07 novembro 2018

Bolsonaro diz que Paulo Guedes vai renegociar dívida interna


O presidente eleito Jair Bolsonaro disse na entrevista à "Band" que a dívida interna não é impagável, mas precisa ser renegociada. Se fosse o PT ou o Ciro que tivesse sido eleito e falasse uma coisa dessas seria motivo para um colapso no mercado. Textualmente ele disse o seguinte:

— Ficaria preocupado se fosse elogiado por FHC. Quem nos botou nessa dívida monstruosa foi lá atrás FHC, quando na metade dos seu governo de oito anos colocou a taxa Selic na casa dos 60%. Nós nos endividamos barbaramente. O próprio Lula quando assumiu em 2003, nossa dívida interna era de R$ 600 bilhões. Pouca coisa. Hoje são R$ 3,7 trilhões. Não vou dizer que é impagável. Dá para você pagar isso daí se você tiver um bom ministro da economia, como temos o Paulo Guedes, para conduzir essas renegociações de forma bastante responsável e mostrar para todos no Brasil que estamos todos no mesmo barco.

Isso aí representa um calote. Não se negocia com os milhões de detentores de títulos do Tesouro. Mas no mercado, raciocina-se assim: “ele está dizendo isso, mas é porque não entendeu direito o que o Paulo Guedes explicou”. Já está na hora de explicar de novo porque ele é o presidente, foi eleito, vai governar e tem dito isso com frequência. Vai que uma hora dessas, alguém resolve levar a sério.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário