17 setembro 2021

Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades


O Ministério da Saúde emitiu uma nota informativa, nesta quarta-feira (15), que recomenda a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. No dia 2 de setembro, a pasta emitiu uma nota que previa a vacinação desta faixa etária a partir do dia 15 do mesmo mês.

A nova orientação é que a vacinação dos adolescentes se restrinja a três grupos específicos: jovens com deficiência permanente, com comorbidades e que estejam privados de liberdade.

Segundo a nota, a decisão é justificada pelo fato de que a Organização Mundial de Saúde “não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades” e que este grupo é menos propenso a ter complicações. Por isso, é “menos urgente” do que vacinar outros grupos.

A Anvisa informou que, conforme as bulas aprovadas, hoje a única vacina autorizada para a faixa de 12 a 17 anos é a vacina Comirnaty, da Pfizer.  “Não há indicação da Anvisa para que não se vacinem menores de 18 anos, desde que utilizados imunizantes já aprovados para esta faixa etária”, disse o órgão em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário