04 maio 2020

Anvisa vai se reunir com empresa que fabrica o remdesivir, nova esperança no tratamento da COVID-19

Medicamento Remdesivir. Foto: Divulgação Google

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vai se reunir com a empresa Gilead, responsável pela fabricação do medicamento remdesivir. A droga é uma das esperanças no combate à COVID-19. Ela, inclusive, foi autorizada nos Estados Unidos pela Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento em pacientes em estado grave.

“Nos próximos dias, a Anvisa fará reunião com a fabricante para verificar o interesse e a viabilidade do fornecimento do medicamento no Brasil”, destacou a agência em nota.

Atualmente o medicamento possui diversos testes em andamento. “Caso o benefício do medicamento se comprove, a Anvisa possui mecanismos, como anuência de uso em programa assistencial e priorização de registro, para garantir o acesso célere do medicamento à população”, explica o órgão. No entanto, o remdesivir não possui pedido de registro no Brasil. Também não houve solicitação de anuência em pesquisa clínica com a droga.

“Ressaltamos que somente as pesquisas clínicas que tem a finalidade de subsidiar o registro ou alteração de registro, como a inclusão de uma nova indicação terapêutica em bula, por exemplo, estão no escopo de atuação da Anvisa. Outras pesquisas, como as pesquisas científicas ou acadêmicas, com outras finalidades requerem somente a aprovação pela Comissão Nacional de Ética (Conep) e as Comissões de Ética (CEPs Locais)”, finaliza a Anvisa.

*Focus.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário