A Secretaria de Saúde de Parambu realizou nesse final de semana no Hospital e Maternidade Dr. Cícero Ferreira Filho, várias cirurgias oftalmológicas ( pterígios).
A ação de saúde que beneficiou dezenas de parambuenses, aconteceu nesse domingo, 10 de março, onde foram realizadas 36 cirurgias.
A Secretária de Saúde Dra. Enilzete Noronha nos informou que já ficaram agendadas 24 cirurgias de cataratas para o dia 22 de março. Nosso objetivo é atender a demanda existente em PARAMBU, para tanto todo o apoio que tem sido dado pela Administração Parambu Cada Vez Melhor e todos os envolvidos no Projeto tem sido importante para que a população seja beneficiada, disse a Secretária.
EQUIPE TÉCNICA QUE REALIZOU A AÇÃO EM PARAMBU
Instituto Mota Fernandes de Oftalmologia, sediada em Fortaleza Ceará e São Luiz Maranhão.
Corpo Clínico e Cirúrgico: Wilian Fernandes, Larissa Grace, Adriana Pires, Adeilson Dias.
Chefe do Corpo Clínico: Dr. Leonardo Mourão
Diretor: José Rafael Fernandes
O QUE É O PTERÍGIO
O pterígio é uma degenerescença da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. ... Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos (pterígio bilateral).
QUAL A CAUSA
A exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irritação crônica do olho devido a condições ambientais secas e poeira parecem desempenhar um papel importante. Um olho seco pode contribuir para o aparecimento de um pterígio.
REPOUSO APÓS CIRURGIA
Sem esta técnica, só com a raspagem, o risco da doença reaparecer é de 70%. Da carne crescida o repouso é, em geral de 7 a 10 dias. A pessoa deve procurar usar colírios antibióticos e antiinflamatórios, mas não tem restrição de posicionamento da cabeça após este período.
PMP Mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário