Em um eventual segundo turno das eleições de 2022, hoje, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), perderia em uma disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) e empataria, dentro da margem de erro, com Sergio Moro (Podemos). A informação é da mais recente pesquisa eleitoral da Genial Investimentos e Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira (8/12).
A pesquisa traça sete cenários possíveis de segundo turno. O ex-presidente Lula, presente em cinco, ganha de Bolsonaro, Moro, Ciro, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Em simulação de intenção de voto para o primeiro turno, o levantamento publicou que, ao serem abordados de forma espontânea sobre qual candidato escolheriam, a maioria dos eleitores (54%) se disseram indecisos. Esse índice era de 49% na última pesquisa, de novembro, o que mostra um crescimento de 5 pontos percentuais.
Outro cenário da pesquisa é o que mede a rejeição aos pré-candidatos. Nele, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, onde 64% das pessoas afirmam conhecer e não votar no presidente. Ele é seguido por Moro, com 61% de rejeição. Doria é o terceiro, com 59%. Lula é o quinto colocado, com 43% — o ex-presidente aparece com a maior fatia de eleitorado (36%) que afirma o conhecer e que votaria nele.
A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro com uma população a partir dos 16 anos, com entrevistas 2.037 realizadas “face-a-face”, diz a Genial Investimentos e Quaest Consultoria. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário