30 novembro 2020

PL está entre os partidos que mais elegeu Prefeitos no Ceará




O Partido Liberal do Ceará está entre os partidos que mais elegeu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, nas eleições de 2020. Ao todo, foram 13 prefeitos eleitos, 10 vice-prefeitos e 133 vereadores.

Um time de peso em várias prefeituras cearenses, que vai levar a maneira do PL administrar. Sempre olhando para quem mais precisa e cuidando das pessoas.

O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) comemorou, durante encontro com os eleitos, os resultados. “Feliz em reunir tantos amigos do PL para comemorar os resultados das eleições 2020. Elegemos 13 prefeitos, além de 9 vice-prefeitos e mais de 130 vereadores”, destacou o parlamentar ao reforçar que a sigla cresce e segue trabalhando para melhorar a vida das pessoas.

“Neste encontro também tivemos a honra de receber amigos de outros partidos que são parceiros em projetos municipais”, acrescentou.

(instagram/plnacional)

Cid lança Roberto Cláudio para sucessão de Camilo


O senador Cid Gomes acompanhou o candidato Sarto até a seção onde vota. Sarto vota na APAE, próximo ao prédio da Câmara de Vereadores.

A imprensa abordou o senador Cid sobre a votação de hoje e a sucessão estadual. “O Sarto é o melhor para Fortaleza, é aberto ao diálogo, dará sequência ao projeto executado na gestão Roberto Cláudio. É nome importante para suceder o Camilo”, afirmou Cid, ao agradecer a população de Fortaleza.

Vitor Valim vota ao lado da família e aliados


O candidato à Prefeitura de Caucaia Vitor Valim (PROS) votou em uma escola pública no bairro Icaraí, por volta das 10h30 deste domingo (29). 

Ao lado da esposa e dos filhos, o candidato da coligação 100% Caucaia cumprimentou apoiadores e, também, atendeu à imprensa. “A nossa coligação representa a libertação da nossa cidade, e de uma população que cada vez mais quer ser livre dos bandidos da política e das facções. Queremos uma Caucaia de paz.”

Emilia Pessoa (PSDB), terceira colocada no primeiro turno e o candidato a vice da chapa Deuzinho Filho (Republicanos) também acompanharam Vitor durante a votação. Valim falou também sobre as denúncias de compra de votos envolvendo a coligação do atual prefeito e candidato à reeleição Naumi Amorim (PSD) onde a polícia apreendeu mais de R$ 600 mil em espécie: 

“Eu fico muito triste ao ver que tentam comprar a consciência do cidadão com dinheiro sujo, desviado da merenda escolar, da saúde e da população de Caucaia”, lamenta o candidato.

"Sou o prefeito de todos e de todas", afirma Sarto


Com 51,69% dos votos, José Sarto (PDT) foi eleito prefeito de Fortaleza na noite deste domingo (29). Após oficialização do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedetista concedeu entrevista coletiva no Comitê Central, no Cocó, onde afirmou que será o prefeito de todos e de todas, e trabalhará para pacificar a Cidade. 

"Eu estou muito feliz porque Fortaleza acolheu a nossa mensagem de união e pacificação. Quero dizer que agora sou o prefeito de todos e de todas, não há diferenças. A minha mensagem é de pacificar e de construir uma cidade mais justa, igual, inclusiva, humana, moderna, para todos e todas", assegurou. 

Em números absolutos, Sarto obteve 668.652 votos. Ele agradeceu a Deus, à família, aos partidos e às pessoas que estiveram ao seu lado durante toda a campanha.

"A eleição acabou hoje. Vamos construir agora um processo de pacificação, tirar espinho do coração de quem tem espinho no coração. Agora vamos construir uma cidade de todos nós, uma Fortaleza melhor. Muito obrigado, Fortaleza", comemorou. 

Durante a coletiva, Sarto enfatizou a alegria de ter sido escolhido pelos fortalezenses. "Estou muito feliz por, neste momento, traduzir o sentimento da sociedade, de partidos e pessoas que me trouxeram até aqui. Podem ter certeza absoluta que vou dedicar o melhor da minha modesta experiência, da minha competência, e observar o time que temos. Temos um time que sabe fazer. Vamos ouvir a todos e a todas para avançar", afirmou.

De acordo com o prefeito eleito, a transição já começa amanhã. Ele explicou que conversará com o prefeito Roberto Cláudio e em breve anunciará a equipe. 

Sarto também voltou a afirmar que 2021 trará muitos desafios e, logo que assumir, trabalhará com três prioridades: a geração de emprego e renda, a garantia de vacinação para todos priorizando grupos de risco e o retorno seguro às aulas com a recuperação do calendário escolar. 

Ciro vibra com vitória de Sarto e desabafa contra “bolsonarismo”


O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, se manifestou sobre o resultado da eleição em Fortaleza, através das redes sociais. “A sociedade civil de Fortaleza salvou nossa cidade do bolsonarismo corrupto e vencido”. A declaração de Ciro mostra o nível da disputa e o risco político que seu grupo corria em Fortaleza. 

Ciro reconhece o valor dos aliados. “Roberto Cláudio e Camilo nos lideraram nessa luta”, escreveu Ciro, reconhecendo a força do governador e do prefeito Roberto Cláudio na campanha.

Sobral ganha decoração especial de Natal


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), iniciou, na segunda-feira (23/11), os serviços de montagem da tradicional decoração natalina. O Rio Acaraú contará novamente com três árvores de natal. Montadas em cima de balsas, as árvores terão sete metros de altura. Toda a iluminação contará com lâmpadas de LED.

O Boulevard do Arco ganhará novamente com um corredor de microlâmpadas; a Praça São João, com um presépio; e Coluna da Hora, com pingentes (globos e estrelas) suspensos em árvores e estruturas em formato de anjo.

Diversos outros locais também serão decorados: Praça de Cuba, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, Centro de Convenções, Becco do Cotovelo, Igreja do Rosário, Avenida Senador Fernandes Távora, Margem Esquerda e parques da Cidade e Pajeú. Receberão ainda iluminação especial os distritos de Aracatiaçu, Jaibaras, Jordão e Taperuaba, além da entrada do Residencial Nova Caiçara.

A previsão é que a decoração seja concluída na segunda semana de dezembro.

Sobral em Revista

PT não governará nenhuma capital brasileira


Pela primeira vez desde as eleições municipais de 1985, a primeira após o fim da ditadura militar e a redemocratização do país, o Partido dos Trabalhadores (PT) não elegeu prefeito nas capitais. Em Macapá, única capital estadual onde a eleição foi adiada para dezembro, o candidato petista  tem apenas 1% das intenções de votos, segundo as últimas pesquisas. A legenda perdeu nas duas capitais em que concorreu neste domingo, Vitória e Recife.

Os resultados deste domingo (29), aliados aos resultados do primeiro turno há duas semanas (15), mostram uma dificuldade do partido em se manter como uma força relevante em grandes centros estaduais, onde já teve amplo domínio no passado. Essa dificuldade poderá se converter em um problema para o partido se consolidar para as eleições presidenciais e estaduais de 2022.

Sobral em Revista

ELEIÇÃO MUNICIPAL ALTERA COMPOSIÇÃO DA AL EM 10,86% DAS CADEIRAS A PARTIR DE 2021



As eleições para prefeito, cujo segundo turno foi concluído neste domingo (29/11), modificarão em 10,86% a composição da Assembleia Legislativa do Ceará a partir de 2021, pois cinco deputados estaduais foram eleitos prefeitos em seus municípios. Desta forma, cinco suplentes serão efetivados nos mandatos no próximo ano.

Neste domingo, o presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), foi eleito prefeito de Fortaleza, enquanto o deputado Vítor Valim (Pros) foi o escolhido para administrar Caucaia pelos próximos quatro anos. No primeiro turno, realizado em 15 de novembro, os deputados estaduais Bruno Gonçalves (PL), Nezinho Farias (PDT) e Patrícia Aguiar (PSD) foram eleitos prefeitos, respectivamente, dos municípios de Aquiraz, Horizonte e Tauá.

Com a vitória de Sarto em Fortaleza, ao deixar o mandato de deputado estadual, o presidente da AL permitirá que seja efetivado o suplente da coligação PP/PDT/PR/DEM/PRP, Manoel Duca (PDT). Já a eleição de Valim em Caucaia irá garantir que o suplente Toni Brito (Pros) se efetive no mandato de deputado estadual no biênio 2021/2022.

Outros resultados: Como suplente de Bruno Gonçalves (prefeito eleito de Aquiraz), será efetivado o suplente Gordim Araújo (Patri). Devido à vitória de Nezinho Farias na eleição em Horizonte, será efetivado o suplente da coligação PP/PDT/PR/DEM/PRP, Lucílvio Girão (PP).

Eleita prefeita de Tauá, a deputada Patrícia Aguiar (PSD) tem como suplente Davi de Raimundão (MDB), que será efetivado quando a parlamentar deixar o mandato na AL. Ambos integraram a coligação MDB/PHS/Avante/SD/PSC/PODE/PRB em 2018.

PALAVRA DO DIA



Evangelho (Mt 4,18-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

28 novembro 2020

Campanha Salvando Vidas doa cerca de 9 toneladas de alimentos a Instituições que prestam assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social



A Campanha Salvando Vidas - uma iniciativa do empresariado cearense e de setores da sociedade civil, encabeçada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Fecomércio-CE e a CDL de Fortaleza - entregou nesta sexta-feira (27/11) cerca de 9 toneladas de alimentos a cinco Instituições que prestam assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social, em Fortaleza e Maracanaú. Foram doadas, ao todo, 966 cestas básicas que irão beneficiar famílias impactadas pela crise provocada pela pandemia de Covid-19.   

As Instituições beneficiadas foram: Fundação Terra, Associação Centro de Apoio ao Menor (Aceame), Associação Voar, Igreja Presbiteriana da Aldeota - Resgate Bom Samaritano e Mitra Arquidiocesana de Fortaleza. 

A Fundação Terra, localizada no bairro Alto Alegre II, em Maracanaú, foi a primeira entidade a receber as doações. Com 600 famílias cadastradas, a Fundação é a única entidade assistencial da região e mantém, por meio de doações, uma creche que atende 135 crianças de 6 meses a 3 anos e um centro de convivência onde realiza diversas atividades, que vão desde esportes até cursos profissionalizantes para toda a comunidade. A Fundação recebeu 300 cestas básicas. 

O assistente social da fundação, Gleidson Morais, afirma que a pandemia trouxe muitos desafios, mas também muita colaboração de pessoas interessadas em ajudar a quem mais precisa. “O mundo parou por conta da pandemia, mas a fome não para. As doações da campanha Salvando Vidas irão fazer a diferença na vida dessas pessoas. A gente recebe relatos de mães e pais que deixam de comer para dar o pouco que têm aos filhos. Tem famílias que fazem somente uma refeição por dia. Então essas cestas básicas irão ajudar muito. Agradecemos à FIEC e a todos que formaram essa rede de solidariedade”, declarou.

A Associação Centro de Apoio ao Menor (Aceame), que há 32 anos desenvolve um trabalho social no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, foi outra Instituição beneficiada com 240 cestas básicas. O diretor administrativo da entidade, Alisson Andrade, conta que a pandemia fez muitas pessoas da comunidade perderem o emprego ou a renda que tinham e passam dificuldades para alimentar a família.

“As doações da campanha Salvando Vidas são um alento em meio a essa crise que as famílias beneficiárias do nosso projeto estão passando. Estamos muito gratos e as famílias também. Ainda hoje essa comida chega à mesa das pessoas”, disse. A Aceame também vive de doações e de trabalho voluntário. Atende cerca de 300 famílias com atividades direcionadas a crianças e adolescentes, como capoeira, informática, balé, teatro, entre outras.  

Desde o início da pandemia, em meio a tantas incertezas, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, encabeçou a campanha junto ao empresariado cearense, buscando arrecadar fundos para o combate à pandemia. Assim, FIEC, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, empresários de diversos setores e a sociedade civil estão juntos na Campanha Salvando Vidas Covid-19. Todo o recurso arrecadado foi investido em aquisições de equipamentos e insumos hospitalares, além de alimentos para minimizar as consequências sociais geradas pela pandemia.

Ibope: Sarto tem 61% e Wagner 39% dos votos válidos


O segundo levantamento do Ibope para a Prefeitura de Fortaleza neste segundo turno, divulgado na manhã deste sábado (28/11), aponta José Sarto (PDT) com 61% dos votos válidos, conta 39% de Capitão Wagner (Pros). Em relação ao primeiro levantamento, o pedetista oscilou um ponto percentual para cima, enquanto o candidato do Pros oscilou um ponto para baixo.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número CE-06026/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre 26 e 27 de novembro. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

28 agências da Caixa abrirão para pagamento de auxílio emergencial neste sábado (28) no Ceará


Os beneficiários do auxílio emergencial nascidos em agosto e setembro poderão realizar saques e transferências para outros bancos, de 8h às 12h, em uma das 28 agências da Caixa abertas neste sábado (28).

Os trabalhadores nascidos no mesmo período também poderão sacar da Poupança Social Digital os recursos ainda não utilizados do Saque Emergencial do FGTS.

Com o modelo de pagamentos em ciclos da Caixa, os nascidos nos meses indicados, independente da parcela que estão recebendo, terão direito de sacar o valor ou transferir para outros bancos.

Os pagamentos deste sábado são referentes aos ciclos três e quatro do calendário.

– Barbalha, Centro, Av. CEL. João Coelho, 55

– Camocim, Centro, Rua José de Alencar, 357

– Cascavel, Dom Bosco, Av. Chanceler Edson Queiroz, 2846

– Caucaia, Centro, Av. Edson da Mota Correia, 840

– Crateús, Centro, Rua Dom Pedro II, 933/939

– Crato, Centro, Rua Coronel Luis Teixeira, 1064

– Fortaleza, Aldeota, Av. Santos Dumont, 2772

– Fortaleza, Centro, Rua Floriano Peixoto, 1084

– Fortaleza, Ppraça do Ferreira, Rua Guilherme Rocha, 45

– Fortaleza, Cidade dos Funcionários, Av. Oliveira Paiva, 800

– Fortaleza, Conjunto Ceará II, Av. H, 901, 3ª Etapa

– Fortaleza, Jacarecanga, Av. Francisco Sá, 3832

– Fortaleza, Messejana, Rua Coronel Francisco Pereira, 62

– Fortaleza, Parangaba, Rua Sete de Setembro, 132

– Fortaleza, Parque Dois Irmãos, Av. Presidente Costa e Silva, 2721

– Fortaleza, São Gerardo, Av. Bezerra de Menezes, 1001

– Horizonte, Centro, Av. Presidente Castelo Branco, 4844

– Icó, Centro, Av. Nogueira Acyoli, 1354

– Iguatu, Centro, Rua Floriano Peixoto, 633

– Itapipoca, Centro, Rua Dom Aureliano Matos, 390

– Juazeiro do Norte, Centro, Rua da Conceição, 361

– Juazeiro do Norte, Franciscanos, Av. Ailton Gomes, 2355

– Limoeiro do Norte, Centro, Rrua Coronel Malveira, 2360

– Maracanaú, Jereissati I, Av. Carlos Jereissati, 100, Shopping Maracanaú

– Pacajus,, Centro, Rua Francisco Lopes, 170

– Quixadá, Centro, Rua Doutor Rui Maia, 580

– Sobral, Centro, Rua Coronel José Ssaboia, 300

– Tianguá, Cruzeiro, Rua Zeca Teles de Menezes, 222

Sobral em Revista

Novas pesquisas para prefeito de Fortaleza serão divulgadas HOJE


Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) disputam o 2º turno para prefeito de Fortaleza nas eleições 2020. Veja as pesquisas Ibope e Datafolha que já saíram e quando saem as próximas

Os eleitores de Fortaleza escolhem no próximo domingo, dia 29 de novembro, o futuro prefeito do Município. O escolhido sucederá o prefeito Roberto Cláudio (PDT), que administrou a Capital pelos últimos oito anos.

Disputam o segundo turno José Sarto (PDT), que representa a base do atual prefeito, e Capitão Wagner (Pros), pela oposição.

As últimas pesquisas sobre o segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza serão divulgadas na véspera da eleição, neste sábado, 28 de novembro.

Haverá pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO, que ouvirá 1.460 eleitores e terá margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro é CE-00015/2020.

E haverá pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, que ouvirá 805 eleitores e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro é CE-06026/2020.

Prefeito eleito em Boa Viagem se reúne com Rodrigo Maia em Brasília



O prefeito eleito na cidade de Boa Viagem, no Sertão Central, Regis Carneiro (SD), está em Brasília desde a noite da última terça-feira, 24. O gestor que assumirá o comando do município no dia 1º de janeiro de 2021, foi em busca de recursos e demandas para o próximo ano.

Nessa quarta-feira, 25, Regis participou de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ao lado do deputado estadual Junior Mano e do prefeito eleito em Novo Oriente, Neném Coelho, também do Partido Solidariedade.

“Iniciamos o nosso encontro aqui em Brasília para discutir os caminhos para a viabilização de alguns recursos já para o nosso primeiro ano de mandato. Além deste encontro, terei outros com os demais colegas deputados nos próximos dias”, disse Carneiro na rede social Facebook.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)

Ceará registra expansão de 16,4 mil empregos em outubro e divide 1º lugar com a Bahia em geração de postos de trabalho no Nordeste


 

Em outubro, o estado do Ceará manteve a trajetória de resultados positivos, iniciada em julho de 2020, com a abertura de 16.436 novos postos de trabalho. O resultado coloca o estado entre os três maiores saldos do Nordeste para o período, onde também se encontram Bahia (16.437) e Pernambuco (13.016). O resultado é fruto do maior número de admissões (42.760), maior que de demissões (26.324) em outubro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados hoje (26) pelo Ministério da Economia.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, “há muito o que se comemorar por vários aspectos. Primeiro porque recuperamos praticamente todos os empregos perdidos na pandemia que trouxe pra economia grandes dificuldades. Segundo porque o Ceará, juntamente com a Bahia, lidera a geração de empregos no nordeste do Brasil, e estarmos na linha de frente mostra a nossa fortaleza e capacidade de recuperação da nossa economia. E por fim, o expressivo número, o melhor da série desse movimento desde a pandemia”, detalhou o titular da Sedet.

Os números de outubro foram puxados principalmente pelos setores de serviços (5.974), indústria de transformação (5.265), comércio (3.849) e construção civil (1.140). “Esses números refletem claramente o momento de retomada gradual da nossa economia. Importante registrar também o saldo positivo acumulado de 1.047 empregos de janeiro a outubro, o que significa que superamos as perdas da pandemia”, ressaltou o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes, acrescenta que “o número de novos empregos que surgiram na economia cearense, no mês de outubro, associado aos resultados de julho a setembro, também positivos, apontam para uma recuperação gradual do mercado de trabalho cearense, após a implantação das medidas para a retomada das atividades econômicas”.

“Vamos comemorar e continuar trabalhando porque o cearense merece nosso esforço para criar oportunidades de empregos. O governador Camilo tem dedicado todos os esforços com sua equipe para aumentar as oportunidades não só para os jovens mas sobretudo para aquelas pessoas que precisam de dignidade conquistada através do trabalho”, finalizou Maia Júnior.

Blog do tide

Dezembro terá incremento de voos para Jeri e retomada de frequências para Aracati


 

O fim do mês de novembro é marcado pela retomada de movimentação mais intensa nos aeroportos regionais do Ceará. Isso porque as frequências aéreas para Jericoacoara voltaram no domingo (22). E, de acordo com o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Fábio Farias, em dezembro haverá intenso incremento, pois, além do aumento no número de voos para Jericoacoara, o aeroporto de Aracati volta a receber aviação comercial.

Os voos operados pela Gol entre Jeri e Guarulhos (São Paulo) acontecerão às quartas e domingos a partir de 2 de dezembro. E a previsão de ampliação do fluxo para a alta temporada é com frequências diárias a partir de 18 de dezembro até 31 de janeiro e a inclusão da rota Jericoacoara-Congonhas (São Paulo).

A Azul, que retomou as operações entre Jeri e Confins (Belo Horizonte) com duas frequências semanais a partir de 22 de novembro, às quintas e domingos, aumenta em um dia a partir do dia 12 de dezembro. A partir de 20 de dezembro, realiza também a ligação com Guarulhos. E durante janeiro passa a realizar a rota diariamente. Para fevereiro e março, a previsão é de frequências entre Confins e Jeri às terças, quintas, sábados e domingos. Além disso, durante a alta temporada, de 17 de dezembro a 31 de janeiro, a companhia oferta voos entre Fortaleza e Jericoacoara, em aeronaves Cessna Gran Caravan, com oito frequências diárias e mais duas às quintas, sextas e domingos.

Já o Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, por meio da Azul, retoma ligações regulares de/para o aeroporto de Viracopos (Campinas-SP), a partir de 17 de dezembro. As frequências serão às quintas e domingos.

Nesses dois aeroportos, a fiscalização das medidas sanitárias em vigor ficam a cargo da concessionária, de administração do Consórcio Aeroportos Ceará.

Desde 21 de março, quando as atividades de voos comerciais regulares nesses aeroportos foram interrompidas em função da pandemia da Covid-19, a SOP vem executando ações de manutenção nos equipamentos.

“Todos os aeroportos do Estado, com exceção de Aracati e Jericoacoara, passaram pelo Programa Anual de Controle da Vegetação, para que a vegetação dos sítios aeroportuários e entornos estejam na altura recomendada pela Anac, além de revisão em todos o sistema elétrico, envolvendo iluminação, farol rotativo, geradores, etc. É uma manutenção preventiva e corretiva, que ainda está ocorrendo, para garantir o bom funcionamento do nosso sistema aeroportuário e que eles tenham condições de operar voos diurnos e noturnos”, destaca Fábio Farias.

Em 2019, os 10 aeroportos regionais geridos pela SOP somaram 129 mil passageiros, com destaque para Jericoacoara, que registrou 113.598 passageiros, considerando aviação regular e aviação geral.

Ceará registra expansão de 16,4 mil empregos em outubro e divide 1º lugar com a Bahia em geração de postos de trabalho no Nordeste


 

Em outubro, o estado do Ceará manteve a trajetória de resultados positivos, iniciada em julho de 2020, com a abertura de 16.436 novos postos de trabalho. O resultado coloca o estado entre os três maiores saldos do Nordeste para o período, onde também se encontram Bahia (16.437) e Pernambuco (13.016). O resultado é fruto do maior número de admissões (42.760), maior que de demissões (26.324) em outubro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados hoje (26) pelo Ministério da Economia.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, “há muito o que se comemorar por vários aspectos. Primeiro porque recuperamos praticamente todos os empregos perdidos na pandemia que trouxe pra economia grandes dificuldades. Segundo porque o Ceará, juntamente com a Bahia, lidera a geração de empregos no nordeste do Brasil, e estarmos na linha de frente mostra a nossa fortaleza e capacidade de recuperação da nossa economia. E por fim, o expressivo número, o melhor da série desse movimento desde a pandemia”, detalhou o titular da Sedet.

Os números de outubro foram puxados principalmente pelos setores de serviços (5.974), indústria de transformação (5.265), comércio (3.849) e construção civil (1.140). “Esses números refletem claramente o momento de retomada gradual da nossa economia. Importante registrar também o saldo positivo acumulado de 1.047 empregos de janeiro a outubro, o que significa que superamos as perdas da pandemia”, ressaltou o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes, acrescenta que “o número de novos empregos que surgiram na economia cearense, no mês de outubro, associado aos resultados de julho a setembro, também positivos, apontam para uma recuperação gradual do mercado de trabalho cearense, após a implantação das medidas para a retomada das atividades econômicas”.

“Vamos comemorar e continuar trabalhando porque o cearense merece nosso esforço para criar oportunidades de empregos. O governador Camilo tem dedicado todos os esforços com sua equipe para aumentar as oportunidades não só para os jovens mas sobretudo para aquelas pessoas que precisam de dignidade conquistada através do trabalho”, finalizou Maia Júnior.

A PALAVRA DO DIA



Evangelho (Lc 21,34-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.

36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

27 novembro 2020

As vitórias administrativas e eleitorais do governador Camilo Santana


O governador Camilo Santana construiu uma liderança própria, algo difícil, diante das adversidades que enfrenta, desde o 1º dia em que entrou no Palácio da Abolição. 

Os primeiros momentos na residência oficial foram sem dormir noites tranquilas. O Brasil mergulhou no profunda recessão, desemprego e crise política, com o início do impeachment da presidente Dilma Roussef. Ela acabou cassada. Em seguida, veio o governo Temer, afundado em impopularidade e sem recursos para financiar projetos, não liberando aval para o governador captar recursos de bancos internacionais, o que só ocorreu, após a ação de deputados e senadores cearenses. 

O governador enfrenta, agora, a discriminação do governo federal, cuja interlocução se torna difícil. Bolsonaro construiu um muro entre o seu governo e o Estado do Ceará. Os governadores foram obrigados a criar um consórcio para driblar a falta de verbas. 

O governador Camilo Santana enfrentou, no início do ano, a maior greve da Polícia Militar. Camilo considera o movimento um motim violento, que danificou patrimônio público, incendiou ônibus e carros da polícia, destruiu quartéis e produziu mais de 300 mortes. Foi um momento grave, ficando a população desprotegida. 

Agora, o governador enfrenta a pandemia de Covid 19, que teve início em março, matando centenas de cearenses e, até agora, levando pessoas às UTIs. O governador está sendo modelo no país no combate ao coronavírus, proibindo funcionamento de bares e eventos. Na campanha eleitoral, conseguiu, junto ao TRE, a proibição de comícios, aglomerações, carreatas e caminhadas. 

A campanha eleitoral era a arma dos adversários para derrotar o governador, acusado por eles de promover a destruição da economia. Mas, a bala de prata do coronavírus estava com o governador Camilo Santana. As pesquisas mostraram que as medidas contra a pandemia lhe geraram prestígio e confiança da população. 

Totalizados os votos no 1º turno da eleição municipal, Camilo saiu vitorioso em quase todos os municípios do Ceará, na maior performance eleitoral de um governante. Ele divide o êxito com seus grandes aliados, o senador Cid Gomes, o ex-ministro Ciro Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, deputados, vereadores, lideranças e prefeitos. “Formamos um time, um grupo que trabalha para o bem, para melhorar a vida dos cearenses”, disse o governador, ao registrar a vitória nas urnas. 

O cearense de Barbalha devolveu ao governador Camilo o controle político da sua terra. O município reconheceu os méritos do governador, que não fez campanha presencial na sua base política. 

No próximo domingo, 29, segundo as pesquisas, o governador poderá obter a mais retumbante das vitórias. A batalha contra o Capitão Wagner, se for vencida, terá um excepcional sabor de revanche. Para o governador, a derrota de Wagner será a de um projeto que nasceu com um motim, liderado por milicianos, sepultando-se a perspectiva de sua evolução.

Ciro


Ciro Gomes está no eixo Rio-São Paulo e é presença forte  na campanha de João Campos, no Recife. Está dando certo. Boulos cresceu, Eduardo Paes, segundo as pesquisas, está eleito no Rio de Janeiro e João Campos virou e lidera no Recife. Em Porto Alegre, Ciro apostou na candidatura do MDB, de Sebastião Melo, que virou nas pesquisas e está praticamente eleito, derrotando Manuela D’Ávila, do PC do B. Manuela se tornou alvo da esquerda, por  inviabilizar a chapa que poderia ter vencido Bolsonaro, com Ciro liderando.

Fecomércio Ceará passa a integrar Fórum da Receita Federal


Desde a última quinta-feira, 26, a Fecomércio-CE passou a integrar, de forma permanente, o Fórum Regional da Administração Tributária Federal, da 3ª Região Fiscal.  

O Fórum é um espaço de audiência e debates em que possíveis demandas são colocadas pelos integrantes e devem servir para aprimorar alguns processos de trabalho da Receita Federal. A intenção é estreitar a relação entre os contribuintes e a Receita Federal, ampliando os espaços de diálogo.

Na primeira participação,  a Fecomércio sugere a melhoria da comunicação entre a Receita Federal e os contribuintes, a diminuição das obrigações acessórias e a revisão do novo sistema de julgamento de autuações de pequeno valor.

“Há algum tempo, os contribuintes e os fiscos de todo o País vem buscando caminhos para o diálogo. Em nível estadual já temos o Conselho de Defesa do Contribuinte e agora temos o Fórum Regional ampliando esses espaços e facilitando as relações entre as partes”, declara Hamilton Sobreira, consultor jurídico da Fecomércio.

Olavo de Carvalho pede renuncia de Bolsonaro


Olavo de Carvalho pediu a renúncia de Jair Bolsonaro. Ele publicou no Twitter: “Bolsonaro: Se você não é capaz nem de defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie e vá para casa antes de perder o prestígio que em outras épocas soube merecer.” Ele publicou também: “Obras públicas até Hitler e Stalin faziam, e ninguém fez tantas quanto eles. Gabar-se de obras públicas enquanto se deixa a liberdade ser esmagada é a atitude MAIS PORCA que um governante pode tomar.”

Fonte: O Antagonista

No Becco, já começaram as especulações sobre o novo secretariado de Ivo Gomes


Apesar do movimento ainda ser pequeno, sem a presença dos ‘bequianos’ mais velhos e tradicionais, devido ao medo da Covid-19, o Becco do Cotovelo fervilha de conversas sobre a política de Sobral e da região noroeste. Nesta quarta-feira (25), num grupo do qual o Blog Sobral em Revista fazia parte, a conversa girava sobre o novo secretariado de Ivo Gomes e a possível chamada de edis para ocupar alguns desses cargos.

Uma das conversas era que pelo menos três vereadores serão chamados para participar do novo governo. Os nomes não foram ventilados, mas disseram que seriam dois do PDT e um do PSB. Se isso se tornar real, Socorro Brasileiro, Igor Bezerra e Jalis Gomes deverão ser convocados a assumir a Câmara Municipal.

Sobre o novo secretariado, as apostas são que Ivo Gomes deve trocar algumas peças. Dizem que pelo menos três secretários já teriam comunicado ao prefeito seus desejos de deixar a administração. Outros dois devem ser trocados por não terem apresentado os resultados esperados e outros dois devem ser remanejados para outras secretarias.

Certos de permanecer, por enquanto, apenas Regina Carvalho, da Saúde, e Herbert Lima, da Educação, já convidados a continuar e já comprometidos a ficar.

Sobral em Revista

Cid Gomes atua diretamente nas articulações pró eleição de José Sarto em Fortaleza


Um dos grandes articuladores do PDT, o senador Cid Gomes, tem sido visto diariamente no comitê central da campanha de José Sarto, em Fortaleza. Ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do coordenador geral da campanha, Prisco Bezerra, Cid acompanha os trabalhos, conversa com lideranças e mobiliza prefeitos do interior para que possam articular votos a favor de Sarto entre os cidadãos dos 183 municípios cearenses que votam na capital.

Sobral em Revista

Santa Casa de Misericórdia recebe doação de 72 mil máscaras da empresa Grendene


Desde o início da pandemia de Covid-19 em março, com a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no mercado, além de seus altos preços, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) – referência na assistência em saúde para 55 municípios da região norte do estado do Ceará – vem recebendo doações de várias empresas como a Grendene, que na quarta-feira (04/11) realizou a doação de 72 mil máscaras descartáveis.

Somente a Grendene já destinou um total de 208.660 EPIs como jalecos, gorros, propés, protetores faciais e máscaras descartáveis à instituição.  De acordo com o diretor do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa, Dr. Vicente Pinto, “o reconhecimento que a empresa tem com essa instituição, que é patrimônio da Saúde de Sobral e região, nos fornecendo equipamentos essenciais durante a pandemia, contribuiu e continua contribuindo com uma assistência segura e de qualidade para a população. Somos gratos pelo apoio e empenho em somar forças”, enfatiza.

Bolsonaro está frustrado com Capitão Wagner no segundo turno


O presidente Jair Bolsonaro segue frustrado com o desempenho de Capitão Wagner no segundo turno para prefeito de Fortaleza. De acordo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, interlocutores ligados ao Palácio do Planalto afirmam, mesmo com o silêncio do presidente, que o ambiente é frustração.

Havia uma grande expectativa em torno da Capital cearense, visto que os candidatos apoiados por Bolsonaro em outras cidades no primeiro turno foram à lona – vide São Paulo com Celso Russomano (Republicanos). No Rio, a derrota de Marcelo Crivella (Republicanos), dizem as fontes, é dada como certa.

Apenas dois candidatos alinhados a Bolsonaro foram eleitos, nenhum em capitais: Gustavo Nunes (PSL), em Ipatinga (Minas Gerais), e Mão Santa (DEM), em Parnaíba (Piauí).

Em lives realizadas, Bolsonaro chegou a manifestar apoio ao Capitão fortalezense. No entanto, Capitão vendo que seu nome associado ao do presidente não faria com que sua campanha decolasse no segundo turno, fez questão de se desprender.

Sua propaganda eleitoral fala por si. Wagner disse que chegou a votar contra propostas encampadas por Bolsonaro. Até o senador Eduardo Girão, coordenador de campanha do candidato do Pros, afirmou que Wagner é independente do “bolsonarismo”.

Fonte: Focus.jor

2º turno em Fortaleza: Sarto com 62%; Capitão Wagner tem 38% em votos válidos, diz RealTime Big Data.


.
Pesquisa RealTime Big Data aponta que Sarto Nogueira (PDT) tem 62% dos votos válidos contra 38% de Capitão Wagner (Pros), no segundo turno de Fortaleza. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 26. A pesquisa foi encomendada pela TV Record.
.
Em votos gerais, o candidato do PDT tem 55%% e Wagner contabiliza 34%. Brancos e nulos somam 8% e não sabem/não responderam pontuaram 3%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número CE03876-2020. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é três pontos percentuais. A pesquisa ouviu 850 pessoas, de 22 e 25 de novembro
.
Esta é terceira pesquisa para o segundo turno na Capital. Na primeira, divulgada pelo Datafolha, o candidato do PDT possuía vantagem sobre Capitão (Pros) de 59% a 41% das intenções de voto. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira, 20. No segundo levantamento, divulgado pelo Ibope, Sarto dispara na frente com 60% dos votos válidos contra 40% de Wagner.
.
No primeiro turno, o candidato liderou as eleições na Capital, somando 35,72%, contra 33,32% do opositor, o candidato do Pros. Os dados foram coletados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração de 100% das urnas eletrônicas.

Leilão da Receita tem iPhones, bebidas e caminhões; lances começam dia 30 de novembro


A Receita Federal receberá propostas para novo leilão eletrônico em Fortaleza a partir do dia 30 de novembro, às 8h. Os lances devem continuar até o dia 9 de dezembro, às 18h, e entre os produtos ofertados estão celulares, modelos como iPhone 11 e Xiaomi, além de relógios Apple Watch, bebidas e caminhões.
.
No total, 91 lotes com mercadorias serão disponibilizadas pela Receita. Entre os destaques, estão um iPhone 11 de 64GB por R$ 1.800, lote completo com boxes de vinhos por R$ 4.000, além de um lote com montante de 30 aparelhos celulares da marca Xiaomi, entre modelos variados, por valor mínimo de R$ 12.000.
.
Todos os produtos podem ser conferidos por meio do site oficial da Receita Federal. A lista completa pode ser acessada no site oficial – AQUI

Sobral em Revista

Elmo Monte terá Mailson Furtado como secretário de Cultura de Varjota


Gol de letra marcou o prefeito eleito de Varjota, Elmo Monte, ao convidar o escritor varjotense Mailson Furtado, vencedor do 60º Prêmio Jabuti de Literatura, da Câmara Brasileira do Livro em 2018, nas categorias Livro do Ano e Poesia, para assumir a secretária de Cultura do município a partir de janeiro de 2020. Com a envergadura obtida com o prêmio nacional ganho pela obra À Cidade, Mailson dará visibilidade ao potencial cultural da cidade e colocará Varjota no cenário da arte e cultura do Ceará

Sobral em Revista



TRE-CEARÁ CASSA DIPLOMA DE DEPUTADO FEDERAL



Em sessão virtual, realizada na tarde desta quarta-feira, 25/11, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidido pelo desembargador Haroldo Máximo, cassou o diploma do deputado federal Pedro Augusto Geromel Bezerra de Menezes, e tornou inelegível por oito anos a secretária de educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, por uso Abuso de Poder Econômico/Político/Autoridade nas Eleições 2018. A eficácia da decisão observará o disposto no § 2º do artigo 257 do Código Eleitoral.

A Corte determinou ainda a remessa de cópia os autos Ministério Público da comarca de Juazeiro para adoção das medidas cabíveis, bem como que seja realizado o desmembramento do feito, com extração de cópias necessárias pra a autuação da representação por conduta vedada, procedendo-se à apuração da suposta prática de conduta vedada prevista no art. 73, I e III, da Lei nº 9.504/97.

O relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 0603153-88.2018.6.06.0000, desembargador Inácio Cortez, destacou: "A denúncia do Ministério público Eleitoral e a robustez das provas obtidas por meio da busca e apreensão realizada pela Polícia Federal demonstram um modo de agir nefasto e repulsivo de manipulação da máquina pública por parte da Secretária de Educação, que extrapolando do seu poder de autoridade administrativa e se utilizando de bens públicos para fins de campanha, intimidou servidores a trabalhar de forma orquestrada e contínua em prol de determinada candidatura, caracteriza o abuso de poder político previsto no art. 22 da LC nº 64/90".

A PALAVRA DO DIA



 Evangelho (Lc 21,29-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

26 novembro 2020

Bolsonaro frustrado com desempenho de Capitão Wagner no segundo turno, diz colunista


 

Jair Bolsonaro e Capitão Wagner. Foto: Divulgação


O presidente Jair Bolsonaro segue frustrado com o desempenho de Capitão Wagner no segundo turno para prefeito de Fortaleza.

De acordo o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, interlocutores ligados ao Palácio do Planalto afirmam, mesmo com o silêncio do presidente, que o ambiente é frustração.

Havia uma grande expectativa em torno da Capital cearense, visto que os candidatos apoiados por Bolsonaro em outras cidades no primeiro turno foram à lona – vide São Paulo com Celso Russomano (Republicanos). A derrota de Marcelo Crivella (Republicanos), dizem as fontes, é dada como certa.

Apenas dois candidatos alinhados a Bolsonaro foram eleitos: Gustavo Nunes (PSL), em Ipatinga (Minas Gerais), e Mão Santa (DEM), em Parnaíba (Piauí).

Apoio a Wagner em lives

Em lives realizadas, Bolsonaro chegou a manifestar apoio ao Capitão fortalezense. No entanto, Capitão vendo que seu nome associado ao do presidente não faria com que sua campanha decolasse no segundo turno, fez questão de se desprender.

Sua propaganda eleitoral fala por si. Wagner disse que chegou a votar contra propostas encampadas por Bolsonaro. Até o senador Eduardo Girão, coordenador de campanha do candidato do Pros, afirmou que Wagner é independente do “bolsonarismo”.

Pesquisa Ibope

A pesquisa Ibope Fortaleza para o segundo turno, divulgada ontem, 23, colocou o candidato do PDT, José Sarto, com 53% das intenções de votos totais. Capitão se manteve com 35%. O levantamento foi encomendado pelo Sistema Verdes Mares.

Quando se trata do universo dos votos válidos, Sarto tem ampla vantagem, com 60%. Capitão fica com 40%.

*Focus.jor

Com 95% de eficácia, Rússia projeta vacina com metade do preço das concorrentes



Profissional de saúde de hospital em Tver, na Rússia, recebe dose da Sputnik V. Foto: Tatiana Makeieva/Reuters.


Um segundo estudo preliminar com voluntários da fase 3 dos testes da vacina russa Sputnik V foi anunciado pelos desenvolvedores do imunizante nesta terça, 24, mostrando eficácia de 91,4%. A expectativa dos russos é que ela atinja 95% e custe, ao fim, metade do preço de suas competidoras ocidentais, talvez ainda menos.

O anúncio tem o objetivo de sanar dúvidas acerca da confiabilidade dos estudos russos e vem na esteira de comunicados de eficácia dos principais imunizantes que já estão sendo negociados no mercado para tentar deter a pandemia do novo coronavírus.

Na última semana, a Pfizer e Moderna haviam anunciado eficácia em estudos de fase 3 acima de 90%. Na segunda, 23, a sueco-britânica AstraZeneca e a Universidade de Oxford (Reino Unido) disseram ter finalizado testes iniciais e atingido até 90% de eficácia.

Em contrapartida, a chinesa Coronavac, comprada pelo governo de São Paulo e que será fabricada no Instituto Butantan se for eficaz, tem registrado capacidade de provocar resposta imune nos testes feitos na China.

*Focus.jor

Irmãos Eleitos Prefeitos



Martinópole, que é um dos treze municípios que integra a microrregião do litoral norte cearense, tem um novo prefeito, eleito diretamente pelo povo nas eleições municipais de 2020.

A manifestação do eleitorado, no comparecimento às urnas foi de 91,56%, 8.530 votantes, enquanto a quantidade de eleitores que não foram votar no domingo, dia 15 de novembro, foi de 786 eleitores ausentes, isto é, 8,44% dos eleitores que estariam aptos a votar na referida eleição.

De uma disputa polarizada desde o registro e homologação das convenções partidárias, os eleitores de Martinópole elegeram James Bel, novo prefeito, com mandato a se iniciar a partir de 1º de Janeiro de 2021.

Torna-se também uma vitória histórica neste pleito, tanto porque James Bel venceu nas urnas o atual prefeito Fontenele Júnior, quanto seu irmão, Bel Júnior também saiu vitorioso das urnas em Senador Sá, de uma disputa ainda mais acirrada, que envolvia 3 (três) candidatos a prefeito.

Com 100% das urnas apuradas, o registro da votação foi o seguintes: James Martins Pereira Barros (PP), ao receber 50,08% dos votos válidos e um total de 4.149 votos, foi eleito para novo prefeito dos martinopolenses. Derrotou nas urnas o candidato do PL, Francisco Fontenele Júnior, que obteve 49,92% dos votos válidos, ou seja, um quantitativo de 4.136 votos, portanto, uma diferença de apenas 13 votos, o que demonstra que foi uma disputa eleitoral acirradíssima neste município.

Da manifestação democrática dos votantes, 62 eleitores (0,73%) votaram em branco, ao passo que outros 183 (2,15%) optaram por anular o voto. Assim, a soma de brancos, nulos e abstenções é de 1.031, ou 11,07% dos aptos a votar. Da eleição para os representantes e ocupantes do cargo no legislativo municipal, a Câmara de Vereadores de Martinópole também teve seus representantes escolhidos para os próximos quatro anos na eleição deste domingo. Os partidos que mais elegeram candidatos foram o PP, com 5 vereadores, e o PL, com 4 representantes.

*Sobral de Prima

Agricultura familiar: 440 mil cearenses serão beneficiados com o Projeto São José IV


 

A iniciativa prevê ações de inclusão produtiva, implantação de sistemas de abastecimento de água, saneamento rural, capacitações, intercâmbios e elaboração de estudos técnicos

Milhares de famílias cearenses que tiram seu sustento da agricultura familiar serão beneficiadas, até 2025, com ações do Projeto São José IV, lançado nesta quarta-feira (25) pelo Governo do Ceará. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 750 milhões (U$S 150 milhões) em iniciativas de segurança hídrica, inclusão produtiva e assistência técnica, beneficiando 440 mil pessoas, de acordo com o governador Camilo Santana. Os recursos são oriundos de empréstimo junto ao Banco Mundial e uma contrapartida do Estado.

“Será um novo financiamento de projetos na área da agricultura familiar em todo o Ceará. São projetos de abastecimento de água, produtivos, mecanização agrícola, assistência técnica – e esse ano teremos projetos de reúso de água, que é uma inovação. Isso significa mais renda para as famílias do campo. Essa é a grande visão que o Projeto São José tem, de democratizar e dar oportunidade para essas famílias que moram no campo no estado do Ceará”, destacou Camilo Santana.

Para projetos de inclusão produtiva, como acesso ao mercado e implantação de tecnologias de convivência com o semiárido, o recurso aportado será de aproximadamente U$S 65 milhões. Já para a implantação de sistemas de abastecimento de água e saneamento rural, o São José IV vai destinar cerca de U$S 53 milhões (cerca de R$ 265 milhões). O projeto inclui ainda ações voltadas para capacitação e intercâmbio de beneficiários, além da elaboração de estudos técnicos.


O governador ponderou o reforço econômico com o projeto em um período atribulado por conta da pandemia do Coronavírus. “Mesmo em um momento difícil, de crise econômica, o Estado mantém a política de apoio aos agricultores familiares. São esses homens e mulheres que produzem os alimentos que estão à mesa dos cearenses. São fundamentais políticas de estado que possam acolher e fortalecer esse público. Estamos aqui lançando mais R$ 750 milhões para os próximos anos, fora os outros programas que nós temos”, disse o chefe do Executivo estadual.

Com as ações do São José, o homem do campo acaba ganhando socialmente e financeiramente, na visão de Francisco De Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário. “Os sistemas de abastecimentos têm uma relação fundamental de cidadania. Aquela imagem da lata d’água na cabeça vai acabar, em um período muito curto, com a universalização da água em nosso sertão. Ao olharmos esse processo, vamos dar um passo de consolidação para desenvolver, agregar e ampliar a atividade agrícola e pecuária, com foco no mercado e na comercialização”, pontuou o titular da SDA.

Os interessados em participar do Projeto São José IV devem acessar o site da SDA (www.sda.ce.gov.br) para obter as informações necessárias para conseguir o crédito. Equipes do Governo farão seminários durante o mês de dezembro próximo no Interior para explicar como proceder.


Projeto São José

O projeto chega a sua quarta etapa contribuindo para modificar a realidade de milhares de agricultores e agricultoras familiares no Ceará que têm que conviver diariamente com o semiárido e suas dificuldades. “Ainda no nosso governo, executamos o São José III. Foram mais de 163 mil famílias beneficiadas com o projeto. Esse projeto tem tido uma grande ação para milhares de trabalhadores rurais”, disse Camilo.

Só de 2015 até os dias atuais, o São José III implantou 259 sistemas de abastecimento d´água em 99 municípios cearenses, beneficiando mais de 35 mil famílias. Além disso, mais 7.403 famílias foram atendidas com a implantação de 267 projetos produtivos nas áreas de apicultura (63 projetos), ovinocaprinocultura (53), bovinocultura (38), fruticultura (27), cajucultura (26), mandiocultura (23), dentre outras.

Na mecanização agrícola, o Estado ajudou 11.362 famílias, com 180 projetos, e outras 2.105 famílias receberam auxílio através de assistência técnica, com 77 projetos. O investimento nesses últimos cinco anos foi o mesmo do novo São José, sendo U$S 150 milhões para o desenvolvimento dessas ações.


Concursados da Ematerce

Vinculada à SDA, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) terá um reforço operacional a partir de 2021. De acordo com o governador Camilo Santana, os aprovados no último concurso da instituição serão chamados no começo do ano. “Faz mais de 30 anos que não tinha concurso. Era para ter chamado esse ano, mas por conta da pandemia tivemos que adiar, mas, se Deus quiser, no início do ano vocês serão convocados para assumir essa importante função de levar assistência técnica para os nossos agricultores familiares”, afirmou o governador. “Esses novos concursados farão uma enorme diferença. Sabemos da importância que é a assistência técnica e a extensão rural”, comemorou De Assis Diniz.

*ceara.gov.br

Ligação entre Campos Sales e Salitre é facilitada com recuperação da CE-187


 


Com investimento de R$ 9,1 milhões, a Superintendência de Obras Públicas restaurou um trecho de 25 km

O governador do Ceará, Camilo Santana, comandou nesta quarta-feira (25) um evento virtual que inaugurou a restauração da CE-187, mais especificamente no trecho que fica entre as cidades de Campos Sales e Salitre, entre a BR-230 e a CE-292. A nova estrada tem 25 km e vai beneficiar mais de 40 mil moradores dos dois municípios.

“Essa é a rodovia batizada de João Jackson Pereira, que faz parte do nosso programa de recuperação e construção de estradas, o Ceará de Ponta a Ponta, importante para o interior do Ceará, e que eu espero em breve estar presente em Campos Sales para entregar outra estrada, a primeira etapa de Confiança, com 26 km, e que vai para o Barão de Aquiraz”, disse Camilo.


Com investimento de R$ 9,1 milhões, o trecho recebeu serviços preliminares, proteção ambiental, pavimentação, revestimento com asfalto, drenagem, bueiros, e sinalização horizontal e vertical. A restauração da CE-187, executada através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), inclui ainda alargamento da rodovia e implantação de ciclovia, representando mais segurança para os deslocamentos na região.

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loyola, fez o seu agradecimento e ainda lembrou de várias obras que o Governo do Ceará irá inaugurar na região. “Minha palavra é apenas de gratidão, pois Campos Sales nunca teve tantas obras e inaugurações. Temos um colégio nas Queimadas que mais parece uma universidade, o santuário, a casa do mel, e ainda a reforma do novo terminal rodoviário de passageiros, por tudo isso e muito mais, nunca na história da cidade teve um governador com tanta participação quanto Camilo Santana”, listou.

Através da CE-187 que os cerca de 16 mil habitantes de Salitre (cidade localizada no extremo sudoeste do Ceará) se deslocam para todo o restante do Estado a partir da passagem por Campos Sales. “Salitre tem sido beneficiada com muitos investimentos do governo do Estado, e a comunidade salitrense está sempre pronto para agradecer ao senhor, e hoje, através dessa estrada que nós dá acesso a toda região do Cariri, antes tão deteriorada, tão essencial ao transporte de todos da nossa cidade”, agradeceu Rondilson de Alencar, prefeito de Salitre.


Ceará de Ponta a Ponta

O Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do Ceará, desde 2015 entregou 2.518 km de rodovias estaduais, somando novas pavimentações, duplicações e restaurações. No total, significa um investimento de R$ 2,1 bilhões.

Atualmente, há novos 387 km de rodovia em implantação, outros 178 km em restauração e 67 km em obras de duplicação. Isso movimenta cerca de R$ 587 milhões em 632 km de obras rodoviárias que estão em obras de restauração, pavimentação ou duplicação.

Pelo programa Ceará de Ponta a Ponta, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), em 2020 já foram entregues 237,8 km de rodovias, entre trechos restaurados, implantados ou duplicados.


Investimentos

Camilo finalizou a transmissão ao vivo relembrando que, apesar da crise econômica, os investimentos do Governo do Ceará não param, e são fonte essencial para fazer a economia girar. “Temos muito orgulho do nosso governo, pois nós somos o estado do Brasil que mais faz investimentos públicos há cinco anos, com capacidade de garantir novas escolas, areninhas, estradas, de investir em saúde, em segurança e muito mais. Sabemos das dificuldades que estamos passando nesse momento de crise econômica, a falta de emprego. E quando o Estado investe, quando o poder público investe, ele está levando benefícios para a população, movimento a economia, gerando empregos. Porque quando uma obra chega numa cidade, temos a pessoa que vai fornecer a alimentação, ou o aluguel de algum local para armazenar o maquinário, enfim se movimento o comércio. E é isso que vamos continuar fazendo, garantindo a capacidade de investimento no Ceará”, disse o governador.



Estiveram presentes ao lado do governador os deputados estaduais Marcos Sobreira e Tim Gomes.

*ceara.gov.br

Seminário Empreender promove webinar gratuito


 A 14ª edição do Seminário Empreender ganhou novo formato e, agora, em vez de encontros presenciais, o público pode conferir conteúdo totalmente digital. Focada nos micro e pequenos empreendedores, segmento bastante impactado com as restrições impostas pela Covid-19, a iniciativa busca colaborar com os MEI's (Micro Empreendedor Individual) e MPE's (Micro e Pequenas Empresas) na arte de empreender. Lives, entrevistas na rádio O POVO CBN, fascículos, webcontent, podcasts e videoaulas já integram as ações, todas gratuitas. O próximo passo é a realização de um webinar, composto por palestras e oficinas, a ser realizado na primeira semana de dezembro.

Durante quatro dias, de 1º a 4 de dezembro, os inscritos terão acesso a nomes que são referência no empreendedorismo local e nacional, abordando importantes e atuais temáticas que irão ajudar a potencializar as estratégias para os empreendimentos. Serão cerca de 16 horas de conteúdo gratuito, com nomes como Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior (BNB), Tatiana Pego (RJ), Magui Guimarães (CE), Wilson Poit (Sebrae-SP), Joaquim Cartaxo (Sebrae-CE), Abraão Freire (UFC) e outros. Para as oficinas, há temas como Desenvolvendo um negócio no próprio bairro, Como utilizar as ferramentas digitais de maneira criativa, Home Office produtivo e Gestão do dinheiro na pequena empresa. O webinar ocorrerá por meio da plataforma Zoom e o número de vagas para participar e interagir será limitado. Clique aqui para conferir a programação completa e efetuar a inscrição.

Curso gratuito - Este ano o evento traz ainda o curso de extensão "Empreender em tempos de crise: Gestão e Liderança". Gratuito e em formato de Ensino a Distância, o curso tem 160h/aulas e certificação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

SEMA lança edital para logística reversa de pneus



Encontra-se disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) o Edital de Chamamento 02/2020, convocando o setor empresarial a apresentar propostas para a implementação do sistema de logística reversa de pneus inservíveis, oriundos da administração pública estadual direta e indireta, conforme legislação vigente.

Em julho de 2020, o Governador Camilo Santana assinou decreto que estabelece um sistema de logística reversa de pneus no Ceará. O decreto nº 33.687 garante que os resíduos tenham destino final adequado.

As propostas deverão ser realizadas por fabricantes, importadores, recicladores e/ou coprocessadores de pneus compromissados em implantar programa de responsabilidade pós-consumo (logística reversa), indicando conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a destinação final ambientalmente adequada de pneus inservíveis, conforme as orientações e normas constantes do presente Edital.

O objetivo é diminuir os impactos ambientais, sociais e econômicos, o decreto determina que os pneus que não podem ser mais utilizados devem ser reciclados ou reaproveitados, seguindo o sistema de logística reversa. A atividade busca o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais visando a preservação ambiental. As ações devem observar as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), presente na Resolução nº 416/2009.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, receberá propostas de Termos de Compromisso, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias corridos, a contar a data de publicação do Edital de Chamamento, no site eletrônico da SEMA.

Segundo o gerente do Núcleo de Meio Ambiente da FIEC (NUMA), Renato Aragão, a logística reversa tem grande relevância na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ligando vários elos de toda a cadeia, e nos fazendo compreender a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. “Por meio da logística reversa se recolhe, reutiliza, e não sendo possível, efetuam ações para que os resíduos sejam descartados de maneira correta e de forma a causar menor impacto ao meio ambiente”, completa Renato.

Soqbre o NUMA

O NUMA é o órgão do Sistema FIEC responsável pela orientação às indústrias cearenses das suas obrigações com relação ao meio ambiente, fortalecendo os princípios do desenvolvimento sustentável e o aprimoramento da gestão ambiental nas organizações.

FIM DO PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL GERAL APREENSÃO NO SETOR PRODUTIVO



Diante da possibilidade do fim do auxílio emergencial a partir de janeiro de 2021, setores da indústria e do comércio mostram preocupação com a perda desses recursos em um momento no qual algumas atividades ainda estão dando os primeiros passos de um longo e doloroso processo de recuperação. Nesta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, diante da queda dos casos de Covid-19 e da "forte retomada econômica", o benefício deverá ser extinto no fim deste ano. "Do ponto de vista do Governo, não existe prorrogação de auxílio emergencial", enfatizou Guedes.

Para Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), os benefícios concedidos pelo Governo Federal para atenuar os efeitos da pandemia têm sido, até agora, fundamentais para o setor varejista. Ele diz que o corte do auxílio neste momento poderia criar um cenário de incerteza para o setor, sobretudo, se forem adotadas novas restrições ao funcionamento do comércio, na hipótese de piora no panorama sanitário.

Mesmo diante dos sinais de recuperação econômica, segmentos do comércio e da indústria ainda dependem dos recursos para se manter aquecidos. Mas o debate em torno do auxílio passa também pela situação fiscal do País.