22 dezembro 2016

Matéria destaca sucesso na educação de Sobral desde os tempos de Cesário Barreto


Há cerca de 55 anos, na gestão de Cesário Barreto, a prefeitura de Sobral recebeu um diploma da ONU, pelo perfil educacional do distrito de Taperuaba. Todas as crianças em idade escolar, na sede e na área rural, estavam frequentando a escola. Esse fato se refletia no município como um todo. O maior orgulho do prefeito era ver todos os alunos das escolas municipais desfilarem, devidamente fardados, nas passeatas do dia da Independência. A área de educação era extremamente priorizada na prefeitura e os professores valorizados e prestigiados.


Após algumas décadas de instabilidade na política educacional do município, novamente Sobral ressurgiu como exemplo para o setor de educação no Brasil. Tudo recomeçou na administração do prefeito Cid Gomes, nos anos 1990, quando foi criado um “programa de alfabetização na idade certa”, voltado para classes de crianças menores, além da valorização dos professores, que passaram a ter carreiras exclusivamente meritórias. Os diretores das escolas eram escolhidos por critérios objetivos, sem nenhuma vinculação política.

Essa política educacional continuou a ser adotadas nas gestões seguintes da prefeitura de Sobral e os resultados começaram a se refletir expressivamente nos testes realizados a nível nacional. Embora o Brasil esteja cada vez mais mal colocado nos exames internacionais, Sobral tem se destacado no ranking da educação nacional, com parâmetros equivalentes aos de países desenvolvidos.


Em 2010, numa reportagem do Díário do Nordeste, o secretário de educação do município afirmou que, além do programa de alfabetização na idade certa e a profissionalização dos diretores escolares e professores, alguns outros fatores podiam ser citados: a criação da escola de formação de professores, a sistemática de gratificação dos mesmos pelo desempenho dos alunos, a premiação por resultados das escolas (Prêmio Escola de Sucesso), avaliações globais realizadas 2 vezes por ano (com os alunos sendo realimentados individualmente) e concursos públicos de professores bastante seletivos.

Fonte: Blog Versões em Busca da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário