O socialista explica que o termo se relaciona com o direito de a pessoa tomar decisões sobre a própria saúde, e tem seu dia mundial celebrado no dia 24 de julho. “Esse direito é consagrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que buscou ao instituir a data, refletir o conceito do autocuidado por meio do lema: cuidar da sua saúde 24 horas por dia, sete dias por semana”, esclarece.
Ainda segundo o Odorico Monteiro, o objetivo da campanha é sensibilizar a população, profissionais e servidores da saúde pública para a importância do tema, por meio da comunicação e de ações dos poderes públicos e organizações da sociedade civil. “Os benefícios do autocuidado são bem documentados. Estudos mostram que 80% das doenças do coração, acidente vascular cerebral e diabetes, além de um terço dos cânceres poderiam ser evitados se o autocuidado fosse prática adotada pelos países como parte de uma política pública de saúde”, completa.
Autocuidado e automedicação - O parlamentar menciona que o autocuidado exige tratamento multidisciplinar, o que contribui para a manutenção da saúde e prevenção de doenças e envolve ainda o uso consciente dos medicamentos isentos de prescrição. “É necessário cuidado com o uso indiscriminado de remédios e com a automedicação”, alerta.
“No Brasil, a automedicação é compreendida de modo diferente dos demais países do mundo. Aqui o termo é confundido com auto prescrição, o que é considerada compra e utilização de medicamentos tarjados sem a receita/prescrição médica. Por isso, o uso responsável dos medicamentos é parte da prática do autocuidado, conforme classifica a OMS”, completa.
Odorico também destaca que vários sites de organizações de saúde internacionais tratam sobre o Dia Mundial do Autocuidado, e no Brasil, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF/ENSP) realiza a terceira edição da Oficina de Autocuidado. Coordenada pelas pesquisadoras Zélia Pimentel Andrade e Rosa Maria da Rocha, a atividade visa estimular os profissionais a repensarem seus estilos de vida e as buscarem hábitos mais saudáveis por intermédio de um espaço que prioriza a autoestima, a comunicação interpessoal e a iniciativa dos participantes.
“Observamos, entretanto que as iniciativas são pontuais, sendo necessária estabelecer uma diretriz única a ser seguida pelos entes da federação em parceria com as entidades da sociedade civil. Neste contexto, propomos o presente Projeto de Lei com a finalidade de instituir o Dia Nacional do Autocuidado bem como propor atividades, as quais serão realizadas no referido dia”, finaliza.
* Marcelo Bessoni - Especial para o PSB na Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário