Um grupo de 19 psicólogos disponibilizou, desde a última quarta-feira, 08, uma linha telefônica para atender, de maneira gratuita, quem precisar de algum suporte emocional no Ceará.
A ação tem como objetivo minimizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, visto que muitos sentimentos podem ser aflorados de várias maneiras, como ansiedade e medo.
Até a manhã desta segunda-feira, 13, o Estado já registrou 1.748 casos confirmados de Covid-19, e 85 óbitos causados pela doença. Os dados são atualizados na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa).
A psicóloga Virgínia Uchôa, uma das coordenadoras do projeto, junto à também psicóloga Catherine Conrado, declara que a ideia do atendimento através do SOS Apoio Emocional, nome dado à ação, vem de um instituto carioca, e funciona exatamente para quem está passando por alguma crise emocional durante a pandemia.
“Essa ideia surgiu a partir do Instituto Entrelaços. Eu e a Catherine vimos o projeto e gostamos bastante. A Catherine já tinha contato com as pessoas de lá, então a gente só deu prosseguimento para o intercâmbio com Fortaleza”, relata.
Conforme Virgínia, outras capitais também estão sendo beneficiadas pelo suporte gratuito, como Belo Horizonte e Natal. Em Fortaleza, o horário de atendimento funciona de 11h às 20h. “Nós temos três voluntários fazendo plantão por dia. Eles fizeram um curso no Instituto Entrelaços sobre atendimento em crise e todos estão cadastrados no E-Psi, do Conselho Regional de Psicologia (CRP)”, pontua.
“Não é fácil, mas nos sentimos realizadas em poder contribuir diante de uma situação tão difícil na qual estamos passando”, pondera Virgínia.
Suporte
O atendimento psicológico não presencial durante o período de isolamento foi regularizado pelo CRP. Entretanto, a ação não se configura como acompanhamento, segundo explicou Virgínia. “Não se trata de um acompanhamento psicológico. É um atendimento breve e de crise para tranquilizar as pessoas e tentar fazer com que elas procurem estratégias e consigam controlar mais a ansiedade, o medo e o nervosismo”, esclarece.
Serviço
Telefone do SOS Emocional em Fortaleza: (85) 99618-3805
Horário de atendimento: Todos os dias, das 11h às 20h
Repórter Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário