03 fevereiro 2021

Ceará é o estado com menor distorção idade-série do Norte e Nordeste e 4º do Brasil


De acordo com o Censo Escolar 2020, divulgado na última sexta-feira (29), o Ceará é o estado com menor distorção idade-série das regiões Norte e Nordeste, tendo ficado em 4º lugar nacional, atrás apenas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. O indicador é referente ao Ensino Médio. Para se ter uma ideia do avanço obtido ao longo dos últimos anos, a taxa de distorção idade-série era de 21,45% no ano de 2015. Em 2020, este percentual ficou em 15,03%. Na prática, isto significa que mais estudantes estão com idade considerada adequada para a série em que estão matriculados.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem ao longo dos anos democratizando o acesso à escola pública de qualidade. Como reflexo desta política, que inclui a ampliação da educação em tempo integral e profissional voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, tem sido possível reduzir a distorção idade-série e o abandono escolar.

Atualmente, das 731 escolas da rede pública estadual, 278 atendem em tempo integral (155 são de Ensino Médio Regular em Tempo Integral – EEMTI e 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEPs), alcançando um total de 96 mil jovens.


Vínculo escolar

Como parte desta dinâmica, a Seduc tem orientado as escolas a promoverem a busca ativa, levando em consideração, a região onde estão localizadas. Também há ações com a finalidade de manter o vínculo entre escola e alunos para que se sintam apoiados. Uma delas é a Política de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais.

Nesta seara, encontra-se o Projeto Professor Diretor de Turma, que objetiva promover um diálogo constante do aluno com seus familiares, com a direção da escola e seu corpo docente, buscando evitar a evasão escolar, contribuindo para o sucesso e a formação do aluno enquanto cidadão. A estratégia do Projeto é manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma, acompanhando todo o desempenho escolar deste grupo de estudantes até o final de sua escolarização, identificando vulnerabilidades e fazendo intervenções necessárias à conclusão de seu projeto de vida.

Em outra vertente, o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) consiste em uma estratégia de reorganização curricular que, além de desenvolver competências socioemocionais, favorece a pesquisa como princípio pedagógico, visando ao desenvolvimento pessoal dos estudantes, bem como à preparação para a vida acadêmica e profissional.
Cooperação

A Seduc também deu início a uma ação denominada Grupos de Apoio à Permanência Estudantil, com o objetivo de oferecer apoio mútuo à permanência e à integração dos alunos em aulas e atividades propostas, sempre em parceria com os professores diretores de turmas e a gestão escolar. A ideia é que desenvolvam o espírito de cooperação, empatia e solidariedade uns para com os outros, impactando diretamente na redução das taxas de abandono. O projeto está em fase de implantação.
Continuidade

As ações visando ao sucesso escolar dos jovens começam ainda nos primeiros anos da educação básica, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). O aluno permanece na escola, finaliza o Ensino Fundamental e ingressa, na sequência, no Ensino Médio. Nas escolas da rede pública estadual, o aluno encontra ações motivadoras para que prossiga com êxito e termine a educação básica na idade adequada.

*www.ceara.gov.br

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