O município de Varjota, vive atualmente a pior crise hídrica de sua recente história. O Açude Araras, construído em 1958, nem de longe lembra a colossal barragem, com 1.000.000.000 m³ de capacidade de armazenamento.
Os lotes, que antes produziam frutas em abundância no perímetro Araras Norte, como banana, goiaba e mamão, foram abandonados pelos produtores durante os últimos cinco anos de seca que castigaram o Nordeste, principalmente o Estado do Ceará a cidade de Varjota.
Sabendo das dificuldades enfrentadas, a presidente da Câmara Municipal de Varjota, vereadora Loura Construções e o deputado federal Moses Rodrigues, estão convocando todos os produtores do perímetro Araras Norte, representante do DNOCS, o responsável pelo Distrito de Irrigação do Perímetro Araras Norte (Dipan) e a secretaria de agricultura de Varjota para discutir assuntos de interesse de todos.
Pauta da audiência pública do dia 31 de março de 2017 as 17:00
* Dívidas da Enel (antiga COELCE) e com Bancos
* As contas adquiridas junto aos bancos, BNB e Banco do Brasil para investimento no plantio de frutas como: bananas, goiabas e mamão.
* Tentar junto a Enel, antiga COELCE, uma renegociação dessas dívidas contraídas.
* Retornar a vender a produção de frutas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dando acesso à alimentação e incentivo à agricultura familiar e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário