18 fevereiro 2019

Governo do Ceará oficializa construção de 19 equipamentos sociais no interior do estado


Para fortalecer o protagonismo juvenil e os direitos fundamentais de milhares de crianças e adolescentes cearenses, a secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), celebra, nesta terça-feira (19), assinatura de convênio com doze municípios para construção de 19 equipamentos sociais, sendo nove Centros de Educação Infantil (CEI) e dez Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A solenidade ocorreu às 9 horas, no auditório da Pasta.

Os documentos serão assinados pela titular da SPS, Socorro França e pelos prefeitos dos municípios contemplados. Além dos novos equipamentos, nove, dentre as 12 cidades beneficiadas, também serão contempladas com o programa de Formação Musical, que tem como intuito oportunizar e transformar a vida de crianças e jovens através da música. No programa serão atendidos um público total de 360 jovens. Através do convênio, os equipamentos serão construídos, equipados, e as equipes capacitadas para atuar nos novos CEIs e CRAS.

Investimento Social - As obras serão construídas por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Juntos, os 19 equipamentos sociais e o Programa de Formação Musical terão investimento de US$ 28,3 milhões de dólares, sendo 80% financiados pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida dos municípios.

Os CRAS buscam garantir a promoção da proteção social através do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Em cada unidade serão atendidas 500 famílias em situação de vulnerabilidade social, somando um total de 5.000 mil beneficiários à serem atendidos nos novos equipamentos. Nos últimos quatro anos, outros 32 CRAS foram inaugurados no Ceará.

Os CEIs oferecem condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade para até 100 crianças, de 2 a 5 anos, através de um conjunto de ações nas áreas de estimulação, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias. Em cada unidade serão atendidas 100 famílias em situação de vulnerabilidade social, somando um total de 1.065 famílias à serem atendidas nos novos equipamentos. Nos últimos quatro anos, outros 13 CEIs foram inaugurados no Estado. Entre eles o CEI Yolanda Queiroz no distrito de Parapuí em Santana do Acaraú.

Sobre o Proares - O Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares) financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas já existentes equipamentos e material permanente. O programa também promove a qualificação dos técnicos prestadores e monitora as ações de serviços nas novas unidades.

Entre as obras construídas nos últimos quatro anos estão 13 Centros de Educação Infantil, 11 Polos de Convivência Social, 21 Quadras Poliesportivas, 05 Centros de Esporte, 32 Centros de Referência da Assistência Social, 02 Bibliotecas, 03 Pistas de Skate e Bicicross, e 31 areninhas. Santana do Acaraú recebeu um CRAS (Chagas Vasconcelos), uma pista de Skate, localizados no bairro Retiro, e uma quadra poliesportiva na sede do distrito de Santa Rita, zona rural do município.

Novos Acordes - O Programa de Formação Musical visa a capacitação de músicos e aquisição instrumental de bandas, corais e pequenas orquestras, nos municípios cearenses. Em cada cidade será beneficiado um público de 30 crianças, adolescentes e jovens.


Fonte: Tibuna dos Vales

Nenhum comentário:

Postar um comentário