A Feira já se tornou referencia no circuito estadual de feiras do Ceará.
Dos feirantes, 75% vêm de Fortaleza e 60% possuem marca e até fábrica própria. Quase 100% são formalizados com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), de acordo com o presidente da Associação dos Feirantes da Aprazível, Carlos Alexandre.
As vendas ocorrem das 3h até as 10h todas as sextas-feiras. Mas é comum que as mercadorias acabem antes das 9h, nos dias de maior movimento. Segundo o presidente da Associação, os trabalhos começam já na quinta-feira em São Benedito, passando por Ipu e com última parada em Aprazível.
Feirante por 11 anos e natural de Santa Quitéria, foi em Fortaleza que Alexandre começou a ser representante e integrar o circuito de feiras no Ceará, vindo a Sobral semanalmente. Nessa década, ele avalia que o trabalho do feirante teve uma significante melhora, não havendo mais perseguição por conta de órgãos públicos ou sindicais e com uma maior facilidade para a formalização dos negócios.
A infraestrutura de Aprazível também evoluiu. O evento é o único da região Nordeste que possui sede própria, internet gratuita e parcerias para facilitar o trabalho dos feirantes
Para o comerciante Vilamar Ribeiro, a chegada da feira modificou completamente a realidade do distrito, que antes era cheio de casas abandonadas. Ele conta que, antes mesmo das construções serem terminadas, a procura para alugar já começa. "No meu caso, tenho apartamento alugados, construí minha casa e sou feirante aqui, graças a chegada da feira de confecções".
Infraestrutura
A taxa de R$ 25,00 semanal paga por cada feirante garante segurança privada, água, luz, telefone, contador, advogado, ambulatório de primeiro socorros, 14 banheiros públicos para tomar banho, manutenção da rede elétrica, manutenção das barracas e projetos sociais.
Feira de Aprazível
BR-222;Km 249
Funcionamento sextas-feiras a partir das 3h - Sobral
Confira palavra do Presidente: