04 novembro 2019

Banco Itaú compra startup por meio milhão de reais

banco itau

Na última quinta-feira (31), o banco Itaú divulgou sua mais nova aquisição: a startup Zup.

“Essa aquisição permitirá uma aceleração no desenvolvimento dos projetos de transformação digital e a oferta de novas funcionalidades e de produtos digitais aos clientes do Itaú”, divulgou o Itaú.

A Zup é uma startup mineira criada em 2011, em Uberlândia (MG), para atender serviços de transformação digital. Entre eles, big data com análises de grandes bancos de dados. Entre os clientes estão Companhias como a Vivo e o Santander, para os quais a startup desenvolveu aplicativos específicos.

A empresa possui em seu quadro de colaboradores mais de 900 funcionários distribuídos em seis filiais. Segundo fontes do Estadão, o banco desembolsou cerca de R$ 575 milhões na compra. Entretanto, o processo de aquisição ocorrerá em três etapa ao longo dos próximos quatro anos.


Etapas de transição


A primeira etapa consiste em deter o controle da empresa, para isso o banco vai absorver 51% do capital da Zup por R$ 293 milhões. Já a segunda está prevista para ocorrer somente em 2022, onde o Itaú irá adquirir mais 19,6% do capital.

Por fim, o restante da compra será concluído em 2023. Só então o Itaú irá deter 100% da startup Zup.

Apesar disso, os negócios continuarão sendo geridos pela startup, de forma separada e independente em relação ao banco.

Para Felipe Almeida, sócio-fundador da Zup, a estratégia do Itaú em acelerar seu processo de transformação digital veio em boa hora:

“Foi um processo muito bacana, correto, e alinhado à visão do Itaú de se transformar cada vez mais em uma empresa de tecnologia. Temos potencial de agregar com talento e técnica”.
*Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário