24 outubro 2018

Hospital Regional do Sertão Central ultrapassa 50% de seu funcionamento total, revela diretor-geral


Em participação na manhã de ontem, 23, no Programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior, o diretor-geral do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), Marcelo Theophilo Lima, explicou como funciona o fluxo de atendimento da unidade, como também destacou todos os serviços e atendimentos já realizados no hospital.

Conforme ele, o HRSC já atingiu pouco mais de 50% de seu funcionamento total e esse número deve continuar crescendo: “Nos próximos dias devemos iniciar mais um serviço que é a parte de traumato-ortopedia eletiva. Já temos 20 leitos de UTI, duas unidades de AVC com 20 leitos, funcionando ainda a internação de clínica médica, de clínica cirúrgica e uma unidade de cuidados especiais, além do ambulatório”.

Marcelo aproveitou a ocasião e destacou que quando a Emergência for aberta, é necessário que todos os níveis de saúde continuem cumprindo seu papel nos municípios: “Abrir a Emergência, como dizemos no popular, de portas abertas, esvazia o serviço do Hospital Regional Dr. Pontes Neto e superlota o HRSC, e aí a qualidade do serviço cai. É importante que a população entenda, que a gente não pode ocupar um Hospital terciário com tratamentos mais simples que possam ser feitos na atenção básica e secundária […] A emergência do HRSC está em plano que seja uma emergência referenciada. O que pode ser feito no Pontes Neto, deve continuar sendo feito pelo Pontes Neto. O secundário tem o papel dele, precisa continuar cumprindo para que o terciário se dedique as suas atividades”, disse.



O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) foi projetado para atender à população de cerca de 631.037 habitantes dos 20 municípios do Sertão Central e Inhamuns. A unidade faz parte da rede pública de saúde do Estado do Ceará, e é gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Com encaminhamento através da Central de Regulação do Estado (CreSus), o atendimento ofertado é para os pacientes com perfil cirúrgico. Atualmente, o Ceará conta com três hospitais regionais do Governo do Estado, o que permite que a população do interior receba assistência hospitalar de alta complexidade mais perto de casa, sem necessidade de vir para Fortaleza.

O Hospital Regional do Cariri foi inaugurado em 2011 em Juazeiro do Norte. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em processo de implantação. A próxima etapa do cronograma é a abertura da traumatologia. Quando o hospital estiver com 100% da capacidade instalada, a unidade terá 269 leitos.

Ainda conforme a assessoria, em quase dois anos de atividades, o HRSC já realizou o atendimento de 11.072 pacientes, 3.049 internações, 10.729 consultas, 3.086 cirurgias, 20.118 exames de imagem, destes, foram 1.402 ressonâncias magnéticas e 4.160 tomografias computadorizadas.

Repórter Ceará – Quixeramobim Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário