07 outubro 2019

Francine Maria: A cultura pelas mãos de uma cearense de 11 anos


Com 11 anos, a cearense Francine Maria, de Ibiapina, é uma das mais jovens artistas que compõem o quadro de músicos e poetas do Estado.

Tomada pela cultura, a jovem recita poemas de Patativa do Assaré, Carlos Drummond de Andrade e Bráulio Bessa, aos quais ela denomina “Mestres”.

Sua trajetória do ramo musical começou, conforme seu relato, aos 7 anos, quando começou a tocar sax soprano na banda do município. Logo, passou para o violão e, posteriormente, se apaixonou pela sanfona. Contudo, não tinha condições financeiras de comprar o instrumento, sendo presenteada com um pelo escritor César Barreto e Carlos Aguiar.

Tocando cerca de 15 instrumentos, dentre eles, violão, teclado, sax, sanfona, pandeiro, triângulo, flauta doce, clarinete e ukulele, Francine define a verdadeira música sertaneja como as canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e Dominguinhos, afirmando que sempre busca valorizar a cultura nordestina.

Sempre incentivada pela família a alçar voos mais altos, a artista ressalta que já tocou em eventos importantes, como a posse do governador Camilo Santana e na Bienal Internacional do Livro no Ceará.

Recentemente, Francine lançou um livro de Cordel, a fim de incentivar pessoas de todas as idades a conhecerem mais sobre a região da Serra da Ibiapaba.

“Tenho a esperança de um dia ser reconhecida pelo Governo Federal, para, assim, abraçar a cultura do Nordeste”, afirma a menina.

Repórter Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário