Fake — Foto: Foto G1
O segundo turno das eleições ocorre no próximo dia 28, das 8h às 17h. O horário de verão neste ano começa apenas no dia 4 de novembro. Somente a partir desse dia é que os relógios deverão ser adiantados em uma hora em parte dos estados do país.
Em geral, o horário de verão começa em outubro. Mas, para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto no fim de 2017 adiando o período para novembro.
Atualmente, adotam o horário de verão os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Além disso, a mensagem alardeia novamente outro boato já checado pela equipe do Fato ou Fake, que diz que as urnas eletrônicas anularam mais de 7 milhões de votos no 1º turno.
Veja o que diz o TSE
"Como não haverá nenhuma mudança no final de semana dos dias 27 e 28 de outubro, os eleitores poderão votar no horário normal. As urnas não estão programadas para entrar no horário de verão antecipadamente, mas, sim, para funcionar no horário oficial.
Por solicitação do TSE, o início do horário de verão foi alterado para depois do 2º turno das Eleições 2018. Portanto, as urnas estarão preparadas para funcionar no mesmo horário que funcionaram no 1º turno.
O Código Eleitoral determina o dia e a hora em que devem ocorrer as eleições ordinárias: o primeiro turno deve ser das 8h às 17h do primeiro domingo do mês de outubro; o segundo turno, no mesmo horário do último domingo do mesmo mês.
Ocorre que, devido aos quatro fusos horários observados no país, a votação não se inicia nem se encerra de modo concomitante em todo o território nacional, e o horário de verão contribui para agravar essa situação.
Adotado em 10 estados e no Distrito Federal, o horário de verão foi adiado em 2018 para o início de novembro, ou seja, só começará após as eleições."
Mensagem falsa que circula no WhatsApp diz que urnas programadas para horário de verão só computarão votos após as 16h — Foto: G1
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário