O livro homenageia o coronel Virgílio de Morais Fernandes Távora, ex-governador e ex-senador cearense e ex-ministro de Estado, considerado um dos maiores políticos do Ceará. A obra que marcará o centenário de Virgílio Távora, trás uma breve biografia com diversas fotos históricas, e depoimentos de personalidades cearenses. O prefácio ficou sob a responsabilidade do ex-senador Mauro Benevides; e a Orelha, escrita pelo historiador Gilton Barreto.
Os Escritores
César Barreto Lima – engenheiro, poeta, escritor sobralense, ex-deputado, atual superintendente adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Saulo Barreto Lima – escritor, bacharel em Direito pela Universidade CEUMA, e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
VT
Virgílio de Morais Fernandes Távora nasceu no município de Jaguaribe, no dia 29 de novembro de 1919. Foi um militar e político brasileiro. Fez carreira política no Ceará. Ingressou em 1938 na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e passou pela Escola de Estado-Maior do Exército e pela Escola Superior de Guerra chegando a Coronel em 1960. Eleito deputado federal pela UDN em 1950 e 1954, foi o representante da oposição ao governo Juscelino Kubitschek (1959-1961). Ministro dos Transportes no gabinete parlamentarista de Tancredo Neves deixou o cargo para disputar o governo do Ceará. Em sua gestão também criou a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 1966 foi eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal. Ao lado de César Cals e Adauto Bezerra formou o triunvirato de coronéis que dominou a política cearense durante todo o Regime Militar de 1964 sendo que Virgílio Távora foi eleito senador em 1970 e indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel em 1978. Faleceu em São Paulo, no dia 3 de junho de 1988, e sepultado no Cemitério São João Batista em Fortaleza-CE. (Fonte: Wikipédia)
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)
Nenhum comentário:
Postar um comentário