As inscrições vão até 8 de março de 2017 e devem ser feitas por meio postal, via SEDEX ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.) conforme estabelecido no Edital (AQUI). É possível participar em três categorias: Trabalhos de fotografia de livre temática e técnica; Trabalhos de inovação e experimentação na área de fotografia; Trabalhos de fotografia documental. O fotógrafo premiado em cada categoria receberá o valor de R$30 mil.
A Comissão de Seleção indicará, ainda, 12 fotógrafos que, juntamente com os três premiados, participarão de uma exposição coletiva e de um catálogo do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/2017. Os 15 selecionados (3 premiados e 12 indicados) receberão uma ajuda de custo de R$1 mil cada, para despesas com os trabalhos a serem expostos.
O Prêmio é realizado pela Coordenação de Artes Visuais/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.
O prêmio leva o nome do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger, que dedicou sua vida a registrar culturas africanas, o que o trouxe para o Brasil, mais especificamente para Salvador, onde fixou residência e passou o resto da vida. Mais informações no site www.fundacaocultural.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3324-8519.
Via Sobral em Revista