A instalação da Residência Universitária da UVA é um desejo antigo dos estudantes. “É uma luta antiga dos estudantes, e o Governo do Ceará vem, ao longo dos anos, procurando atender e fortalecer essas ações que apoiam a permanência do aluno na universidade para que ele seja vitoriosa na sua formação acadêmica. Ano passado, o governador Camilo inaugurou o restaurante universitário, que era outra grande e importante demanda para os estudantes e hoje entregamos oficialmente, a Residência Universitária”, destacou Izolda Cela.
O equipamento de apoio à permanência e desempenho acadêmico de alunos da UVA integra o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará e tem capacidade para abrigar 200 alunos residentes em 24 apartamentos em um prédio de três pavimentos, recebendo um investimento na ordem de R$ 5 milhões.
De acordo com o reitor Fabianno Cavalcante de Carvalho, para ter direito de permanência na ReU, os estudantes selecionados devem atender a um determinado perfil. “O prédio vai abrigar 200 alunos que foram selecionados via editais da universidade, através de vários critérios de seleção e o principal deles é que as famílias ganharem abaixo de um salário mínimo”, diz Fabianno Cavalcante.
Em março deste ano, a UVA fez a entrega das chaves dos apartamentos aos primeiros 101 estudantes admitidos no Programa de Residência Universitária (PRU/UVA). Artur Aguiar é aluno do curso de Filosofia e foi selecionado para uma vaga na residência universitária. “Eu venho do interior de Granja, da zona rural, onde eu morava em uma casa de barro e estar hoje cursando uma universidade, é um presente que Deus me deu. Algumas pessoas acreditam que investir na educação é errôneo, eu acredito que a educação é um investimento com garantia de retorno” .
Programa de Residência Universitária
O Programa de Residência Universitária (PRU/UVA) é parte das ações de apoio à permanência e desempenho acadêmico do aluno, desenvolvidas pela UVA e que integram o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará. O PRU assegura moradia a estudantes vindos de outros municípios e provenientes de famílias de baixa renda, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UVA.
A seleção dos candidatos a ingressar no Programa de Residência Universitária é feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), mediante avaliação socioeconômica, conforme normas estabelecidas em Edital de Seleção.
Fonte: Blog do Tidi
Nenhum comentário:
Postar um comentário