14 fevereiro 2019

Marcos Sobreira pede apoio para projetos

Deputado Marcos Sobreira
Foto: Junior Pio.

O deputado Marcos Sobreira (PDT) pediu, nesta quinta-feira (14/02), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, apoio da Casa na aprovação de dois projetos de autoria dele.

O projeto de lei nº 11/19 que trata da aplicação de multa para os responsáveis por trotes contra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Militar, e os demais serviços de urgência e emergência do Estado. “Que a gente possa intimidar, inibir que essa brincadeira de mal gosto no Estado seja cada vez mais reduzida”, justificou.

O parlamentar afirmou que dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) revelam que em setembro de 2017, das 22 mil ligações que o órgão recebeu, diariamente, quase 30% são trotes. “Praticamente um terço das ligações que o Estado recebe no serviço público é trote. Isso causa prejuízo imenso à população do Ceará”, avaliou.

Segundo Marcos Sobreira, o prejuízo é também operacional, uma vez que muitos municípios cearenses possuem uma única ambulância, que deixa de atender a ocorrências verdadeiras. “E causa ainda um prejuízo financeiro, pois qualquer locomoção vai mexer com toda a estrutura e aparato de servidores, combustíveis e manutenção de veículos”, acrescentou.

Já o projeto de lei complementar nº 03/19 diz respeito à criação da Região Metropolitana Centro Sul (RMCS), do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região do Centro Sul, e altera a composição das microrregiões do Ceará.

A região, conforme o deputado, seria constituída pelo agrupamento dos municípios de Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelô, Saboeiro e Umari, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

De acordo com ele, mais da metade da população cearense vive em municípios de pequeno e médio porte, onde é grande a necessidade de emprego. “O centro-sul tem densidade populacional, geográfica e econômica para ter uma região metropolitana, unir forças e trabalhar projetos, apresentar propostas que sejam atrativas para empresas privadas e Governo do Estado.”

Em aparte, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) elogiou as iniciativas. Em relação à primeira proposta, destacou a relevância que tem o Samu para os cearenses. O parlamentar também defendeu a necessidade de pensar como as macrorregiões, de forma unificada, podem levar investimentos estruturantes do Estado. “Parabenizo a iniciativa pensando em toda a região centro-sul de forma urbanizada para que ela cresça como um todo”, assinalou.


*ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário