Para o exercício da profissão, o nutricionista deve portar o diploma ou certificado de conclusão de curso, expedido pelas instituições de ensino de graduação em Nutrição, e estar regularmente inscrito no conselho regional de nutricionista da respectiva área de atuação profissional. Dentre essas áreas, podemos enfatizar que o nutricionista não se limita apenas em elaboração de dietas, mas na prevenção de doenças e promoção de saúde em todos os ciclos da vida: gestação e nutriz (fase da mulher na amamentação), infância, adolescência, fase adulta e terceira idade.
As áreas de atuação do nutricionista são diversas. Dentre as mais específicas, estão:
- Alimentação coletiva: Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), empresas fornecedoras de serviço de alimentação coletiva, serviços de alimentação autogestão, restaurantes comerciais e similares, unidades de produção de alimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde, serviços de alimentos congelados, serviços de buffet, alimentação escolar, alimentação do trabalhador, empresas prestadoras de serviço de alimentação coletiva ou refeição-convênio e hotelaria marítima.
- Nutrição clínica: Hospitais e clínicas em geral, clínicas de hemodiálise, instituições de longa permanência para idosos (ILPI), spa, ambulatórios e consultórios, bancos de leite humano (BLH), lactários e centrais de terapia nutricional e atendimento domiciliar.
- Saúde coletiva: Políticas e programas institucionais, ações de alimentação e nutrição na atenção básica, vigilância sanitária, atividade de alimentação e nutrição, planejamento em saúde.
- Docência: Atividades de ensino de graduação, pós-graduação e nível médio (ensino técnico), extensão, pesquisa e coordenação de cursos relacionados à alimentação e à nutrição.
- Nutrição esportiva: Academias, clubes esportivos e similares e consultórios de atendimento especializado.
- Marketing na área de alimentação e nutrição: Atividades de marketing e publicidade científica relacionados à alimentação e à nutrição humana, direcionadas aos consumidores e aos profissionais da área.
- Indústria de alimentos: Elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição e controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios.
O mercado de trabalho, além de diversificado, é bastante amplo e promissor, pois o nutricionista hoje é um gestor e empreendedor, podendo gerir o seu próprio negócio. Para isso, estes são respaldados na legislação vigente de seu conselho de classe. Uma das grandes áreas de atuação do nutricionista hoje situa-se na área de nutrição funcional, uma ramificação da Nutrição Clínica, consolidado no conhecimento da alimentação saudável e natural do ponto de vista tecnológico, exercemos funções e habilidades direcionadas para o desenvolvimento de produtos alimentares com funções específicas para cada necessidade individual, respeitando os ciclos da vida, com utilização de prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis: obesidade e síndrome metabólica, hipertensão, diabetes mellitus tipo II, câncer, depressão e doenças cardiovasculares. Outra área bastante promissora está sendo a Nutrição Esportiva, principalmente, no seguimento da suplementação de nutrientes específicos para cada modalidade.
Tens dúvida em cursar Nutrição? Saiba que a Nutrição é uma das profissões mais promissoras da área da Saúde, pois proporciona ao indivíduo o planejamento e a elaboração do perfil alimentar desde a geração até a terceira idade ou fase idosa, proporcionando ao indivíduo uma melhor qualidade de vida. Venha você fazer parte desse universo promissor e ser referência na área da Saúde. Venha ser um nutricionista.
Profª. Ms. Annunziata Cunto de Vasconcelos
Coordenadora do Curso de Nutrição da UniAteneu
Mestra em Tecnologia de Alimentos
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário