Apesar da seca que o estado atravessa, a implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais é importante para garantir, a longo prazo, melhor qualidade de vida à população destas localidades. Os sistemas, que já foram entregues em funcionamento, com distribuição de água para as comunidades, são abastecidos por mananciais já existentes nos municípios ou alternativos como poços, por exemplo.
Os sistemas de abastecimento são compostos por estações de tratamento, reservatórios de água bruta, redes de adução e distribuição de água. Já as melhorias sanitárias domiciliares consistem na implantação de abrigos em alvenaria, com sanitário, lavatório, chuveiro, caixa d'água e uma lavandeira para roupas na área externa, além de possuírem fossas sumidouros para realizar o tratamento do esgoto gerado.
Responsável por financiar pequenas obras hídricas em comunidades com até 70 famílias no interior do Estado, o Projeto São José tem por objetivo providenciar infra-estrutura e serviços sociais básicos, além de aumentar o acesso das populações rurais mais pobres às atividades de geração de emprego e renda. O projeto é de iniciativa do Governo do Estado junto com o Banco Mundial e está na sua terceira fase de execução.
Com informações do Blog Central de Noticias Online via O Acaraú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário