30 janeiro 2018

Ministro nega a Lula liminar para barrar prisão na Lava Jato



O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, rejeitou, nesta terça-feira, 30, liminar ao ex-presidente Lula, para barrar a execução de sua pena de 12 anos e 1 mês no âmbito da Operação Lava Jato. O mérito da questão será avaliado pela 5ª Turma da Corte, sob relatoria do ministro Felix Ficher.

O ex-presidente teve sua condenação confirmada, por 3 a 0, no Tribunal da Lava Jato e ainda viu sua pena ser aumentada de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Assim como o juiz federal Sérgio Moro, os desembargadores entenderam que o triplex no condomínio Solaris e suas respectivas reformas custeadas pela OAS representam propinas de R$ 2,2 milhões ao petista.

Ao condenar Lula, os desembargadores ainda pediram para que, após esgotado seu último recurso ao TRF-4, a pena de prisão, em regime fechado, seja executada. Contra o cumprimento da pena, Lula se insurgiu ao STJ e pediu para que possa recorrer até as Cortes Superiores, em liberdade, e para que seja suspensa a sua inelegibilidade.

Ao rejeitar o pedido, o ministro afirma que ’em recentes julgados, tenho adotado o entendimento de que é possível a execução provisória de acórdão penal condenatório proferido em grau recursal, mesmo que sujeito a recurso especial ou extraordinário, não havendo falar-se em violação do princípio constitucional da presunção de inocência’.

Segundo os advogados do ex-presidente, em habeas corpus, não bastaria o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, firmado em votação histórica em outubro de 2016, nem a súmula 122 do TRF-4, que prevê o cumprimento de pena após sentença condenatória de segunda instância.

No entanto, o ministro afirma que ‘não há plausibilidade do direito invocado pelo impetrante, pois a possibilidade de execução provisória da pena encontra amparo na jurisprudência das Cortes Superiores’.

“Isso porque o Supremo Tribunal Federal, ao julgar o HC 126.292, passou a adotar o entendimento de que não viola a presunção constitucional de não culpabilidade a execução provisória da pena quando pendente recurso sem efeito suspensivo, como são os recursos extraordinário e especial, nos quais não há mais possibilidade de discussão acerca da matéria de fato”, afirma.

Na decisão, o ministro ainda lembrou que no julgamento do TRF-4 foi determinado que não seria iniciada a execução provisória da pena de Lula após o término da sessão ocorrida no dia 24 de janeiro.

“Por ter sido assegurado ao ex-Presidente que eventual prisão não será implementada antes do exaurimento da jurisdição ordinária, parece-me, ao menos, por ora, que não há configuração de ato consubstanciador de constrangimento à sua liberdade de locomoção”, disse, lembrando de uma recente decisão que tomou ao negar um HC preventivo em favor de Lula pedido pelo advogado John Lennon Silvestre de Melo, que não integra a defesa do petista.

Martins destacou que o STJ já tem entendimento no sentido de que o habeas corpus preventivo tem cabimento quando houver ameaça à liberdade de locomoção. “Dessa forma, diante de tudo o que foi explicitado acima, o fundado receio de ilegal constrangimento e a possibilidade de imediata prisão não parecem presentes e afastam o reconhecimento, neste exame limitado aos requisitos dos provimentos de urgência, da configuração do perigo da demora, o que, por si só, é suficiente para o indeferimento do pedido liminar”.

O ministro ainda pediu que o TRF-4 receba ofício para que preste informações no caso, e deu vista ao Ministério Público Federal (MPF).

O relator do HC é ministro Felix Fischer, relator de casos da Operação Lava Jato no STJ, mas Martins é quem está no exercício da presidência durante o recesso até esta quarta-feira (31), responsável pela análise de pedidos urgentes.

COM A PALAVRA, O ADVOGADO CRISTIANO ZANIN MARTINS, QUE DEFENDE LULA 

Sobre a decisão anunciada pelo STJ de negar o habeas corpus ao ex-presidente Lula, os advogados de defesa esclarecem que:

“A Constituição Federal assegura ao ex-Presidente Lula a garantia da presunção de inocência e o direito de recorrer da condenação ilegítima que lhe foi imposta sem antecipação de cumprimento de pena.
A defesa usará dos meios jurídicos cabíveis para fazer prevalecer as garantias fundamentais de Lula, que não pode ser privado de sua liberdade com base em uma condenação que lhe atribuiu a prática de ilícitos que ele jamais cometeu no âmbito de um processo marcado por flagrantes nulidades”.

CRISTIANO ZANIN MARTINS

Fonte: Estadão.

Governo do CE planeja série de privatizações para desafogar contas



O Governo do Ceará deve fechar, ainda no primeiro trimestre de 2018, uma proposta para permitir a entrada de capital privado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), formado pelo Porto do Pecém e uma zona industrial, onde já estão instaladas a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Termelétrica do Pecém e Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Além do CIPP, outros nove ativos do estado devem passar para a iniciativa privada por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), concessões e venda de ativos.

“O Porto é o maior ativo do Ceará e que já opera com recursos próprios. Fechou o ano com movimentação de cargas 41% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que resultou no faturamento bruto da ordem de R$ 144 milhões, um crescimento 62,2% superior ao de 2016”, explica o titular da Secretaria de Panejamento e Gestão (Seplag), Francisco Maia Júnior.

O desempenho do Porto foi fator preponderante para a sua inclusão na lista de ativos prioritários. Segundo Maia Júnior, foi realizada uma avaliação criteriosa, com a participação de uma consultoria internacional, que identificou quais ativos que seriam priorizados em função de suas condições estratégicas, complexidades, especificidades ou volume de investimentos.

Além do CIPP, compõem a lista de concessões:

Arena Castelão, estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo 2014, é administrado por empresa privada (Foto: Juscelino Filho‏/Globoesporte.com)


  • Os Centros de Eventos (Centro de Eventos do Ceará e de Convenções do Cariri)
  • Centro de Formação Olímpica (CFO)
  • Arena Castelão
  • Acquario Ceará
  • Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), de Maracanaú, Tianguá e Região do Cariri
  • Placas Solares
  • Cinturão Digital do Ceará
  • Sistema Metroviário e terrenos (imóveis)

As regras que permitem a concessão dos ativos foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará no fim de 2016.

A decisão de o Governo do Ceará de "transferir" esses ativos para a iniciativa privada foi o caminho encontrado para impulsionar a economia diante da situação fiscal por que atravessa o país, gerar receitas e desafogar os cofres públicos da conta de custeio.

“Com a crise e a escassez das transferências voluntárias por parte da União, a situação na maior parte dos estados e municípios tende a se agravar, e o Ceará – apesar do equilíbrio fiscal, não está isento dos problemas advindos das escassez de repasses da União. O que estamos fazendo é buscar alternativas, criando um ambiente propício para o setor privado investir e desonerar o estado para investimentos em políticas públicas”, ressalta Maia Júnior.

Além desses, o Governo do Estado deverá lançar ainda até o início de fevereiro o edital de concessão da Usina de Dessalinização, já liberado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em processo de análise, estão os editais da Linha Sul do Metrô e do VLT de Fortaleza. Em seguida, deverão ser lançados os editais das Plantas Solares e dos Centros de Convenções (Centro de Eventos de Fortaleza e de Convenções do Cariri). Em 2019, deverá ser iniciado o processo de concessões de estradas da rede estadual.

No Ceará, após o leilão de concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, o Governo Federal deverá abrir o processo de concessão dos aeroportos de Juazeiro do Norte, de Jericoacoara e de Canoa Quebrada.

G1

Camilo se reúne com Temer através de articulação de Eunício Oliveira e discute segurança pública no Ceará



O governador Camilo Santana cumpriu agenda nesta terça-feira (30), em Brasília, onde se reuniu com o presidente da República, Michel Temer, para discutir medidas para a segurança pública do Estado. De imediato, foi aprovada uma força tarefa com grupo especializado da Polícia Federal.

“Discutimos os fatos ocorridos recentemente e solicitamos apoio em relação a ações urgentes no Estado, e também a médio e longo prazo. Ele já autorizou de imediato uma força tarefa com grupo especializado da Governo Federal para trabalhar a questão da inteligência e ficou de avaliar todos os pontos colocados na audiência”, disse o chefe do Executivo.

Participaram também da reunião o presidente do Senado, Eunício Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gladyson Pontes; e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque.

Camilo Santana destacou a importância da participação de todos os setores em prol da segurança do Estado. “Quero agradecer aos três poderes presentes, pois estamos mostrando unidade, união em defesa ao Ceará”, disse.

“Esse é um momento de somarmos forças, no interesse da defesa do povo do Ceará e na definição de que queremos viver um estado pacífico. Fomos bem recebidos pelo presidente da República em relação às questões trazidas pelo governador. Todas as reivindicações estão sendo analisadas, algumas foram de pronto autorizadas”, disse o senador Eunício Oliveira.
O encontro requereu emergência, principalmente, após a chacina ocorrida no último sábado, 27, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza, que resultou na morte de 14 pessoas, e na rebelião de presos que aconteceu no município de Itapajé, que deixou dez detentos mortos e oito feridos.

Confira o vídeo:


Lula recorre ao STJ contra possibilidade de prisão



Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impetraram nesta terça-feira um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de que a pena de 12 anos e um mês de prisão a que ele foi condenado no tribunal comece a ser cumprida assim que se esgotem as possibilidades de recurso ao TRF4.

A defesa de Lula classifica o entendimento dos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus como “ilegal” e “inconstitucional”. Como a pena imposta ao ex-presidente foi a mesma nos votos dos três magistrados, só cabe aos defensores de Lula recorrer ao tribunal com embargos de declaração.


*Veja.

Ceará mantém fiscalização do pagamento do Seguro DPVAT na data do licenciamento do veículo



Está disponível, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o link para emissão de boletos para pagamento do Seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre o DPVAT. No entanto, há uma divergência entre Detran e a seguradora sobre a data do pagamento.

(Atualização: o Detran esclareceu nesta segunda-feira, 30 de janeiro, que só vai multar o motorista por atraso no pagamento do DPVAT se o mesmo não pagar o seguro até o licenciamento do veículo conforme calendário abaixo, mas caso o motorista não pague o seguro nesta quarta, 31 de janeiro, ficará descoberto em caso de acidente com vítima)

De acordo com a Seguradora Líder, responsável pela administração do seguro, o prazo para o pagamento do seguro para todos os finais de placa do Ceará termina em 31 de janeiro, conforme divulgado no site, mesma data de pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A Líder esclarece, ainda, que em 2018 o pagamento do DPVAT só poderá ser feito em parcela única. O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. O boleto poderá ser pago no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Detran

Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) afirmou que, apesar de a Líder ser a responsável pela definição de valores, prazo e forma de pagamento (à vista ou parcelado), cabe aos órgãos de trânsito a checagem do pagamento quando do licenciamento do veículo, uma vez que é dever de todo proprietário o seguro em dia para que o veículo seja licenciado, conforme determina a legislação.

O Detran esclarece também que, no Ceará, a instituição só vai multar os motoristas que não estiverem com o pagamento do DPVAT em dia conforme o calendário abaixo (com base na data final da placa do veículo)


Data de licenciamento do veículo


Final da placa Data de pagamento:

1 Até 10 de Março (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
2 Até 10 de Abril (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
3 Até 10 de Maio (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
4 Até 10 de Junho (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
5 Até 10 de Julho (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
6 Até 10 de Agosto (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
7 Até 10 de Setembro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
8 Até 10 de Outubro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)
9 Até 10 de Novembro(ou primeiro dia útil posterior a esta data)
0 Até 10 de Dezembro (ou primeiro dia útil posterior a esta data)

Fonte: Detran

No ato do pagamento do licenciamento, é possível emitir também o boleto do seguro, como uma comodidade para os condutores que queiram efetuar os dois pagamentos no mesmo período. Segundo o Detran, o proprietário de veículo pode emitir, a qualquer tempo, o seu boleto DPVAT para pagamento no site do Detran.

O Detran afirma que só exigirá a comprovação desse pagamento no ato do licenciamento, de acordo com o calendário.

O que é DPVAT


O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O DPVAT garante três tipos de indenizações:

Morte, com indenização de R$ 13,5 mil
Invalidez Permanente, com indenização de até R$ 13,5 mil
Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares (DAMS) em até R$ 2,7 mil

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

G1

TJCE aprecia projeto para instalar Vara Especial



Nesta quinta-feira, 1º, o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai apreciar projeto de lei que dispõe sobre a ampliação da estrutura judiciária para instalar Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado na Comarca de Fortaleza. O presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes, conduzirá a sessão, com início marcado para as 13h30min.

A expectativa é de que a Vara, com competência em todo o território cearense, torne os julgamentos desses crimes mais céleres, a partir da adoção de colegiados de juízes.

A nível nacional, o presidente Michel Temer (MDB) afirmou na semana passada, em entrevista à Folha de São Paulo, o plano de criar o Ministério da Segurança Pública, que hoje é uma secretaria subordinada à pasta de Justiça. Criação do novo ministério está prevista para abril.

“Está na minha cabeça, mas não está decidido. Nessa busca de tentar atender a uma realidade fática, nós temos de atentar para isso”, afirmou o presidente.

Letícia Alves - O Povo ONline

Eunicio articula encontro entre Camilo e Temer para discutir crise na segurança



O governador Camilo Santana (PT) já está em Brasilia, junto com o Presidente da Assembléia, Zezinho Albuquerque e do presidente do TJCE, Gladyson Pontes, onde se reúnem com o presidente Michel Temer (MDB) nesta terça-feira, 30, encontro esse articulado pelo Presidente do Senado, Eunicio Oliveira, que também participa da reunião.

Na pauta deverá estar a crise na segurança pública que assola o Ceará. O encontro consta na agenda do governador para as 13 horas desta terça, 14 horas no horário de verão em Brasília. 

Fonte: Blog do Tidi

M. Dias Branco sobe na Bolsa após comprar Piraquê por R$1,55 bilhão



São Paulo — A fabricante de alimentos M. Dias Branco sobe forte na Bolsa nesta terça-feira, após o anúncio da compra da Piraquê por 1,55 bilhão de reais. A operação ainda deve ser avaliada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Durante a manhã, os papéis da empresa chegaram a subir até 6,7%, a 58,79 reais. No ano, os papéis acumulam ganhos em torno de 12%.

Segundo a M. Dias Branco, a aquisição serve para acelerar seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste, “bem como de incluir no seu portfólio produtos de alto valor agregado”.

Com sede no Ceará, a M. Dias Branco é dona de marcas de alimentos como Adria, Estrela e Isabela e possui 12 fábricas.

A Piraquê, fundada no Rio de Janeiro, produz biscoitos e aperitivos e tem uma fábrica no Estado fluminense.

Segundo o fato relevante divulgado pela M.Dias Branco, a Piraquê teve faturamento de 717 milhões de reais entre outubro de 2016 e setembro do ano passado.

