Para o paciente Marcos Torres, 59, a reintegração familiar é mais um estímulo para sua recuperação. “Estou lutando para sair dessa e estou conseguindo com a ajuda dos profissionais que atuam neste hospital. Nos últimos seis anos da minha vida usei drogas. Agora, em recuperação, voltei a ter o amor dos meus filhos, o respeito e o carinho que havia perdido. Nada é mais importante do que se sentir integrado novamente à família”, relata.
Todas as quartas-feiras familiares dos pacientes reúnem-se para receber orientações sobre o tratamento que está sendo realizado e para ajudar no processo em casa, quando o paciente retorna para casa. “Para que o tratamento seja bem-sucedido é necessário o apoio da família. Nesses encontros cuidamos de cada familiar orientando e esclarecendo as dúvidas”, diz Sandra Coelho, terapeuta ocupacional e gestora do Elo de Vida.
Os pacientes atendidos pelo serviço Elo de Vida recebem acompanhamento de psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, além de participar de atividades esportivas, artesanais, musicoterapia, celebrações de datas comemorativas, passeios e cursos profissionalizantes desenvolvidos com instituições parceiras.
Hospital Dia
O Hospital Dia – Elo de Vida é um serviço do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto direcionado a adultos, usuários de álcool e outras substâncias, que desejam buscar tratamento. O programa conta ainda com a participação de familiares, como condição para recuperação e reintegração sociofamiliar dos pacientes. No serviço, 24 pessoas estão sendo acompanhadas. O tratamento prevê um período de cinco meses, no mínimo, podendo ser prorrogado. A permanência no Hospital Dia é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com retorno para residência ao final do dia.
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário