17 abril 2020

Câmaras já se adaptam à nova rotina das sessões virtuais

Conceito de conexão wi-fi, dispositivo de tela de toque para ...
(Divulgação/Freepik)

As Sessões Ordinárias presenciais da maioria das Câmaras Municipais estão suspensas. A medida foi adotada em meio a pandemia do COVID-19, seguindo as orientações da OMS. Entretanto, os trabalhos do Legislativo não podem parar. Temas importantes continuarão a ser votados através de Plenário Virtual.

A iniciativa é uma recomendação da UVC e está em sintonia com as recomendações das autoridades sanitárias do país (a exemplo do que ocorre internacionalmente) e as medidas adotadas no Estado do Ceará para evitar a transmissão da doença.

Ao adotar esta postura, a Câmara não fecha e os vereadores continuam com as atividades primárias de fiscalização do Poder Executivo e de serviço à população.

O Plenário Virtual é uma ferramenta para os vereadores votem matérias online sem passar pela Sessão Plenária da Casa. Dessa maneira, as sessões presenciais pode se concentrar nos temas mais complexos, cujas discussões e votações exigem maior tempo de debate. O cidadão pode acompanhar toda a sessão também por meio virtual, facilitando a transparência.

Confiram no link um modelo de Portaria, adotado na Câmara Municipal de Quixeré, que foi a primeira a realizar uma sessão virtual no Ceará: PORTARIA CORONAVI?RUS. Plena?rio virtual-1 (1)

Abaixo, alguns registros de sessões nos municípios cearenses:

Saboeiro:

Granja:


Guaraciaba do Norte:


Paraipaba:


Solonópole:


Nenhum comentário:

Postar um comentário