O deputado Evandro Leitão (PDT), que presidiu a solenidade, parabenizou o bispo Antônio Roberto Cavuto por levar a Palavra de Deus a várias famílias cearenses. “Uma pessoa que tem relevantes serviços prestados no Ceará, especialmente na zona norte, em alguns dos municípios nos quais o nosso reverendíssimo Dom Antônio Roberto Cavuto já trabalhou evangelizando jovens, famílias e, sobretudo, levando a palavra de Deus para as pessoas, especialmente aquelas que mais necessitam e que mais precisam em momentos específicos”, pontuou.
Já o deputado Robério Monteiro ressaltou a figura do bispo como “honroso homem, servo de Deus, lutador dos ideais humanos e batalhador da construção de um mundo mais fraterno e igualitário”. “São muitos anos de caminhada e de uma história baseada em princípios humanos, na participação e no trabalho de uma missão, sempre abraçando, com muita sabedoria, o desafio da evangelização, que está sempre ligada com a fé e o envolvimento com a comunidade. Antônio Cavuto é esse ser de luz, integridade e discernimento”, enfatizou.
Citando os versos do cearense Patativa do Assaré, o representante das Pastorais Sociais de Itapipoca, José Gilmar Magalhães, destacou que Dom Antônio Roberto Cavuto assimilou, no Ceará, o “ser cearense, um cabra forte, um cabra, antes de tudo, resistente”. “O senhor, na sua humilde presença humana, consegue chegar; não se submeter, mas se igualar às condições de necessidade que esse povo passa. O senhor sabe entender e, com seu olhar carinhoso, afetuoso, humano e solidário, atender a essas realidades que esse povo tanto precisa”, salientou.
Dom Antônio Roberto Cavuto comentou que, movido pela sua vocação e missão, sempre sonhou e trabalhou por uma Igreja missionária, transformadora e participativa. O bispo também frisou que se sentiu honrado pelo título de cidadão cearense que lhe foi concedido, o qual, segundo ele, veio para confirmar “o que já sou e o que quero ser”.
“Nestes 13 anos de minha vida como arcebispo aqui no Ceará, conhecendo a gravidade do semiárido e a resistência do povo nordestino, aprendi a admirar a sua força e a sua fé. Diante das mais inúmeras provações, as pessoas não perdem a fé, a esperança, a alegria de viver e o humor”, afirmou.
Natural do município de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, Dom Antônio Roberto Cavuto reside no estado do Ceará desde 2005, quando foi ordenado bispo da Diocese de Itapipoca, pelo Papa Bento XVI.
Também participaram da solenidade o prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro (PDT), e o ecônomo da Diocese de Itapipoca, reverendíssimo padre Francisco Danísio do Nascimento Silva.
* CN Online Acaraú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário