O deputado Agenor Neto (MDB) comunicou, nesta quinta-feira (07/03), no tempo de liderança da sessão plenária, que estará, nesta segunda-feira, em Brasília para solicitar ao Governo Federal que cobre da Prefeitura de Iguatu, região centro-sul do Estado, o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Regional do município.
De acordo com o parlamentar, a UTI neonatal foi construída e equipada em 2016 pelo então prefeito Aderilo Alcântara, entretanto Iguatu tem registrado muitos casos de mortalidade infantil, conforme Agenor Neto.
“Questionei por que a UTI não estava funcionando. A resposta é porque foi concluída no período eleitoral e, com isso, não podia contratar três meses antes e depois do pleito. Estou indo a Brasília, mais uma vez, para que o Governo Federal cobre da gestão de Iguatu que coloque para funcionar a UTI neonatal. Vamos lá para buscar apoio, para cobrar e exigir da atual gestão que coloque os equipamentos para funcionar”, ressaltou.
Agenor Neto falou também sobre os consórcios que administram as policlínicas e os centros de especialidades odontológicas do Ceará (CEOs), que avaliou estarem sendo mal geridos, pela falta de capacitação profissional.
“Isso afeta a população cearense mais carente. Na minha opinião, os consórcios deveriam ser geridos por profissionais que sejam formados na Escola de Saúde Publica”, argumentou.
Ainda de acordo com o deputado, há necessidade de proteger os consórcios, para que não haja indicações políticas para os cargos de gestão. “Esses consórcios se transformaram em cabide de emprego; quando são escolhidos são usados para propósitos eleitorais”, defendeu.
Agenor Neto disse ainda que outras demandas serão levadas ao Governo Federal, entre elas, solicitações para a liberação de recursos para adutoras de Iguatu, visando à resolução do abastecimento de água no município e obras de pavimentação.
LV/LF
*AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário