10 novembro 2016

"Videochamadas" no WhatsApp é isca para golpe



Um link de uma suposta ativação de recurso de vídeo chamadas no WhatsApp vem sendo compartilhado por usuários. Trata-se de um golpe! Criminosos criaram uma página móvel e estão espalhando esse endereço a fim de, dentre outras coisas, fazer com que o usuário instale softwares de procedência duvidosa no aparelho.

Acontece da seguinte forma: A vítima toca para iniciar a ativação das "videochamadas" através de um link. Depois, é direcionada para uma página que pedirá seu número de celular. Após o cadastro, o usuário deve compartilhar o link com 10 contatos ou 3 grupos dos quais faz parte. Só assim, a vítima tem seu “recurso” ativado.

“Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Por enquanto, apenas a chamada de voz está disponível no aplicativo.Existe a versão Beta, para testes das videochamadas. No Brasil ainda não há uma data específica para o recurso chegar na versão oficial do aplicativo, mas segundo o WhatsApp, isso acontecerá “em breve”.

Via - Tecmundo