Participação

No ano passado, a M. Dias Branco liderou o mercado de massas secas no Brasil, segundo dados da Euromonitor. A participação total da companhia foi de 24,2%. No mesmo período, a Piraquê era a sexta empresa no segmento, com fatia de 4,2%.

Em aperitivos, a M. Dias ficou em segundo lugar, com participação de 10,3%, enquanto a Piraquê era a décima empresa, com fatia de 1,8%.

Em biscoitos doces, a Euromonitor também identifica a M. Dias Branco como líder no ano passado, com participação de 16,3% ante parcela de 3,1% da Piraquê, que detinha a oitava posição no ranking.

Com Agência Estado.

Acaraú: Governo do Ceará e prefeitura promovem encontro do Cartão Mais Infância para 1.132 famílias



Mais 1.100 famílias de Acaraú, no Litoral Norte, receberão do Governo do Ceará o Cartão Mais Infância, auxílio de R$ 85. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, se reunirá nesta quarta-feira (31), às 10 horas, com os beneficiários da cidade, na Escola Estadual Profissionalizante Marta Giffoni.

O Cartão Mais Infância é destinado a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. A condição para o receber o Cartão é que as gestantes devem realizar o pré-natal e as mulheres que amamentam devem ter acompanhamento da saúde; crianças de 0 a 6 anos devem estar com cartão de vacinação em dia e serem acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família; preencher o questionário do aplicativo Mais Infância; e participar de encontros comunitários com temáticas que promovam o desenvolvimento da parentalidade responsável.

Além da transferência mensal de R$ 85, a família também contará com acompanhamento pelas equipes de saúde e da assistência social e ainda o acesso preferencial aos programas financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza nas áreas de habitação, segurança alimentar, saúde, educação e inclusão produtiva. Para informações ou dúvidas, as famílias devem ligar para o número (85) 3101.4613/3101.2104/3101.2101.
Serviço

Encontro do Cartão Mais Infância em Acaraú

Data:
 31 de janeiro
Horário: 10 horas
Local: Escola Estadual Profissionalizante Marta Giffoni
Endereço: Rua Francisco Itamar Araújo, Monsenhor Edson, Acaraú

Fonte: Blog do Tidi

IPVA 2018: Cota única vence nesta quarta-feira (31/01)



Vence nesta quarta-feira (31/01) a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2018) com desconto de 5% no valor total a ser pago pelo contribuinte. A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) informa que todos os boletos para pagamento do imposto já encontram-se disponíveis no site da instituição. Como em 2017, essa será a única forma de realizar o pagamento do tributo, pois os boletos não serão enviados pelos Correios.

O contribuinte deve imprimir o boleto no site da Sefaz e pagá-lo em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, Bradesco, em casas lotéricas e nas Farmácias Pague Menos. O imposto poderá ainda ser pago por meio de cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. Segundo a Sefaz, aproximadamente 20% dos 2.384.925 veículos tributados em 2018 já efetuaram o pagamento. São isentos todos os veículos com mais de 15 anos de uso, veículos da União, Estado e municípios, além de táxi e ônibus urbanos e metropolitanos.

Quem decidir por parcelar o desembolso – sem nenhum abatimento especial – deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 09 de fevereiro, 09 de março, 09 de abril, 09 de maio e 11 de junho de 2017.”Com a redução do valor do tributo, há também uma redução da inadimplência. Assim, a idéia é que quase a totalidade das pessoas pague o IPVA. Mesmo com uma redução média de 4,46%, há a expectativa de um aumento da receita de 13%, um valor bastante significativo para o Estado”, afirma o secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho.

A redução média aplicada no Ceará foi superior a divulgada pela maioria dos estados até o momento. Em São Paulo, a redução média foi de 3,2%, no Paraná 3,46%, em Pernambuco 3% e na Paraíba 2,9%. Motocicletas até 125 cilindradas, sem infrações de trânsito em 2017, continuam com o benefício da redução de alíquota de 2% para 1% no valor do IPVA. Ao todo, 2.384.925 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 969.244.939,64 milhões, onde 50% desse valor pertence ao tesouro estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.

Fonte: Blog do Tidi

Uruoca: Prefeito Kilsen anuncia convenio para construção de uma UBS em Campanário.



Sempre buscando melhorar a qualidade de vida de seus munícipes e oferecer melhores serviços a comunidade, o gestor do município de Uruoca, Prefeito Kilsen Aquino, conseguiu por meio de emenda parlamentar recursos na ordem de R$700mil para construção de uma Unidade Básica de Saúde.

A obra irá beneficiar o principal distrito do município, Campanário.

Na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, Kilsen esteve na Caixa Econômica Federal, assinando o convênio para liberação do projeto.

"A Sede do Distrito de Campanário ganhará esta nova unidade básica de saúde para organizarmos melhor o fluxo de atendimento da população de nosso importante Distrito." Destacou o chefe do executivo municipal.


Abaixo a imagem do convênio:




Bancada de oposição de Sobral em ritmo de desidratação política



Com base reduzida, o grupo de oposição de Sobral, liderado pelo depurado federal Moses Rodrigues (MDB) não satisfeito com o desempenho na condução dos encaminhamentos de sua bancada, no legislativo sobralense, altera liderança do grupo na Câmara de Sobral.

Em reunião no último final de semana, o vereador do MDB, Zé Vytal, foi substituído pelo vereador do Solidariedade, Giu Vasconcelos (SD) que assumirá a liderança da base oposicionista que caminha com desidratação política.

A reunião da oposição foi prestigiada apenas por 07 dos 10 vereadores eleitos pela coligação do candidato derrotado, Moses Rodrigues (MDB) na última eleição municipal de Sobral.

* Sobral de Prima.

29 janeiro 2018

"Sem reforma da Previdência, não haverá como pagar aposentadoria", diz Temer a Silvio Santos



Em entrevista ao apresentador Silvio Santos, veiculada pelo SBT nesta noite de domingo (28), o presidente Michel Temer (PMDB) defendeu a necessidade de o Congresso Nacional aprovar a proposta do governo de reforma da Previdência.

"Se não houver uma reformulação da Previdência, o que vai acontecer daqui a dois, três anos, é aquilo o que aconteceu em Portugal e na Grécia: ou seja, a dívida previdenciária é tão grande, tão expressiva, que lá foi preciso cortar 30%, 40% dos vencimentos dos funcionários públicos".

Temer disse ainda que os Estados não terão como pagar a aposentadoria. "Hoje a dívida previdenciária é de R$ 189 bilhões, no ano seguinte será de R$ 220 bilhões".

"Quando você tem um equilíbrio das contas públicas, você tem queda da inflação, queda dos juros, você tem alimento mais barato. E quando não há essa possibilidade, as contas públicas crescem de uma tal maneira que você começa a ter prejuízos".

O presidente afirmou ainda que a reforma "não prejudicará os mais pobres".

"Esta (reforma da) Previdência não prejudica os pobres, os trabalhadores rurais estão excluídos (do projeto) e os deficientes físicos também", disse Temer, em conversa que foi gravada no último dia (18). "Quem vai sofrer uma pequena consequência é quem ganha 13, 14, 15, 20 mil reais", afirmou, destacando o estabelecimento de uma previdência complementar para quem deseja se aposentar com valores acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.531,31).
Votação

Em busca de apoio ao seu projeto, Temer fez um afago aos deputados federais, durante sua conversa com Silvio Santos. "Os deputados tem consciência da necessidade da reforma da Previdência".

O governo tem prometido votar em 19 de fevereiro sua proposta, que enfrenta forte oposição de sindicatos e partidos de oposição. Na semana passada, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que contabiliza no momento 275 votos favoráveis, dos pelo menos 308 necessários para aprovar a medida na Câmara dos Deputados.

No sábado (27), a Bandeirantes veiculou uma outra entrevista de Temer, dessa vez ao apresentador de televisão Amaury Jr. O presidente afirmou ter "certeza" de que seu governo conseguirá aprovar em fevereiro uma proposta de reforma da Previdência.

"Eu acho que a esta altura, do jeito que está, a reforma da Previdência, sem causar problema para ninguém, apenas cortando alguns privilégios, já está sendo absorvida pela população...tenho certeza de que em fevereiro nós vamos conseguir fazer a reforma da Previdência", disse Temer.

Temer afirmou ainda que não será candidato à reeleição neste ano e que quer ser "lembrado lá na frente como o sujeito que fez as reformas indispensáveis para o país".

Na entrevista a Silvio Santos, ele reafirmou que seu desejo não é disputar a reeleição. "Eu quero deixar um legado histórico. Quero que meu governo seja lembrado como um reformista", afirmou.

Na segunda-feira (29), o presidente participará de um programa na Rádio Bandeirantes, às 8h30. Ele será entrevistado por três jornalistas e um cientista político. O presidente tem se esforçado para popularizar a reforma e garantir assim o apoio dos deputados.

Assim como fez no programa do dono do SBT, Temer concedeu entrevista para o apresentador Ratinho, cujo programa vai ao ar a partir das 22h45 desta segunda-feira (28).


* Com Estadão Conteúdo

Temer diz que governo estuda criação de Força Nacional à disposição dos Estados



O presidente Michel Temer disse nesta segunda-feira, 29, que o governo estuda a criação de uma Força Nacional que esteja à disposição dos Estados brasileiros para contenção de crises na segurança pública, como a que atingiu o Ceará neste fim de semana.

Apesar disso, o presidente procurou rechaçar a responsabilidade da União pela segurança pública nos Estados. “Voltamos nossos olhos à segurança pública, mas sem invadir a competência dos Estados”, disse.

*Blog do Xerife.

Aprece realiza reunião com Presidente do Congresso Nacional no próximo dia 02



Sempre atuante em seu trabalho de mobilização e articulação em favor dos municípios cearenses, a Aprece realizará, na próxima sexta-feira (2), um encontro entre prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado com o Presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira. O objetivo da reunião, que acontecerá a partir das 16h no auditório do BNB Passaré, é tratar de questões urgentes para as administrações municipais. Destaque para a solicitação de repasse imediato do Auxílio Financeiro aos Municípios, que deveria ter sido liberado pelo Governo Federal em dezembro do ano passado.

“É chegada a hora de mostrarmos nossa força e nos engajarmos para que esse encontro tenha a presença de todos os prefeitos e prefeitas do Ceará. A crise que assola as administrações municipais só poderá ser sanada se o movimento municipalista tiver união e articulação”, afirmou o presidente da Aprece, que estima a participação maciça dos gestores municipais cearenses no encontro.

A falta do cumprimento da promessa de repasse do auxílio financeiro até o final de 2017 agravou a situação das administrações municipais, visto que a maioria dos gestores programou o fechamento de suas contas confiando nessa transferência. Importante ressaltar que o valor estipulado de R$ 2 bilhões não chega a compensar a grande disparidade entre os recursos recebidos regularmente da União e os gastos diários oriundos das crescentes obrigações impostas aos municípios. Dados do movimento municipalista nacional atestam que, em todo o País, 63% das prefeituras não fecharam as contas, sendo que 15% não pagaram a folha e 47% não honraram suas dívidas com fornecedores. Além disso, 26,1% das administrações municipais brasileiras excederam, no exercício de 2017, os limites da despesa de pessoal, e 41,5% correm o risco de, em breve, ultrapassarem também esse limite.

Outras pautas que deverão ser tratadas com o senador Eunício Oliveira na próxima sexta-feira são: a PEC 391/2017, que aumentaria em 1% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em setembro; as dificuldades enfrentadas pela forma como estão sendo atualmente cobrados os precatórios a dezenas de municípios cearenses; e a transposição do Rio São Francisco. Tendo em vista que a maioria dos municípios Nordestinos enfrentam realidades e dificuldades parecidas, a Aprece está convidando os presidentes das associações municipalistas regionais a também participarem do encontro.

Reunião dos Prefeitos Cearenses com o Presidente do Congresso Nacional

Data: 02/02/18 (sexta-feira)

Horário: A partir das 16h

Local: Auditório do BNB Passaré (Av. Silas Munguba, 5700)

Fonte: Blog do Tidi

Acaraú: Governo do estado e prefeitura realizam lançamento do Cartão Mais Infância nesta quarta(31)




O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Municipal de Acaraú, convidam você para a solenidade de lançamento do Cartão Mais Infância.

Data: 31 de janeiro de 2018
Local: EEEP Marta Giffoni
Horário: 9:00h

Em nota, Deputada Aderlânia cobra ação do Governo contra violência



A Deputada Aderlânia Noronha (SD), que integra o grupo de oposição na Assembleia Legislativa, cobrou, por meio de mensagens e notas, providências urgentes do Governo do Estado contra a criminalidade e, principalmente, para identificação dos autores das 14 mortes (dados oficiais) registradas na madrugada deste sábado, 27, no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza. O assunto entrou no noticiário local, nacional e internacional e pautará a retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa, a deputada Aderlânia Noronha, por meio de nota, disse que a notícia sobre a chacina com 14 assassinatos “deixa a todos nós apavorados e com a sensação de que cada vez mais o comando do crime assume o controle de nosso Estado”. Aderlânia criticou, também, as palavras do Secretário de Segurança Pública, André Costa, de que, mesmo com a dimensão a chacina, “não há motivo para pânico”.

Em outro trecho da nota, Aderlânia Noronha afirma que “o aumento descontrolado dos grupos de facções só tem sido possível em razão da omissão das autoridades de segurança e da lacuna que o Estado tem deixado livre para que o mundo do crime possa ocupar e agir sem qualquer receio de ser combatido”. Aderlânia finaliza a nota com uma cobrança: “seguiremos cobrando das autoridades mais respeito e atitude diante de casos tão selvagens de violência contra nossa sociedade”.

Nota Aderlânia Noronha

“A notícia da barbárie ocorrida na madrugada deste sábado, 27, em um dos bairros de nossa capital, deixa a todos nós apavorados e com a sensação de que cada vez mais o comando do crime assume o controle de nosso estado. Passa da hora das autoridades responsáveis pela segurança pública olharem para as famílias que sofrem com perdas de seus entes e tomarem providências que mostrem que o estado é capaz de garantir segurança ao seu povo. “Não há motivo para pânico” – declaração do secretário de Segurança Pública, senhor André Costa.

Vir a público para fazer tal declaração, nesse momento, chega a ser desrespeitoso, secretário. Somente nessa madrugada, 14 pessoas foram executadas de forma brutal, a maioria delas, mulheres. Como não há motivo para pânico? Nos primeiros 27 dias de 2018 já foram registrados 440 casos de execução. Como não há motivo para pânico, secretário? Todas essas vítimas deixam famílias sofrendo em razão da violência que o estado tem se demonstrado incapaz de controlar. Pedem e esperam justiça para que outras não venham a sofrer a mesma dor.

O aumento descontrolado dos grupos de facções só tem sido possível em razão da omissão das autoridades de segurança e da lacuna que o estado tem deixado livre para que o mundo do crime possa ocupar e agir sem qualquer receio de ser combatido. Às famílias que sofrem pelos seus filhos brutalmente assassinados o nosso abraço de pesar e solidariedade. Seguiremos cobrando das autoridades mais respeito e atitude diante de casos tão selvagens de violência contra nossa sociedade.

Deputada estadual Aderlânia Noronha (SD)”

*Com Ceará Agora.

Após chacina, governo federal anuncia força-tarefa para combater facções no CE


Ministro da Justiça Torquato Jardim

Ministério da Justiça informou que montará uma força-tarefa para contribuir com o Governo do Ceará nas investigações sobre a chacina que causou a morte de 14 pessoas em Fortaleza, ocorrida no último sábado (27).

A equipe enviada pelo Ministério contará com membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional.

A intenção do reforço à Secretaria da Segurança Pública do Ceará é proporcionar que atuem para "reprimir de forma exemplar a ação de grupos criminosos envolvidos na chacina".

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse ainda que a União continuará oferecendo apoio técnico e financeiro aos Estados, para que haja integração e harmonia nos trabalhos dos órgãos de segurança "ainda que os governantes não solicitem apoio por razões eminentemente políticas".

Ações

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou medidas de combate às facções que atuam no Ceará. Uma delas é um centro integrado - que funcionará no mesmo ambiente - para "que a gente possa ter mais agilidade no combate ao crime organização. Vamos integrar todas as 'inteligências' dessas instituições para unificar as estratégias, a investigação e a punição dessas pessoas.

O governador também informou sobre a criação de um grupo especializado de combate ao crime organizado no âmbito da Polícia Federal no Ceará, a fim de que sejam fortalecidas as investigações sobre tráfico de drogas, de armas e proteção de fronteiras, por exemplo.

Além disso, Camilo Santana anunciou a criação de uma Vara, no âmbito da Justiça, especializada no julgamentos dos casos relativos ao crime organizado.

*G1

Marco: Prefeitura retoma manutenção e melhoramento da Iluminação Pública no Municipio




A administração pública do município de Marco, está retomando a revitalização e manutenção da iluminação pública do município. Todo o material e serviços já estão garantido para todo o ano de 2018.

A prefeitura emitiu ainda uma nota sobre a situação a iluminação da Avenida Prefeito Guido Osterno, em alguns pontos no trecho entre a Caixa D'água até o prédio da Prefeitura.
Segundo a informação, os problemas no trecho ocorreram em virtude de ligações indevidas, por parte de proprietários de sons automotivos nas caixas de passagens da iluminação do canteiro central, causando curto e danificando a rede, dano este agravado pelo período chuvoso que se iniciou. 

Abaixo confira a nota na integra:


Deputado Robério Monteiro e Prefeito Elizeu Monteiro visitam dependências da Escola Profissional de Itarema



O deputado estadual Robério Monteiro (PDT), acompanhado do seu irmão, o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, visitou, nesta sexta-feira (26/1), as dependências da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Rosângela Albuquerque de Couto, situada no bairro itaremense de Lagoa Seca.

A unidade apresenta uma mega estrutura com 12 salas de aula, auditório para 190 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes vão contar com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade escolar também vai dispor de uma quadra coberta e um anfiteatro, além de cozinha industrial. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais.

Os recursos da obra da unidade profissional são provenientes do Governo Federal e Tesouro Estadual. Em média, o investimento é de R$ 8,5 milhões.

presenta um currículo que integra a formação geral do ensino médio às disciplinas dos cursos técnicos, com aulas das 7 horas às 17 horas. São modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Os estudantes contam com três refeições diárias, uniforme escolar, livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.

A escola profissional de Itarema, cuja inauguração está prevista para fevereiro, mês de aniversário de emancipação política do Município, conta inicialmente com a oferta de quatro cursos técnicos integrados ao médio nas seguintes especialidades: Redes de Computadores, Desenho da Construção Civil, Contabilidade e Eventos. A seleção dos alunos pioneiros transcorre neste mês.

À visita realizada nesta sexta, fizeram-se presentes a titular da Crede-3 (Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação), Elvira Veras, e o diretor da unidade profissional itaremense, Rafael Lopes de Morais, que, em entrevista exclusiva ao jornal Central de Notícias, da Acaraú FM, relatou a grande expectativa com relação ao início das atividades da escola, após a inauguração tão aguardada por todos os itaremenses.

Para o Prefeito Elizeu Monteiro, a inauguração da escola profissional, a se dar em sua primeira gestão enquanto prefeito do Município, será um marco divisor de águas na história de Itarema. "Agora os estudantes de nossa região contarão com um equipamento educacional de referência em nosso Estado, com educação pública e de qualidade, oferecendo ao estudante a chance não só de concluir seus estudos a nível médio, mas também técnico, gerando grande oportunidades no mercado de trabalho", destacou.

Conforme o deputado estadual Robério Monteiro, nada mais justo do que os itaremenses também passarem a dispor de um equipamento educacional de ponta como a Escola Profissional, que "já se consolidou em nosso Estado como experiência exitosa, com a sua grande estrutura, profissionais qualificados e ensino primoroso, que estimula o conhecimento e a pesquisa, melhorando cada vez mais nossos índices educacionais", comemorou.


Reportagem: Edson Costa
*CN Online Acaraú.

As medidas do Governo na Segurança



A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas

O Governador Camilo Santana esteve reunido no domingo (28) na Secretaria de Segurança Pública, com representantes dos órgãos de Segurança e Justiça do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Polícia Federal, além do presidente do Poder Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque. Decisões importantes foram tomadas para o reforço no combate ao crime organizado no Estado e que serão colocadas em prática de imediato.
O que foi criado e desenvolvido na reunião:

- Criado um Centro Integrado de Combate ao Crime Organizado, que funcionará no prédio do Ceará Pacífico, envolvendo representantes de todas as instituições, para que as decisões sejam tomadas de forma mais ágil;

- Criado um grupo reunindo as inteligências de todos os órgãos da Segurança e Justiça para a troca permanente de informações;

- A Polícia Federal antecipará a criação de um Grupo Especializado para ajudar no combate ao crime organizado no Ceará. A intenção é fortalecer a investigação do crime de tráfico de drogas e armas, que é responsabilidade constitucional do Governo Federal;

- E o Poder Judiciário criará uma Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado. Com isso, teremos mais agilidade nas ações da Justiça, que serão realizadas através de um colegiado, e não apenas um juiz;

Palavras do Governador:

São decisões importantes que mostram que os poderes e as instituições estão cada vez mais unidas para combater o crime organizado em nosso estado.

Sobre a chacina ocorrida no sábado (27) informamos que outros cinco suspeitos já foram identificados. Operações estão sendo realizadas com o objetivo de capturar todos os envolvidos o mais breve possível.

*Sobral de Prima.

Vice-presidente do TSE, Luiz Fux, libera outdoors de Bolsonaro



O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, negou pedido de liminar do Ministério Público Eleitoral que solicitava a retirada de outdoors com suposta propaganda eleitoral em favor do deputado federal Jair Bolsonaro no interior da Bahia.

Na representação, o MPE afirma que as peças estariam sendo replicadas em publicações nas redes sociais. O outdoor, com uma foto de Bolsonaro, leva o texto "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro. Pela honra, moral e ética. Paulo Afonso - BA".

Na decisão, Fux, que assume a presidência da Corte Eleitoral no dia 6 de fevereiro, cita trecho da lei que determinou que casos com menção à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos não se configuram como propaganda eleitoral antecipada. O ministro do TSE baseia a argumentação na nova Lei das Eleições, alterada pela Reforma Eleitoral de 2015.

"Dessa forma, verifica-se, em juízo perfunctório, não estarem presentes os elementos caracterizadores da propaganda eleitoral extemporânea", concluiu Fux. Jair Bolsonaro anunciou no início do mês sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL), pelo qual pretende se candidatar ao cargo de Presidente da República. A campanha dos candidatos, com propaganda eleitoral, é permitida a partir do dia 16 de agosto, de acordo com o calendário do TSE.

Segundo a lei, outros atos que não se configuram como campanha eleitoral antecipada são: participação em programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet; realização de encontros, seminários ou congressos em ambiente fechado e às expensas dos partidos políticos; realização de prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo; divulgação de atos de parlamentares; e o posicionamento pessoal sobre questões políticas, entre outros.


Agência Estado

27 janeiro 2018

Presidente do Sindicato dos Policiais Civis pede reforço em delegacias após chacina



O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpolce), Francisco Lucas, alerta para o risco de retaliação após a chacina registrada na madrugada deste sábado no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.

Segundo ele, é necessário que o secretário de Segurança Pública, Andre Costa, determine o reforço policiais das Delegacias da capital, onde integrantes de facções criminosas rivais estão detidos.

“Hoje, além do sistema penitenciário, as delegacias também estão sendo dividias por facção, e vamos comunicar ao secretário para pedir reforço, pois não está descartada a invasão nas delegacias para uma possível retaliação a essa chacina que aconteceu na madrugada”, alerta Francisco Lucas em entrevista à TV Diário.



*Ceará News7

Vídeo:

Ferreira Aragão dará entrada em PL que isenta pagamento de procuração pública com fins previdenciários para analfabetos, proposto pela OAB-Sobral.



O Deputado Ferreira Aragão recebeu em sua residencia em Sobral, na manhã deste sábado, 27 de janeiro, o advogado, Dr. Rafael Ponte, presidente da OAB Subseção Sobral, e a Dra. Domitila Machado, presidenta da Comissão de Direito Previdência da referida Subseção.

Os representantes da OAB apresentaram ao parlamentar uma proposta de lei que isenta o pagamento de procuração pública com fins previdenciários para analfabetos. 

O parlamentar se comprometeu a apresentá-lo na Assembleia, beneficiando assim os menos favorecidos que não possuem condições financeiras para arcar os custos cartoriais.

Fonte: Blog do Tidi