11 agosto 2020

Chuva de Meteoros Perseidas está visível no céu do Ceará


Pelos próximos três dias será possível assistir à Chuva de Meteoros Perseidas no céu do Ceará. Os fragmentos são derivados do cometa Swift-Tuttle e começaram a ficar visíveis a partir da 1h da manhã desta terça-feira (11), aparecendo até a madrugada da quinta-feira (13). A Perseidas é uma das chuvas com maior quantidade de fragmentos liberados: por hora, podem ser vistos até 100 pontos luminosos.

Em relação ao restante do país, o Ceará está em posição privilegiada. Como a Perseidas tem ‘origem’ na Constelação de Perseu, mais visível no hemisfério norte, quanto mais próximo da linha do Equador, melhor.

A chuva pode ser vista a olho nu, sem necessidade de telescópios ou equipamentos mais profissionais. Mas quem quiser acompanhar o fenômeno desde o começo precisa saber para onde olhar.

“A Constelação Perseu, ponto de onde a chuva ‘irradia’, fica no nordeste do céu. A dica é olhar entre o norte e o leste livre, não muito acima do horizonte, a partir da meia-noite. Não dá para saber onde os pontos luminosos vão aparecer, então, o ideal é escolher locais livres, distante de árvores e prédios”, indica o tenente Romário Fernandes, especialista em ensino de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB).

Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário