“A premissa básica do projeto da Praça Mais Infância é a sua função lúdica, que é o brincar. Todos os elementos são voltados para os pequenos, mais para além deles também para toda a população, é um equipamento de grande impacto pois atende todas as idades”, destaca a diretora de Projetos de Edificações, Aline Cordeiro.
Em sua maior parte (70%), os recursos são provenientes de empréstimos feitos pelo Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e aplicados por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), desenvolvido pela SPS. Há ainda participação da receita estadual (10%) e municipal (20%).
As praças comuns já são essencialmente espaços de socialização e integração cultural das comunidades. Sendo assim, o diferencial das Praças Mais Infância é o foco nos benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, estimulando um crescimento proativo e saudável.
Para atender aos pequenos cearenses e suas famílias, essas estruturas estão equipadas com bloco de apoio (administração, depósito, banheiros e fraldário), quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, bicicletário, pergolado e espirobol. Em média, possuem uma área de 3.000 m², e sua implantação, desde a fase de projeto até a construção, é supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Até o momento, 12 desses espaços já foram entregues à população cearense, beneficiando os municípios de: Viçosa do Ceará, Acaraú, Maranguape, Aquiraz, São Benedito, Pacatuba, Sobral, Pentecoste, Amontada, Granja, Crato, e mais recente, a praça de Camocim, inaugurada no último dia 7.
Dona Luzenira Silva, moradora do bairro Mirandão, no Crato, se mostra bastante satisfeita com os benefícios que o novo equipamento vai trazer ao local: “Uma praça dessa, toda bonita e cheia de brinquedo só traz felicidade pra gente! Aqui antes só tinha mato! E o melhor é que os pais, os filhos, os idosos e todo mundo vai poder aproveitar!”, vibra.
Outros 18 equipamentos estão previstos para serem implantados em: Boa Viagem, Caucaia, Cascavel, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo, Tianguá, Trairi, Icó, Canindé, Iguatu, Granja, Mauriti, Crateús, Acopiara e Juazeiro do Norte. Além disso, duas praças encontram-se em processo de licitação, com municípios ainda a serem definidos.
O Programa Mais Infância
Lançado em 2015, o Mais Infância Ceará é resultante da articulação da primeira-dama Onélia Santana; um programa social que tem apoio do Governo Federal em parceria com as secretarias do Estado, prefeituras, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.
Entre suas ações estão a assistência em educação e saúde com visitas aos municípios mais pobres, além da construção de espaços públicos adequados para o desenvolvimento infantil, promovendo uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O programa é estruturado em três eixos principais: o Tempo de Crescer, o Tempo de Brincar e o Tempo de Aprender:
O Tempo de Crescer vai abordar o desenvolvimento sociemocional e cognitivo infantil de forma integral. Para isso, é realizado um acompanhamento domiciliar em que os agentes públicos visitam e orientam as famílias com crianças de 0 a 6 anos nos municípios mais carentes, com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
O Tempo de Crescer foca nos benefícios que atividades lúdicas coletivas, brinquedos e esportes podem proporcionar às crianças através de espaços públicos projetados para esse fim. As Praças Mais Infância e Brinquedopraças são exemplos desse eixo.
O Tempo de Aprender prioriza o direito à educação de qualidade em espaços multidisciplinares, abrangendo a implantação desde creches e pré-escolas até os Centros de Educação Infantil (CEI).
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário