22 maio 2017

Raimundo Nonato Ximenes: "Os 60 anos de Groaíras"

Resultado de imagem para dr ximenes livro blog do tidi

Artigo do escritor, Raimundo Nonato Ximenes(Dr. Ximenes) publicado nesta segunda(22) na versão online do Jornal O Povo. Confira:

Neste espaço do O POVO, que me acolhe desde a década de 1950, quando redigi a primeira notícia como correspondente de Groaíras, registro os seus 60 anos de independência política, que ocorre neste 23 de maio de 2017. A maioria dos historiadores cearenses afirma que o atual município de Groaíras foi um dos primeiros pontos da ribeira do Acaraú a serem habitados pelos colonizadores portugueses, na metade do século XVII, provavelmente em 1682. No entanto, só chegou à categoria de município independente em 23 de maio de 1957, por força da lei 3.603, assinada pelo então governador do Estado, Flávio Portela Marcílio.

A antiga povoação que deu origem ao município e onde nasceu, no dia 24 de julho de 1778, Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo, o padre Mororó, era conhecida como Riacho Guimarães, em referência ao riacho afluente à margem do rio Acaraú, o atual rio Groaíras, e a seu fundador, o português Lourenço Guimarães Azevedo. Riacho Guimarães foi sede de grandes fazendas de criação de gado e ponto onde se comercializavam os produtos da terra, razão por que foi lugar de referência da colonização portuguesa na zona norte do Ceará. Foi também sede do curato onde eram ministrados casamentos, batizados e outros sacramentos, oficializados pelos padres visitadores que vinham de Pernambuco.

Esse privilégio perdurou até a inauguração da atual catedral de Sobral, cuja construção teve início em 1746 e principalmente depois de a fazenda Caiçara em 1773 ter sido elevada à categoria de Vila Distinta Real de Sobral, que passou a ser o centro de convergência das atenções dos colonizadores, ficando a velha povoação Riacho Guimarães quase apagada de nossa história até 1929, ano em que foi elevada à categoria de distrito do município de Cariré.

Em 1938, o distrito Riacho Guimarães foi promovido a vila com a denominação Vila Guimarães. O nome Groaíras, topônimo pelo qual já era conhecida, mesmo antes de 1740, a fazenda Groaíras, que pertenceu ao coronel Jerônimo Machado Freire, juiz ordinário da comarca de Sobral, só foi oficializado pelo decreto 1114 de 30 de dezembro de 1943, ainda vila.

Com o fim da época getuliana, o que ocorreu com sua deposição, em 29 de outubro de 1945, assumiu a Presidência da República o cearense José Linhares, então ministro do STF, que deu início ao processo de redemocratização do país, convocando eleições gerais, começando aí a campanha de emancipação do município.

Nas eleições de 1958, foi eleito seu primeiro prefeito, Elói José Vasconcelos, pai do atual prefeito Francisco Uelinton Martins Vasconcelos, eleito em 2016. Neste 23 de maio, Groaíras comemorará, em grande estilo, 60 anos de emancipação política.


Fonte: Blog do Tidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário