05 outubro 2019

Com a mão de Roterdã, Porto do Pecém é 4º colocado do País em desempenho ambiental

Porto do Pecém. Foto: Divulgação

Após a assinatura de parceria com o Porto de Roterdã, da Holanda, o Porto do Pecém já colhe bons frutos. O equipamento saltou cinco posições e chegou ao 4° lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) referente ao ano de 2018. Se considerar os últimos três anos, Pecém saiu da 17ª colocação. Foram contabilizados 90,80 pontos no ano passado. Em 2017, antes da assinatura do acordo com o porto europeu, eram 77,53 pontos.

O resultado foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O IDA, que é referência no setor portuário, é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais vigentes no Brasil e boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações. Em primeiro lugar está o porto de Itajaí (99,48 pontos), seguido por Paranaguá (99,29 pontos) e Itaqui (95,48 pontos).

Para avaliação, são levados em conta a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.


*Focus.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário