Camilo e RC. Foto: Divulgação
O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram na tarde de hoje, 4, que Fortaleza passará para fase 3 do plano de retomada das atividades sociais e econômicas. Segue a maioria das restrições, mas o novo decreto vai flexibilizar o uso dos espaços públicos, como faixas de praia, calçadões e praças, para atividades físicas e passeios. A novidade de maior impacto é a volta do funcionamento do sistema de transporte intermunicipal.
“Algumas atividades estavam planejadas. Mas não abrirão bares, restaurantes e barracas de praia”, destacou o governador. Restaurantes permanecerão funcionando apenas durante o dia. “A decisão do Comitê de Saúde foi de avaliar mais detalhadamente nos próximos dias os impactos da abertura desses estabelecimentos nesta fase”, completou Camilo.
O prefeito de Fortaleza informa que a passagem de fase se deve à melhoria constante da redução do número de casos e óbitos. “Isso gerou mais disponibilidade de leitos, tanto de UTI quanto de enfermaria”, destacou. Ressalte-se que praias, calçadões e demais espaços públicos ficam liberados para atividades individuais, sem aglomeração.
Na sequência do informa, o governador detalhou que a Região Metropolitana de Fortaleza passa para a fase 2 do plano de retomada. Já a macrorregião do Sertão Central e Litoral Leste (Jaguaribe) segue da etapa de transição para fase 1.
“A região Norte continua em fase de transição. Sobral e Tianguá ficam pelo menos mais uma semana”, ressaltou o petista. No Cariri, permanece o isolamento social rígido nas cidades de Iguatu, Juazeiro, Crato, Barbalha e Brejo Santo.
Outra importante informação: o transporte intermunicipal voltará a operar no dia 10 de julho. “Será obrigatório o uso da máscara, além da proibição de aglomerações”, ressaltou Camilo.
*Focus.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário