


As prioridades do próximo governo coincidem com as áreas em que foram detectados problemas pelos entrevistados. Para 41% das pessoas, a equipe de Bolsonaro deve priorizar a melhoria dos serviços de saúde. Outros 40% querem geração de empregos e 36% acham que a prioridade deve ser o combate à corrupção, seguida de combate à violência e criminalidade (36%) e melhorar a qualidade da educação (33%).

O levantamento foi contratado pela Confederação Nacional da Indústria e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios entre 29 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário