09 outubro 2018

Daciolo e Bolsonaro gastaram menos de 3 centavos por voto no 1º turno


Cabo Daciolo (Patriota) e Jair Bolsonaro (PSL) foram os candidatos à Presidência da República com as campanhas mais baratas do primeiro turno. Com o impulso da internet, os presidenciáveis desembolsaram menos de três centavos por voto recebido. Os dados são de levantamento realizado por VEJA com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Do lado dos “gastões”, Henrique Meirelles (MDB) e Geraldo Alckmin (PSDB) tiveram as campanhas mais caras: para cada voto válido, o ex-ministro da Fazenda gastou 41,24 reais, enquanto que Alckmin desembolsou 10,21 reais.

O segredo de Daciolo e Bolsonaro foi o uso das redes sociais e a geração de mídia espontânea. Assim, os candidatos não precisaram gastar muito para garantir grande alcance. O postulante do Patriota, por exemplo, viu sua presença crescer a partir dos memes – que usaram desde seu enfático discurso, que começa com “Glória a Deus”, até a pausa de 21 dias na campanha eleitoral para meditar em um monte.

Daciolo gastou 0,0006 centavos de reais para cada um de seus 1.349.483 votos nas urnas. Ao todo, sua campanha precisou de apenas 808,92 reais para ficar à frente de candidatos como Meirelles, Guilherme Boulos (PSOL) e Marina Silva (Rede).


*Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário