07 agosto 2020

Governo libera R$ 12 bilhões para micro e pequenas empresas


Mais de 12 bilhões de reais serão disponibilizados em crédito para micro e pequenas empresas até dia 15 de agosto. A informação foi dada pelo Ministério da Economia em apoio ao Pronampe – Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
  • Como funcionam os empréstimos
Para ter acesso ao crédito, é preciso que as micro e pequenas empresas estejam em dia com as declarações enviadas à Receita Federal.
Além disso, existe uma restrição de empresas que podem ter acesso ao crédito: microempresas que faturam até 360 mil reais por ano e empresas de pequeno porte com faturamento de até 4,8 milhões de reais por ano.
Nesse empréstimo, a taxa de juros é de 1,25% mais a taxa Selic – hoje, em 2,25% ao ano – com prazo de pagamento de 36 meses e carência de 8 meses.
Para saber exatamente qual é a linha de crédito de cada empresa, basta olhar o faturamento de 2019.  O crédito é de 30% do faturamento do ano. Já, para empresas em funcionamento há menos de 1 ano, o valor pode chegar a 50% do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal.
Nesse segundo caso, é importante saber qual das duas opções é mais favorável para cada negócio
Por exemplo, se a média de faturamento mensal é de 20 mil reais e o capital social de 40 mil, o limite liberado pode ser de 6 mil reais pelo critério de faturamento ou 20 mil reais pelo capital social.
Hoje, os bancos concedendo o Pronampe são Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), o Banco da Amazônia, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banrisul e o Badesul. O Bradesco deve conceder até o final de julho e o Santander, no começo de agosto.

Sobral em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário