17 novembro 2021

Cerimônia marca a formatura de 603 jovens do projeto Virando o jogo


 


Reinventar as possibilidades para sonhar e realizar um novo futuro. É isso que o projeto Virando o Jogo – Superação, desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Vice-Governadoria, representa para o jovem Gael Barreto, de 21 anos, morador do bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Gael é um dos 603 jovens participantes da primeira turma do Virando o Jogo, que teve a cerimônia de formatura realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Palácio da Abolição, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. “Antes, eu me via sem um futuro muito próximo. O projeto mudou minha vida de um jeito que não tem explicação, com relação ao estudo, que é a base de tudo, e emprego, buscando aprender sempre mais”, contou Gael.




Os certificados foram entregues simbolicamente aos representantes dos formandos pelo governador Camilo Santana e pela vice-governadora Izolda Cela, acompanhados da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; do presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque; e da assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia.

De acordo com o governador, o Virando o Jogo é uma ação pioneira que integra o Programa Superação. “Para nós, é muito dignificante hoje ver resultados importantes, ver essa meninada que, às vezes, estava sem esperança, e agora vai trabalhar no Banco do Nordeste ou está empolgada para montar seu negócio. Esse é o objetivo do Virando o Jogo – Superação. Nós queremos virar o jogo a favor desses jovens”, afirmou Camilo Santana, destacando que os jovens podem ter acesso aos programas Ceará Credi e Mais Empregos Ceará.


O projeto amplia as oportunidades para os jovens entre 15 e 19 anos, que não estudam e não trabalham, ofertando uma série de ações socioeducativas, qualificação profissional, esporte e cultura, no intuito de incentivar o retorno dos jovens ao ambiente escolar, fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de oportunizar sua inserção no mercado de trabalho.

Para isso, o Virando o Jogo é realizado em seis áreas de Fortaleza e tem a duração de sete meses, sendo dividido em três fases: formação cidadã e ação comunitária, qualificação profissional e atividades esportivas ou culturais e mercado de trabalho, empreendedorismo e gestão financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário