“Eu gosto de diálogo, somos governantes que trabalhamos pra vocês. Essa questão da violência só vai ser resolvida com dedicação, parcerias, prevenção. Aqui na Messejana, antes atuavam 110 PMs e aumentamos para 226 só nessa área. Antes a unidade atuava em sete bairros e agora diminuímos para cinco, reforçando a presença da polícia. Serão 11 viaturas, quase dobramos. Nove motos, antes não tinha nenhuma, além de uma van. Há oito meses implantei o BPRaio aqui. Para isso tive que fazer licitação para comprar armas, coletes, fardamentos. Tudo isso para que possamos buscar esse Ceará pacífico que tanto queremos. Quem ama o Ceará, quem ama Fortaleza, queremos críticas construtivas, pois assim vamos fazer a diferença”, disse Camilo Santana, que fez questão de percorrer a pé as ruas do bairro para conhecer as novas instalações e trocar ideias com os moradores.
A nova Uniseg integra cinco bairros: Messejana, Pedras, Parque Santa Maria, Ancuri e Barroso. Antes dela, já foram inauguradas as unidades dos bairros Vicente Pinzón, Meireles, Conjunto Ceará, Bom Jardim e Antônio Bezerra, assim como Sobral, a primeira Uniseg do Interior. A de Juazeiro do Norte é a próxima agendada para ser entregue na próxima semana.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, lembrou que uma das principais ideias dessa iniciativa é atuar cada vez mais próximo da população. “Essa é a sexta Uniseg da capital, a sétima do Estado. O que muda na região? Vamos buscar melhorar a integração entre as forças de segurança, aumentar o efetivo. Agora contamos com motos, com uma base móvel nova, além de um trabalho comunitário que diariamente vai estar visitando as escolas e casas de mulheres que sofrem violência doméstica, para diminuirmos os números de feminicídio. Aos nossos policiais, continuem agindo com muita energia, muita dedicação, pois é isso que a população espera”.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destaca a importância de tratar esse tema com um olhar diferenciado. “Esse é o assunto mais sério do pais. Não tem Estado em que a segurança seja o maior desafio. É grave, complexo e não tem respostas simples. Ela tem que ser tratada com seriedade, transparência, trabalho. Uniseg quer dizer mais Policia Militar, mais Polícia Civil, mais bombeiros, mais viaturas, mais tecnologia para combater o crime organizado. Aumentar a repressão é importante, mas também entender que é um problema social. Com creches, escolas, praças, areninhas trabalhamos a prevenção”.
O comerciante Renato Andrade é conhecido na principal praça do bairro pelas tapiocas que vende em variados sabores. Com o reforço na segurança, ele pode exercer o trabalho com mais tranquilidade. “Sou morador da Messejana e há dois anos e meio instalei meu ponto aqui. Gosto muito do que faço, gosto de estar perto do povo, que tem um carinho recíproco. Mas sempre tem aquele medo. E com a Uniseg a gente pode se sentir mais seguro, os riscos de acontecer alguma coisa diminuem bastante”.
Estiveram também presentes na solenidade o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins; o comandante geral da Polícia Ceará, Coronel Ronaldo Viana; o comandante do BPRaio no Ceará, Coronel Márcio Oliveira; o perito geral da Pefoce, Ricardo Macêdo; o chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart; o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Heraldo Pacheco; entre outras autoridades.
Ampliando serviços
A Uniseg Messejana conta com Delegacia de Polícia Civil (6º DP), com um delegado, três escrivães e 11 inspetores, além de três viaturas e apoio plantonista da delegacia do Conjunto São Cristóvão. O Batalhão da PM teve efetivo ampliado de 110 PMs para 226 PMs, de seis para 11 viaturas, além de nove motocicletas e uma base móvel que antes inexistia; além do reformado Quartel do Corpo de Bombeiros.
Nas atividades bombeirísticas, os serviços de vistorias serão intensificados. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) também deverá oferecer capacitação e treinamento aos agentes de segurança pública para melhor atender às demandas da população, especialmente no tocante à preservação de local de crime.
Melhorias
O prédio do 6º DP passou por reformas, incluindo nova pintura, sinalização, reparos nos ar-condicionados, banheiros, recepção e iluminação no entorno.
As melhorias também alcançam áreas sociais nas comunidades. A Polícia Militar conta com os projetos como o “Proerd” e “Lutando Pela Paz”. O Corpo de Bombeiros conta com o “Jovem Bombeiro Voluntário” e “Bombeiro, Saúde e Sociedade”, nas praças e espaços públicos, voltado para atividades físicas com idosos.
O prédio do 6º DP passou por reformas, incluindo nova pintura, sinalização, reparos nos ar-condicionados, banheiros, recepção e iluminação no entorno.
As melhorias também alcançam áreas sociais nas comunidades. A Polícia Militar conta com os projetos como o “Proerd” e “Lutando Pela Paz”. O Corpo de Bombeiros conta com o “Jovem Bombeiro Voluntário” e “Bombeiro, Saúde e Sociedade”, nas praças e espaços públicos, voltado para atividades físicas com idosos.
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário