28 dezembro 2021

168 municípios do Ceará tiveram saldo positivo de geração de postos de trabalho em 2021


Dos 184 municípios cearenses, nada menos que 168 apresentaram contrataram mais que demitiram em 2021. Por outro lado, apenas 16 municípios tiveram resultado negativo ou neutro.

O fenômeno acontece em um contexto de queda gradativa nos indicadores de Covid-19 e aumento no percentual de população vacinada. Apesar disso, a Grande Fortaleza continua concentrando a maior parte dessas novas vagas. A Capital, por exemplo, responde sozinha por 44,6% desse total, o que corresponde a 37,1 mil dos 84,1 mil postos de trabalho gerados.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última quinta-feira, (23/12), mostraram que a tendência de recuperação no mercado de trabalho é generalizada no Ceará.

O saldo (diferença entre contratações e demissões) de empregos criados com carteira assinada no Ceará, entre janeiro e novembro de 2021, cresceu quase 14 vezes na comparação com os 11 primeiros meses de 2020.

Dos 15 municípios com melhor saldo, sete estão na Região Metropolitana. Além de Fortaleza: Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Aquiraz, Horizonte e Itaitinga. Somados os saldos, foram criadas nessas cidades quase 50 mil vagas de emprego (59,4% do total).

Dos outros oito municípios que mais geraram novos postos de trabalho com carteira assinada no Ceará, quatro têm população superior a 100 mil habitantes (Juazeiro do Norte, Sobral, Itapipoca e Iguatu) e três têm população entre 50 mil e 85 mil habitantes (Quixeramobim, Morada Nova e Brejo Santo).

Somente um município entre os 15 mais bem ranqueados no Ceará tem menos de 20 mil habitantes: Pereiro (a 342 km de Fortaleza). A cidade tem mais precisamente de 16 mil habitantes e é sede da Brisanet.

Por outro lado, os municípios de Penaforte, Redenção, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Jaguaruana, Piquet Carneiro, Barroquinha, Quiterianópolis, São Luís do Curu, Capistrano, Potengi, Pires Ferreira, Palmácia, Arneiroz e São João do Jaguaribe tiveram saldo negativo na criação de novos postos de trabalho.

O município de Deputado Irapuan Pinheiro teve saldo neutro, com 44 admissões e 44 desligamentos, entre janeiro e dezembro deste ano.

Em termos de variação relativa de empregos gerados, o melhor resultado no Ceará é o do município de Graça (a 65 km de Sobral), com 302,9% mais vagas criadas neste ano, em relação aos 11 primeiros meses de 2020, com saldo de 309 (504 contratações e 195 demissões).

Já Pereiro aparece novamente como destaque nesse quesito, tendo apresentado a maior variação positiva entre os 15 municípios que mais criaram novos postos de trabalho (31,8%).

O pior resultado é de Penaforte (distante 545 km da Capital) que teve variação negativa de 65,13% e foi também o que mais perdeu postos de trabalho: 155.

Fonte: O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário