09 janeiro 2019

Solidariedade é o 10º partido a apoiar Maia para a presidência da Câmara


Partidos reúnem 255 deputados. Para ser eleito em primeiro turno, Maia precisa de 257 votos. Apoio das legendas não garante que bancadas votem de maneira unificada em Maia, uma vez que votação é secreta

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil


O Solidariedade, partido que elegeu 13 deputados para a próxima legislatura, anunciou na tarde desta quarta-feira (9) que vai apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara.

É o décimo partido a apoiar Maia, formando um bloco que se aproxima do número necessário de votos para ganhar a eleição em primeiro turno. Juntos, os partidos que apoiarão Maia (PSL, PSD, PR, PRB, PSDB, DEM, Podemos, PPS, Pros e PSC) reúnem 255 deputados.

O apoio das legendas, entretanto, não garante que todas as bancadas votem de maneira unificada em Maia. O regimento interno da Câmara determina que a votação para a Mesa Diretora seja secreta, e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido do deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP) para que a votação fosse aberta. Para levar a disputa em primeiro turno, Maia precisa de 257 votos.

Em nota, o presidente do partido e deputado, Paulinho da Força (SP), afirma que a sigla acredita que Maia já demonstrou sua capacidade de conciliar todas as vertentes e pode trazer uma tranquilidade para o momento em que passa a política brasileira (leia a íntegra mais abaixo).

Na disputa

Além de Maia, pelo menos outros seis deputados anunciaram candidatura. Dois deles - Kim Kataguiri e Capitão Augusto (PR-SP) fazem parte de partidos que anunciaram apoio a Maia. O PR de Capitão Augusto anunciou a adesão ao bloco do fluminense ontem (terça, 8), mas até a tarde de hoje, o paulista não retirou oficialmente seu nome da disputa.

Além deles, Fábio Ramalho (MDB-MG), Alceu Moreira (MDB-RS), Arthur Lira (PP-AL) e JHC (PSB-AL), também articulam suas candidaturas.

Como o Congresso em Foco mostrou ontem, partidos articulam um bloco para tentar evitar que Maia consiga se reeleger em primeiro turno. O objetivo é forçar uma segunda rodada de votações, na qual todos se uniriam para evitar um terceiro mandato consecutivo do deputado do DEM. Também pesa na articulação a busca por cargos na Mesa Diretora.

Leia íntegra da nota do Solidariedade:

Solidariedade apoia reeleição de Rodrigo Maia à Presidência da Câmara

O Solidariedade apoia a candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à Presidência da Câmara dos Deputados. O partido está trabalhando desde o início das candidaturas propostas para a recondução do deputado.

Acreditamos que o atual presidente da Câmara já demonstrou sua capacidade de conciliar todas as vertentes e pode trazer uma tranquilidade para o momento em que passa a política brasileira.

A firme condução de assuntos de extrema importância durante o governo Temer mostrou toda a qualidade de Maia, que se apresenta como a melhor escolha para conduzir os trabalhos, nesse período de renovação em que estarão em pauta no Congresso projetos importantes para o futuro do país.

Paulinho da Força, deputado federal (SP) e presidente nacional do Solidariedade


Fonte: Congresso em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário