No último domingo (18/07), Sobral completou seis meses da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até sábado (17), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, já havia aplicado 130. 940 doses do imunizante. Considerando apenas a primeira dose (D1) e a vacina de dose única, foram vacinadas 99.881 pessoas, o que representa 47,8% da população. Outras 31.059 receberam a segunda dose (D2).
As primeiras pessoas a serem vacinadas foram a agente de saúde Ana Maria do Nascimento, e a técnica de enfermagem Francisca Elenilda Rodrigues Garcia. Ambas atuam na linha de frente do combate contra o coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020.
O rápido avanço da vacinação é resultado de trabalho duro e planejamento. Quando a Secretaria da Saúde é informada sobre a quantidade de doses que estão sendo enviadas ao município e qual a destinação delas (primeira ou segunda dose), é feita a mobilização das equipes para vacinação imediata do público
Dentre as estratégias utilizadas estão drive-thrus, mutirões na sede e distritos, além de um ponto fixo para vacinação durante os dias úteis, que atende aos grupos que já estão aptos a receber a vacina. Além da equipe da Saúde, estão envolvidas ainda outras pastas municipais, como as secretarias da Cultura e Turismo (Secult), Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Educação (SMS) e Segurança Cidadã (Sesec).
VACINOU, ACELEROU
Para incentivar os moradores a completarem a imunização, a Prefeitura de Sobral lançou a campanha “Vacinou, acelerou”, que vai até o dia 31 de dezembro deste ano e sorteará seis motos zero quilômetro, além de mais R$ 90 mil em prêmios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário