25 março 2021

Bolsonaro anuncia criação de comitê com o Congresso, mas insiste em ‘tratamento precoce’


Após reunião na residência oficial do Palácio da Alvorada com governadores, ministros e chefes de poderes, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de um comitê em parceria com o Congresso para definir medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Ainda de acordo com Bolsonaro, caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), levar ao comitê as demandas dos governadores.

“Resolvemos, entre outras coisas, que será criada uma coordenação junto aos governadores, com o senhor presidente do Senado Federal. Da nossa parte, um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus”, afirmou o presidente em um breve pronunciamento após o encontro, ao lado de governadores, ministros e chefes de poderes.

Bolsonaro disse também que discutiu na reunião o que ele chama de “tratamento precoce”. O método prevê a utilização de medicamentos defendidos por ele, mas que não têm eficácia contra a Covid-19, de acordo com pesquisas científicas internacionais.

“Tratamos também de possibilidade de tratamento precoce. Isso fica a cargo do ministro da Saúde, que respeita o direito e o dever do médico tratar ‘off-label’ os infectados”, argumentou Bolsonaro.

O presidente disse ainda que defende “a vida em primeiro lugar”. Desta vez, ao contrário de falas habituais, não equiparou preservação da vida e manutenção de empregos.

A reunião entre Bolsonaro, governadores, ministros e chefes de poderes se deu em um momento em que o Brasil se aproxima da marca de 300 mil mortos por Covid-19, desde que a pandemia começou, há pouco mais de um ano.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário