09 maio 2018

Secretaria de Saúde de Sobral confirma primeiro caso de H1N1 no município




A Secretaria de Saúde de Sobral confirmou, na segunda-feira (7), o registro do primeiro caso de gripe H1N1 no município. A vítima é uma criança de quatro anos, que, segundo a nota divulgada, já está “em casa e passa bem”.

Diante da confirmação do caso, os professores de Sobral foram orientados a ficarem atentos a qualquer sinal da doença em alunos, principalmente em crianças. Aqueles que forem identificados com sinais da enfermidade, deverão ser encaminhados para casa, a fim de evitar novos contágios.

Em tempo

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), estava “se sentindo transparente” ao compartilhar a nota da secretaria em seu perfil no Facebook. No entanto reluta em investigar a denúncia de que servidores da rede de saúde do município estariam levando vacinas contra o H1N1 para casa visando a distribuir entre seus familiares.



Confira a nota da secretaria:

Nota da Secretaria de Saúde de Sobral sobre o vírus H1N1

A Secretaria da Saúde de Sobral informa que foram notificados 15 pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma doença pulmonar, que pode ser causada por diferentes agentes etiológicos (vírus, bactérias, fungos…). Um destes pacientes, que foi a óbito, teve o exame laboratorial negativo para o vírus Influenza A H1N1. O único caso de gripe por vírus Influenza A H1N1 confirmado por meio de exame laboratorial, ocorrido em Sobral, foi de uma criança de 4 anos. Esta criança já se encontra em casa e passa bem.

A Secretaria da Saúde reforça que não há registros de óbitos por Gripe H1N1 em Sobral. O Ministério da Saúde, responsável pelas vacinas, disponibilizou para o município, até o momento, 21.430 doses (38,29% da meta de vacinação para os grupos prioritários). Deste total de vacinas, 18.340 foram distribuídas nos Centros de Saúde da Família, 2.760 nos hospitais e 330 no Presídio/Cadeia Pública.

Para os próximos dias, são esperados novos lotes da vacina, que serão disponibilizados nos Centros de Saúde da Família. Neste primeiro momento, deveremos atingir a meta de 100% dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos/gestantes/mulheres no período pós-parto/idosos/trabalhadores da saúde/professores.

Foi elaborado pela Secretaria da Saúde de Sobral um plano de contingência para o atendimento de todos os sobralenses que apresentarem sintomas relativos à gripe, envolvendo todos os níveis de atenção: Centros de Saúde da Família, Unidade Mista e hospitais.


*Ceara News7

Nenhum comentário:

Postar um comentário